“Jornada de Inovação em Medicina Laboratorial” acontece no dia 6 de novembro e reúne especialistas, startups e líderes do setor para discutir o futuro dos diagnósticos médicos
Da inteligência artificial aos novos modelos de negócio, a medicina laboratorial entra no centro das discussões sobre o futuro da saúde durante a FISWeek 2025 – o maior evento de inovação e tendências do setor na América Latina, que acontece de 5 a 7 de novembro, no ExpoRio Cidade Nova, no Rio de Janeiro.
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) participa do evento com a “Jornada de Inovação em Medicina Laboratorial”, no dia 6, das 10h às 17h15. A programação reúne especialistas, pesquisadores e empreendedores para debater como a transformação digital vem impactando o diagnóstico médico e redefinindo o papel dos laboratórios clínicos no sistema de saúde.
“A FISWeek é um espaço estratégico para mostrar como a medicina laboratorial tem se reinventado com base em tecnologia, dados e inovação. Nosso objetivo é aproximar o setor dos ecossistemas de inovação e fortalecer a integração entre o conhecimento científico e as novas soluções digitais que estão transformando o diagnóstico médico”, destaca Álvaro Pulchinelli Jr., presidente da SBPC/ML.
O encontro começa às 10h, com abertura de Álvaro Pulchinelli Jr. e do ex-presidente da SBPC/ML, Carlos Ballarati, ao lado de Rodrigo Vilar, da Iniciativa FIS. Em seguida, Ballarati modera a mesa “A inovação na medicina laboratorial”, que discute as tendências tecnológicas do setor, a interação entre startups e empresas e os novos mercados que vêm surgindo com o avanço do out of pocket e do endofinance.
“Vivemos um momento de grandes mudanças no diagnóstico laboratorial, impulsionado por startups e novas formas de pensar o cuidado em saúde. Essa jornada na FISWeek é uma oportunidade de conectar lideranças, empreendedores e instituições para discutir o futuro da medicina laboratorial de forma colaborativa e sustentável”, afirma Carlos Ballarati, ex-presidente da SBPC/ML.
Ao longo do dia, o público também acompanha a palestra “A inteligência artificial nos laboratórios clínicos”, com Milena Bezzera, do Hospital Emílio Ribas (Fortaleza), e a mesa “Ambientes de inovação na medicina laboratorial”, coordenada por Pulchinelli Jr., com representantes de diferentes ecossistemas de inovação.
A partir das 16h, o foco se volta para o Palco de Startups, onde cinco empresas emergentes apresentam soluções tecnológicas voltadas à medicina laboratorial, em sessão moderada por Ballarati. O encerramento está previsto para as 17h15, com a participação de Pulchinelli Jr., Ballarati e Rodrigo Vilar.
A FISWeek 2025 reúne 10 mil participantes, 2 mil executivos C-level, 700 palestrantes, 1.200 empresas e 180 startups, consolidando o evento como o maior ponto de encontro da inovação em saúde do continente. A programação geral inclui mais de 300 painéis em 15 trilhas de conteúdo, com temas que vão de bem-estar e longevidade à regulação e ética na saúde.
Entre os palestrantes confirmados estão Luiz Henrique Mandetta, José Gomes Temporão, Gonzalo Vecina, Sue Ann Clemens e Alexandre Kalache. Também participam instituições como a Fiocruz, o INCA, a Academia Nacional de Medicina, o movimento Todos Juntos Contra o Câncer e sociedades médicas parceiras, entre elas a SBPC/ML e a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).
Saiba mais sobre a programação da Jornada de Inovação em Medicina Laboratorial: Link
Programação completa da FISWeek 2025: Link

