Parceria com laboratórios Dasa, Sabin e Ruth Brazão amplia o acesso ao diagnóstico precoce de doenças renais
No Dia Mundial do Rim, os laboratórios Dasa, Sabin e Ruth Brazão, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), promoveram uma campanha de exames gratuitos para detectar precocemente doenças renais. A iniciativa foi em razão de realizar de testes de creatinina para pacientes que apresentarem alterações nos exames rápidos feitos durante as atividades da SBN. Ao todo, foram distribuídos 3 mil vouchers.
A doença renal crônica afeta um em cada dez brasileiros, sendo a diabetes e a hipertensão as principais causas. O diagnóstico pode ser feito por meio de um exame simples de creatinina no sangue.
Esse ano, a SBPC/ML também reforça junto aos laboratórios a importância de incluir nos laudos laboratoriais a taxa de filtração glomerular, um parâmetro essencial para avaliar a função renal, utilizando fórmula atualizada em 2021, que não inclui diferença por etnia.
O presidente da SBPC/ML, Dr. Alvaro Pulchinelli Jr, ressaltou a importância do Dia Mundial do Rim, no último dia 13, e da campanha para a população: “A doença renal crônica é um problema de saúde pública significativo, e a simples adição da taxa de filtração glomerular nos laudos laboratoriais pode fazer uma enorme diferença no rastreamento precoce. Essa data é uma oportunidade fundamental para conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças renais. Muitas pessoas desconhecem que têm a doença, e essa informação adicional facilita a identificação de casos que necessitam de atenção médica, promovendo intervenção oportuna e prevenindo complicações futuras”, afirma.
Em Belém (PA), a unidade Central do Laboratório Ruth Brazão também foi um dos pontos de destaque da campanha, com a expectativa de oferecer 100 ou mais vouchers para a realização do exame. A diretora Patrícia Brazão, que também preside a regional Norte da SBPC/ML, destacou a importância dessa ação:
“Estamos confiantes de que nosso apoio fará a diferença para os participantes da ação da SBN. Muitas pessoas não têm acesso a médicos, nunca fazem exame de creatinina e não sabem que estão doentes. E a descoberta precoce da doença faz muita diferença, porque quanto mais cedo se inicia o tratamento, maiores as chances de evitar a falência total dos rins e evitar ter de fazer diálise ou transplante. Estamos felizes em apoiar a SBN e a SBPC/ML nessa ação tão importante. Esperamos que mais pessoas façam seus exames e conheçam como está a saúde renal!”, afirma.
O Laboratório Sabin também reforçou seu compromisso com a prevenção, disponibilizando 200 vouchers para exames de creatinina em cada uma das seguintes cidades: Belém (PA), Brasília (DF), Bauru (SP), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Teresina (PI).
“Promover a qualidade de vida é um objetivo nobre. Além de excelência e qualidade nos exames, cabe a nós, como uma empresa de saúde, participar da mobilização da sociedade pela saúde renal da nossa população”, ressalta Rafael Jácomo, diretor técnico do Grupo Sabin.
A Dasa, maior rede de medicina diagnóstica da América Latina, apoia a iniciativa por meio de suas diversas marcas regionais, oferecendo exames de creatinina em múltiplos estados brasileiros. Leonardo Vedolin, Vice-Presidente da área médica da Dasa, enfatiza a relevância da ação:
“O engajamento e a promoção de campanhas educativas e de prevenção de saúde é parte da responsabilidade e compromisso da Dasa com o bem-estar da sociedade, assim como faz parte da nossa missão de exercer uma medicina preventiva. O diagnóstico precoce e assertivo de doenças renais é fundamental para um tratamento mais eficaz, objetivo que nos impulsiona a apoiar iniciativas como esta”.
As unidades da Dasa participantes da campanha incluem Exame DF em Brasília (DF), Cedilab em Cuiabá (MT), Lustosa e São Marcos em Belo Horizonte (MG), Cerpe em Recife e região (PE), Leme em Salvador (BA), Labpasteur em Fortaleza (CE), Gaspar em São Luís (MA), Ghanem em Joinville (SC), Frischman em Curitiba e região (PR), Exame RS em Porto Alegre (RS) e Hemat em São José do Rio Preto (SP).
A ação reforça o compromisso das instituições envolvidas com a saúde pública e a prevenção de doenças renais. O diagnóstico precoce é um dos principais aliados na luta contra a insuficiência renal, que, quando detectada a tempo, pode ser tratada com maior eficácia, evitando complicações mais graves, como a necessidade de diálise ou transplante. A expectativa é de que a campanha alcance um grande número de pessoas, promovendo mais acesso à saúde e ampliando a conscientização sobre a importância do cuidado com os rins.