55º Congresso SBPC/ML e 32º Congresso da Waspalm recebem quase 7 mil participantes

Entre os dias 04 e 08 de setembro, o Centro de Convenções Pro Magno, em São Paulo, recebeu quase 7 mil pessoas para os Congressos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, e da Associação Mundial de Sociedades do segmento (WASPaLM). Juntos, reuniram 250 palestrantes nacionais e 70 internacionais, totalizando 50 horas de evento, e 170 atividades, entre cursos pré congresso, mesas-redondas, conferências, workshops, concursos de aulas e de fotografias, trabalhos com temas livres, encontro com especialistas, lançamento de campanhas e livros, entre outras. Além disso, mais de 100 empresas fornecedoras de produtos e serviços do setor participaram como expositoras, em uma grande feira de negócios. Ao todo, a feira ocupou uma área de 10 mil m². Outro ponto alto do evento foi uma festa de confraternização com 1600 pessoas, animada pela banda Santa Maria.

Nairo Sumita, diretor da América Latina da WASPalM, destaca que o evento superou as expectativas. “Tivemos um fluxo muito grande de congressistas, quase 7 mil pessoas é um número muito expressivo e com representantes de diversos países, como Itália, Japão, Turquia, Índia, México, que puderam mostrar novos conhecimentos e principalmente as tendências em medicina laboratorial, oriundas da Europa e Estados Unidos. Mas tivemos a certeza também de que no Brasil estamos praticando o que há de mais moderno e chamamos de estado da arte da medicina laboratorial. Assisti diversas apresentações e vi que métodos e tecnologias aplicadas dentro dos nossos laboratórios clínicos é o que se tem de mais avançado”.

Na cerimônia de encerramento, após uma palestra sobre relações humanas na era digital, da Atriz Denise Fraga, o presidente do Congresso, Dr Cristovão Luís P. Mangueira, lembrou a emoção de presidir um Congresso e o quão gratificante foi ver o sucesso em todos os momentos, depois de um ano intenso de trabalho. “Ver isso tudo montado, essa sala cheia mesmo numa sexta-feira, pós festa, e depois de uma semana inteira assistindo aulas e percorrendo a feira de exposições é um grande termômetro do sucesso desse evento. Eu agradeço muito pela oportunidade de presidir esse evento e agradeço muito pela presença de todos que estiveram durante os cinco dias”.

Em seguida, o presidente da SBPC/ML, Dr. Fábio Brazão, também agradeceu a Deus pela oportunidade de promover o congresso, com recorde de público. E estendeu os agradecimentos a todos que o apoiaram: diretoria executiva, colegas do Conselho de Ex-Presidente (Conex), Conselho Fiscal, presidentes regionais, coordenadores do Comitê Científico, as empresas participantes, equipe da SBPC/ML, auditores Palc, e demais empresas fornecedoras, além dos participantes. E convidou ao palco o presidente do próximo Congresso, que será realizado de 10 a 13 de setembro, em Salvador: o Dr Fábio Sodré.

O médico patologista clínico lembrou que há 15 anos a capital baiana não recebe um Congresso da Sociedade e agora a cidade possui um novo Centro de Convenções. “Iremos desfrutar não só da qualidade das apresentações que temos, mas também de uma cidade incrível. Então nesse contexto de fortalecer as relações pessoais no pós-pandemia, eu convido vocês para a Bahia”, falou.

Ao término da cerimônia, foram anunciados os vencedores dos concursos de temas livres, que este ano recebeu mais de 400 trabalhos e do concurso de fotografia, que teve mais de 300 fotos enviadas em cada categoria. E também foram sorteados diversos brindes, além de um microscópio.