Com apresentação única no Cinema Estação NET, no Shopping da Gávea dia 27 de fevereiro (6ª feira) às 18 hs, o documentário aborda trajetória do estudo sobre a bactéria rara, ‘Phytobacter diazotrophicus’ liderado pelo Dr. Marcelo Pillonetto, do Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR). Após a sessão, o público presente poderá conversar, com o Dr. Pillonetto.
O evento Phytobacter in Rio apresentará o filme A Saga do Phytobacter. Com pouco mais de 37 minutos, o documentário foi financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do estado do Paraná, e aborda a pesquisa que consolidou “o Lacen como referência nacional e reconhecimento internacional em produção e desenvolvimento de pesquisa científica”, disse o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. A Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde definiu o Lacen-PR como o Laboratório de Referência Nacional para o projeto de vigilância nacional BR-GLASS.
Morte e doença de bebês gerou a pesquisa que identificou diagnóstico errado
Em 2013, um surto de sepse no Brasil afetou 65 bebês e matou 15 prematuros. A causa identificada foi a Nutrição Parenteral Total (NPT) contaminada, cujas amostras indicando a bactéria Pantoea foram enviadas ao Lacen/PR, que, após testes, concluiu que a identificação da bactéria estava equivocada.
Em dez anos de investigação científica liderada por Marcelo Pillonetto, e em parceria com a Universidade de Zurique, firmada em 20158, a equipe de pesquisadores comunicou oficialmente em 2018 que esta bactéria rara e de difícil caracterização tratava-se do Phytobacter diazotrophicus. Somente em 2023, essa espécie foi incluída no banco de dados de espectrometria de massa (MALDI-TOF) de um fabricante. “Na prática, essa pesquisa chama a atenção para um patógeno emergente, que vinha sendo confundido com várias outras espécies. A partir dos nossos estudos, o conhecimento aprofundado desta espécie permite diagnósticos precisos e imediatos, além da escolha do antibiótico adequado , o que é crucial em casos de infecção generalizada”, explicou Pillonetto.
A descoberta revolucionária desta bactéria emergente cria desafios para laboratórios e profissionais
A repercussão do caso levou à distribuição de amostras da bactéria para cerca de 300 laboratórios brasileiros, em ação coordenada em parceria entre o LACEN/PR e a CONTROLLAB.
Dr. Marcelo Pillonetto explicou que agora, “é fundamental que os laboratórios invistam em equipamentos apropriados e na requalificação dose profissionais, visando identificação correta e mitigação da resistência aos antimicrobianos, além da rápido definição da etiologia/causa de infecções graves”.
Leia mais sobre resistência antimicrobiana no artigo publicado no periódico Frontiers, disponível aqui.
INSCREVA-SE PARA ASSISTIR E CONVERSAR COM O CIENTISTA
DR. MARCELO PILLONETTO
A primeira exibição no Rio de Janeiro será seguida de conversa com o Dr. Marcelo Pillonetto, protagonista da investigação, aberta aos interessados em inovação diagnóstica, inscreva-se em https://controllab.com/a-saga-do-phytobacter/
Outras informações:
Andrea Penna
Via Notícia
(21) 98599-6899

