Poeta Fabrício Carpinejar fez encerramento com a palestra “Transformação pelo Afeto – que ninguém seja invisível ao seu lado”
Entre os dias 9 e 13 de setembro, o Centro de Convenções de Salvador recebeu 5530 pessoas para o Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, o maior do setor na América Latina. O evento reuniu cerca de 300 palestrantes nacionais e internacionais, totalizando 50 horas de evento, e 150 atividades, entre cursos pré-congresso, mesas-redondas, conferências, workshops, concursos de aulas e de fotografias, trabalhos com temas livres, lançamento de sites, livro, norma PALC, entre outras, como a Arena da Sustentabilidade, que premiou 12 projetos de ESG de empresas do setor e teve a participação da embaixadora da Ciência no Brasil, a biomédica Jaqueline Goes. Além disso, cerca de 100 empresas fornecedoras de produtos e serviços do setor participaram como expositoras, em uma grande feira de negócios. Ao todo, a feira ocupou uma área de 4 mil m². Outro ponto alto do evento foi uma festa de confraternização com 1200 pessoas, animada pela banda Filhos de Jorge.
Nesta edição do Congresso, junto à cerimônia solene de abertura, houve a palestra “A liderança visionária: lições de um navegador para a gestão dos negócios”, apresentada por Amyr Klink – navegador e escritor brasileiro. Esta palestra foi oferecida pelo Lab-to-Lab Pardini. Após a cerimônia foi servido um coquetel com apresentação do músico Filipe Evans, violinista baiano com mais de 30 anos de experiência musical e que trouxe uma mistura de ritmos, culturas e muita criatividade.
No estande da SBPC/ML, houve o lançamento de diversos produtos digitais da SBPC/ML como o novo portal de notícias da SBPC/ML; o novo site do LTO, que ganha um layout diferenciado para facilitar seu uso; o portal EducaMEDLab, com aulas de patologia clínica e medicina laboratorial para estudantes de medicina; e a versão em espanhol da última edição do Livro Recomendações da Sociedade de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial. Outro evento especial do Congresso foi o lançamento do livro comemorativo de 80 anos da SBPC/ML. Ocorreu também o lançamento da Norma PALC 2025.
A cerimônia de encerramento foi aberta pela palestra Transformação pelo Afeto – que ninguém seja invisível ao seu lado”, do poeta Fabrício Carpinejar, que falou a respeito de como podemos gerenciar melhor o nosso tempo, a nossa vontade, o quanto é necessário não adiar o que você acredita. “Não temos ideia de quanto tempo teremos, só temos o presente. Então não podemos ser reféns do passado nem do futuro. Realizações são feitas quando assumimos cada vez mais a nossa sinceridade. O que eu quero tem que ser também o que eu falo. Acreditar é atrair”, destacou Carpinejar.
O presidente do Congresso, Fábio Sodré, relatou que foi um esforço muito grande pra fazer o Congresso, iniciado desde 2019, mas interrompido pela pandemia e chegando ao fim com um saldo muito positivo, com todas as palestras programadas acontecendo, com salas lotadas em quase todas as salas e palestrantes muito renomados e importantes no segmento de saúde.
“Muito obrigado a todos, especialmente ao Dr Fábio Brazão que iniciou a vinda do Congresso. Agradeço muito aos diretores da SBPC/ML, Andre Doi e Leonardo Vasconcellos, que se se esforçaram muito para montar a grade científica, aos comitês científicos, agradeço a toda equipe da SBPC/ML, aos congressistas, aos expositores, patrocinadores, minha família e a Deus. Peço a benção a todos os santos e muito axé pra todos”.
Em seguida, o presidente da SBPC/ML, Dr. Alvaro Pulchinelli Jr, também agradeceu pela oportunidade de promover o congresso, com público acima da expectativa inicial. E estendeu os agradecimentos a todos que o apoiaram: diretoria executiva, colegas do Conselho de Ex-Presidentes (Conex), Conselho Fiscal, presidentes regionais, coordenadores do Comitê Científico, as empresas participantes, equipe da SBPC/ML, auditores PALC, e demais empresas fornecedoras, além dos participantes. E convidou ao palco Lúcia Helena Cavalheiro Villela, a presidente do próximo Congresso, que será realizado de 16 a 19 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro.
Ao término da cerimônia, foram anunciados os vencedores dos concursos de temas livres, que este ano recebeu mais de 400 trabalhos e do concurso de fotografias, que teve mais de 300 fotos enviadas em cada categoria. Além disso, foram sorteados diversos brindes.
Confira os trabalhos premiados nos Temas Livres:
PRÊMIO DR. JOSÉ CARLOS BASQUES – PALC – SBPC/ML
Conferido ao Tema Livre mais bem classificado relacionado à área de qualidade, apresentado por profissionais que trabalham em laboratórios detentores da acreditação PALC.
TRABALHO VENCEDOR: Avaliação da adequação dos intervalos de referência de prolactina para resultados de amostras de um banco de dados
Autor responsável: Ariane de Fatima Barbosa
Co-autores: Barbara Gabriela Calixto Sermidi Marques, Carlos Alberto Mayora Aita, Julio Cesar Lemes Macedo, Juliana da Silva Pedroso, Karen Lize Sartoretto Barboza, Clevisson Geraldo Resende de Oliveira, Aline de Queiroz e Suellen Xavier Mariano.
Instituição: DB Medicina Diagnóstica LTDA
PRÊMIO DR. PAULO GUILHERME CARDOSO CAMPANA
Conferido ao Tema Livre mais bem classificado relacionado à área de Bioquímica.
TRABALHO VENCEDOR: Evaluation of Liver Fibrosis in Schistosomiasis Mansoni Using the ELF (Enhanced Liver Fibrosis) Score
Autor responsável: Rebecca Dantas Thorp
Co-autores: Andrea Dória Batista, Carolline de Araújo Mariz, George Tadeu Diniz, Ana Virgínia Barreto, Clarice Neueschwander Lins de Morais, Ana Lúcia Coutinho Domingues, Bianca Chames Ozaki
Instituição: Hospital das Clínicas – EBSERH/UFPE
PRÊMIO DR. CAIO MÁRCIO FIGUEIREDO MENDES
Conferido ao Tema Livre mais bem classificado relacionado à área de Microbiologia.
TRABALHO VENCEDOR: Adaptação de um teste fenotípico de disco combinado para a investigação de Enterobacterales produtora de dupla-carbapenemase. Uma investigação necessária e acessível ao laboratório clínico de rotina
Autor responsável: Jussimara Monteiro Nurmberger
Co-autores: Fernanda M Inoue, Samuel Gerson M. Vieira, Thais Turati, Ana Paula T. Lobo, Sergio Tufik
Instituição: Associação Fundo de Incentivo a Pesquisa (Afip – Medicina Diagnóstica), São Paulo – Brasil
PRÊMIO DR. JOÃO NILSON ZUNINO
Conferido ao Tema Livre mais bem classificado relacionado às áreas de: Diagnóstico molecular, Genômica/Bioinformática, Toxicologia, Imunologia e Líquidos Biológicos.
TRABALHO VENCEDOR: Percentual de exames laboratoriais não acessados em um laboratório de grande porte de Curitiba/PR
Autor responsável: Daiane Cristina Gallo
Co-autores: Alline Cristiane Nobrega, Gabriel Cury Neto, Mauro Scharf Pinto, Milton Zymberg
Instituição: Unimed Laboratório – Curitiba/PR
PRÊMIO DR. LUIZ GASTÃO MANGE ROSENFELD
Conferido ao Tema Livre mais bem classificado relacionado à área de Hematologia e Coagulação.
TRABALHO VENCEDOR: Validação de um Painel de Citometria de Fluxo de 10 Cores em Tubo Único para Identificação de Células Plasmáticas Normais e Anormais
Autor responsável: Felipe Magalhães Furtado
Co-autores: Fernanda de Oliveira Resende, Camila Santos Nobre, Fernanda Vaz Ferreira, Eduarda Helena Almeida da Silva, Ana Teresa Basílio Neri, Fernanda Queiroz Bastos, Anna Carolina Monteiro de Castro
Instituição: Sabin Diagnóstico e Saúde
PRÊMIO DR. MÁRCIO MENDES BIASOLI
Conferido ao Tema Livre mais bem classificado relacionado à área de Ensaios de proficiência e Indicadores Laboratoriais.
TRABALHO VENCEDOR: Práticas na comunicação de alerta médico pelo laboratório clínico em ambiente hospitalar
Autor responsável: Simone Martins Gonçalves
Co-autores: Flavia Cristina Dias, Laiz Elena Brasil Marzano, Carla Alessandra da Rocha Costa, Manuela Batista Pereira, Nayara Barbosa Alves, João Rodrigo Campos, Rúbia Rafaela Terra
Instituição: HOSPITAL FELÍCIO ROCHO
PRÊMIO DR. EVALDO MELO – O MELHOR TEMA LIVRE DO CONGRESSO
Conferido ao Tema Livre mais bem classificado entre os trabalhos previamente selecionados para apresentação oral, a critério da Comissão Analisadora.
TRABALHO VENCEDOR: Correção de pseudoplaquetopenias por meio da metodologia de contagem de plaquetas por fluorescência óptica
Autor responsável: Ane Francyne Costa
Co-autores: Mirela de Aparecida Velho Feistauer, Carine Muniz Ribeiro Franzon, Annelise Correa Wengerkievicz Lopes
Instituição: DASA – DIAGNOSTICOS DA AMERICA S.A
Créditos: danthicomunicacao.com