Nelson Gaburo Júnior, farmacêutico, CEO e Diretor de Novos Negócios da Sollutio Diagnósticos, é o entrevistado deste mês da LaborNews. Sua chegada, há pouco mais de um ano, vem somar a uma nova fase da empresa. Agora sediada em Indaiatuba, em um prédio próprio de 3.000 m², a Sollutio tem projeção de crescimento importante para os próximos anos, prezando pela qualidade do atendimento em exames de alta complexidade em todo país. Segundo Nelson, o objetivo é inovar, expandindo o portfólio de exames, trazendo ainda mais agilidade, e buscando sempre a excelência nos resultados.
Como foi a sua trajetória profissional até chegar à Sollutio?
Nelson Gaburo Jr. – Após o término do meu doutorado, decidi entender o mercado e após rápida passagem pela antiga Applied Biosystems, atual Thermofisher, acabei conhecendo o ramo de diagnóstico. Foi então que entendi que muito do que traz a Ciência converte-se em diagnóstico. Até 2022 tive o privilégio de trabalhar e aprender em grandes laboratórios, com grandes mestres, na gestão e implementação de áreas como: Biologia Molecular, Citometria de Fluxo, Citogenética, Imunologia manual e terceirização de exames.
Foi quando você virou auditor do Colégio Americano de Patologia (CAP)?
Nelson Gaburo Jr. – Sim, eu fui um pioneiro na questão da Biologia Molecular, tanto na implantação dos sistemas de qualidade quanto dos testes. Ao observar a minha dedicação nesse processo, o Colégio Americano de Patologia convidou-me para integrar o colegiado e hoje estou como auditor. Foi uma experiência fantástica ao longo daqueles anos, pois, além da gestão, implantei um sistema de excelência nas áreas em que atuo.
E como foi o convite da Sollutio Diagnósticos?
Nelson Gaburo Jr. – Em 2015 fui indicado e recebi uma proposta dos dois sócios da Sollutio: Dr. Robenilson Souza, hematologista responsável e diretor financeiro; e Dra. Fernanda Cunha, bióloga e diretora de produção, para compor o time. Resolvi aceitar o desafio e me tornei sócio investidor por sete anos, com pouca participação na época, já que nos últimos cinco anos eu estava dedicado a um grande laboratório e com novos desafios na área molecular e citogenética, com muitos aprendizados e conquistando grandes amigos. Mas com o crescimento da Sollutio no ano passado, impulsionado pela pandemia, decidi-me dedicar à minha empresa e foi a melhor decisão que tomei.
Qual o diferencial da Sollutio?
Nelson Gaburo Jr. – O laboratório iniciou com o propósito de oferecer soluções diagnósticas integradas para doenças oncohematológicas, com assistência médica e suporte aos clientes, parceiros e médicos em todas as fases do processo. Hoje, a Sollutio cresceu e apoia outros laboratórios de pequeno, médio e grande portes, em exames de média e alta complexidade, dentro das áreas de Biologia Molecular e suas especialidades: Citometria de Fluxo, Citogenética, Genética e Fertilidade. Temos grandes desafios pela frente, mas nossa maior missão é nos tornar referência no atendimento dedicado, escutando e atendendo as necessidades do cliente. Nossos médicos, especialmente no diagnóstico de leucemias agudas, fazem contato com colegas para discussão de resultados a fim de garantir a qualidade do que entregamos e uma maior agilidade na conduta clínica. Essa essência e esse cuidado estão no nosso DNA, com um olhar atento para a humanização necessária em exames tão importantes e que salvam vidas. Queremos crescer, mas sempre mantendo a excelência nos serviços prestados para que sejamos, cada dia mais, especialistas em nossos clientes.
E vocês oferecem outros exames complexos?
Nelson Gaburo Jr. – A Sollutio usa a sua veia acadêmica em benefício do diagnóstico e da pesquisa. Disponibilizamos, com assessoria médica, exames sobre a imunologia da reprodução e marcadores de infertilidade masculina e feminina. Da mesma forma, uma gama de exames para o diagnóstico de doenças genéticas, oncológicas, infecciosas, entre outras. E teremos mais possibilidades em breve.
A mudança faz parte dessa nova fase?
Nelson Gaburo Jr. – Há um ano eu cheguei na Sollutio com um olhar de “estamos crescendo”. Para isso, precisávamos de uma nova área física, com mais infraestrutura e espaço mais eficiente, mas ao mesmo tempo, sentimos a necessidade de reposicionar a marca, entender melhor a jornada dos nossos clientes e aprimorar algumas ferramentas, como um site novo e mais moderno, com mais conteúdo para atender as necessidades dos clientes e parceiros. Muita gente me pergunta “mas porque Indaiatuba?” e eu respondo: queríamos uma cidade que contemplasse alguns requisitos: uma boa localização logística, que fosse promissora, moderna, com excelente estrutura educacional e formação de qualidade em todos os níveis e que, além de tudo, oferecesse benefícios fiscais para que pudéssemos investir. Foi então que Indaiatuba “encheu nossos olhos” e nos pareceu a melhor cidade para ancorar o nosso sonho de crescer.
Qual a perspectiva de crescimento da Sollutio para os próximos anos?
Nelson Gaburo Jr. – Tenho um olhar de que é sempre possível fazer melhor e trago tudo o que aprendi no decorrer da minha carreira para aprimorar os processos. A nossa capacidade produtiva agora é imensa e pretendemos dobrar os investimentos em especialistas e novos diagnósticos em um ano. Temos uma estrutura capaz de atender todo o país e isso nos dá grandes possibilidades de mercado. No ano passado fincamos as raízes e agora estamos colhendo os frutos com estrutura adequada, qualidade, sustentabilidade e dedicação.