LaborNews – Como a Bioclin chega aos 46 anos de existência aliando tradição familiar e crescimento internacional?
Victor Arndt Jr. – Foi meu pai, Victor Arndt, professor da UFMG, PhD em Química Orgânica pela Universidade Técnica de Munique que começou a história da Bioclin, quando fundou a empresa em 1977. Hoje, minha mãe, Marilda Arndt, ocupa a presidência e eu sou o atual CEO da empresa. A forte essência familiar, a responsabilidade, a dedicação e a honestidade são os valores que alicerçaram esta trajetória bem sucedida, vivenciada diariamente pelos filhos e netos de Dona Marilda e Professor Victor.
Admito que a gestão sempre foi um desafio e manter o compromisso de continuar trilhar os passos dos meus pais também não é tarefa fácil. No entanto, conhecer a história da empresa, como começou e porque começou é fundamental para que sejam tomadas decisões que agreguem valor à trajetória. Claro, que ao longo destes 46 anos, muitas adaptações foram necessárias para acompanhar mudanças
na organização e no mercado. Principalmente, devido às novas tecnologias capazes de tornar o processo mais qualificado e confiável.
Ao longo do tempo, a Bioclin vem se estruturando como uma das melhores escolhas de diagnósticos para a saúde humana e animal. A atuação positiva e responsável da gestão acaba gerando diferenciais muito expressivos. Trabalhamos com foco em certificações e na eficiência dos processos. Realizamos um atendimento personalizado e investimos alto em inovação tecnológica.
LaborNews – Qual o diferencial da empresa para atingir esses objetivos?
Victor Arndt Jr. – Ainda nos dias de hoje, continuamos seguindo à risca os valores elencados pelo nosso patriarca: trabalhar com ética, qualidade, confiabilidade e comprometimento. Nós temos como missão contribuir para a melhoria da saúde, ao fornecer soluções diagnósticas com qualidade, confiabilidade e sustentabilidade. Para perpetuar a marca no mercado, usamos a tecnologia e suas ferramentas em prol do aperfeiçoamento de nossa produtividade. E, claro, investimos maciçamente em conhecimento e capacitação de profissionais, estimulando o uso da criatividade. LaborNews – Quantos funcionários fazem parte da empresa? Victor Arndt Jr. – Nossa equipe de desenvolvimento é formada por profissionais extremamente qualificados, incluindo mestres e doutores. Temos um time multidisciplinar composto por mais de 200 colaboradores com vivências em diversas áreas, como Administração, Biologia, Comercial, Engenharia, Farmácia, Marketing, Medicina Veterinária, Produção, Recursos Humanos, entre outras.
LaborNews – Além da atuação destacada na produção de kits in vitro, quais as outras especialidades da empresa?
Victor Arndt Jr. – Temos orgulho em afirmar que a Bioclin é hoje uma das maiores empresas de produção e desenvolvimento de kits de diagnóstico in vitro humano e veterinário em toda a América Latina. Primamos sempre pela excelência
e assim expandimos as soluções de 17 produtos para mais de 300, contribuindo para a ciência, a indústria e a saúde da sociedade.
De 2007 a 2012, a Bioclin lançou os equipamentos de automação bioquímica e hematologia, da Linha Biolisa, Coagulação e Íons, e de Kits dedicados para automação. Entre 2013 e 2016, ampliamos a fábrica, aprovamos a planta veterinária (MAPA) e lançamos a Linha BioGene e os equipamentos Bioclin de biologia molecular e íons. De 2017 em diante, houve o lançamento da Linha Veterinária (Bioclin Vet) e realizamos uma nova ampliação da fábrica.
LaborNews – Como a empresa se renova em um mercado tão disputado?
Victor Arndt Jr. – Implantamos uma empresa especializada na assessoria técnico-científica dos equipamentos comercializados pois a inovação é fator essencial para a fabricação dos nossos produtos. Trata-se da Bioclin Tech, que atua em todo o território nacional e é responsável pelas instalações, manutenções preventivas e corretivas e treinamentos para o uso adequado dos equipamentos.
LaborNews – A cultura por testes rápidos cresceu no país, principalmente, com a pandemia. Quais são as novidades para essa área?
Victor Arndt Jr. – A mais recente novidade é o teste rápido Bioclin Fast ML Flow Hanseníse. O teste surgiu em decorrência da parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o setor de P&D da Bioclin. Outro lançamento é a linha de equipamentos de automação para testes de Elisa em papel filtro (DBS), Biolisa Workstation. O teste garante melhor performance na execução de testes de triagem neonatal e pré-natal.
LaborNews – E como funciona o projeto Bioclin Educar?
Victor Arndt Jr. – O programa nasceu para incrementar e reforçar nosso empreendedorismo. Sua proposta é participar ativamente na melhoria do ensino e valorização da ciência na sociedade brasileira e incentiva a capacitação e a pesquisa científica. Assim, o programa atende aos cursos relativos às ciências da vida, como Farmácia, Bioquímica, Medicina Veterinária, entre outras, incluindo o ensino técnico e superior.
LaborNews – A hanseníase é um problema de saúde pública no país. Como é o teste rápido da Bioclin para detectar a doença com antecedência?
Victor Arndt Jr. – O lançamento do teste rápido Bioclin Fast ML Flow Hanseníase está alinhado à estratégia global da OMS, que pretende erradicar a doença por meio de diagnóstico precoce, interrupção da cadeia de transmissão, ações planejadas e direcionadas às populações em risco. E de fato, o a doença é um problema de saúde pública. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil é o 2º país com maior incidência de hanseníase no mundo, ficando atrás apenas da Índia. O Ministério da Saúde indica que, em 2022, mais de 17 mil novos
casos de hanseníase foram diagnosticados no país.
LaborNews – Como funciona?
Victor Arndt Jr. – O teste rápido detecta anticorpos da classe IgM anti- Mycobacterium Leprae. Foi desenvolvido considerando critérios de eficácia, segurança e efetividade, e viabilizado pela transferência de tecnologia para a Bioclin, em parceria com a multinacional alemã Merck, que é a empresa química e farmacêutica mais antiga do mundo, fundada em 1668. Métodos como este para diagnóstico rápido são de grande importância por serem sensíveis, precisos e ágeis.Além de auxiliar na tomada de decisões em relação ao tratamento.
LaborNews – Hoje o produto está disponível no SUS?
Victor Arndt Jr. – Somos a fabricante exclusiva do teste. Cabe lembrar que o Brasil é o primeiro país do mundo a ofertar o teste rápido facilmente aplicável em laboratórios. O teste já está disponível aos planos de saúde e no SUS para pessoas que tenham tido contato com pacientes reconhecidamente positivos. Além disso, ajuda no monitoramento populacional em áreas de maior incidência, na classificação de pacientes suspeitos e na detecção de recidivas.
LaborNes – O quanto a ampliação das instalações da empresa resultará em crescimento no mercado laboratorial?
Victor Arndt Jr. – Dos 120 m² de área que a empresa ocupava no início de sua trajetória, chegamos hoje a 7 mil m², e outros 7.500 metros de estrutura física estão sendo construídos. Desde a sua fundação, a Bioclin está instalada em Belo Horizonte, localização estratégica na região da Pampulha. Estamos próximos a aeroportos, rodovias e importantes avenidas, o que facilita a atuação comercial para outros países. Expandiu nossa atuação em nível internacional e exportamos para a América Latina, África, Paquistão, Bangladesh, entre outros locais. Hoje, a Bioclin conta com distribuidores em todos os estados brasileiros e mantém parceria com instituições de pesquisas públicas e privadas no Brasil e no exterior, incluindo empresas de referência internacional, como Awareness Technology Inc., Bioer Technology, Monobind Inc., Dynex Technologies e Mindray.