A trajetória profissional de Flávio Balbino foi construída dentro da Wiener Lab

Desde menino, aos 15 anos de idade, chegou a empresa e se apaixonou pelo propósito do

diagnóstico In Vitro e seu valor transcendental. Conheça nessa entrevista sua trajetória de sucesso,

um menino que fez um sonho virar realidade, graças ao seu esforço e paixão pelo que faz.

Labornews – Flávio, toda a sua trajetória profissional se iniciou desde menino na Wiener Lab, podemos dizer que  foi paixão pelo  Diagnóstico In Vitro  desde menino?

Sim, cheguei a Wiener com 15 anos e desde o momento zero me apaixonei pelo propósito do diagnóstico in vitro e seu valor transcendental. Trabalhar com aquilo que tem propósito, que efetivamente pode impactar de uma forma muito positiva a sociedade e a vida das pessoas é muito gratificante. A vida é um grande milagre. Salvá-la e preservá-la está em nosso DNA. Costumo dizer que é um negócio além do negócio. Vai muito além do ganhar dinheiro, do sustento, da dignidade que traz o trabalho. Sou apaixonado por isso.

Labornews – Suponho que o senhor tenha passado por diversas áreas da companhia. Existe uma delas, em especial, que tenha acentuado essa “paixão”?

Comecei como auxiliar de escritório, atuei no financeiro, fui encarregado de cobrança, depois mudei para a área de licitações em um momento que a Wiener começava a dar foco ao segmento público do mercado. Sempre me encantou pensar que, fornecer no segmento público é levar nossa qualidade e tecnologia aos mais necessitados. Permitir que aquelas pessoas que vivem nos extremos do Brasil, que utilizam o sistema público de saúde possam fazer o mesmo exame, com a mesma tecnologia e qualidade que uma pessoa que utiliza a rede privada é muito animador, muito inspirador e empolgante. Isso norteou minhas ações na área de licitações.Fui assistente, coordenador e gerente. Nós crescemos, a Wiener lab Brasil atingiu a liderança em bioquímica no segmento público, título que ostenta já há alguns anos, e o mercado foi se transformando também. Penso que essa área acentuou minha paixão pelo mercado diagnóstico. Com os bons resultados no segmento público, no final de 2020 fui convidado a gerenciar toda a área comercial, buscando esse mesmo sucesso no segmento privado e no canal de distribuição. Agora o desafio ficou ainda maior.

Labornews – A matriz da Wiener Lab está situada em Rosário,
na Argentina. Além do Brasil, em quais outros países a empresa está presente?

Desenvolvemos, fabricamos e comercializamos soluções integradas que possibilitam diagnósticos IVD em mais de 50 países ao redor do mundo. Temos filiais próprias em 12 países (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Peru, Venezuela, Costa Rica, República Dominicana, México, Suíça e Espanha), mais de 30 distribuidores na LATAM, Oriente Médio, Sudeste Asiático e África. Diferente dos nossos maiores concorrentes, o foco da Wiener está nos mercados emergentes. Não somos o braço de uma indústria farmacêutica ou resultado de uma fusão ou aquisição, somos uma empresa latino-americana 100% focada no diagnóstico in vitro e 100% focada na América Latina e nos países emergentes do mundo. Somos uma empresa familiar de tecnologia em saúde, já na terceira geração.

Labornews – Em quais áreas do IVD a empresa atua hoje e qual delas é o destaque?

Temos 3 plantas produtivas: Rosario e Buenos Aires, na Argentina; e Guarulhos, no Brasil. Temos soluções para quase todas as áreas dos laboratórios clínicos e bancos de sangue: Química Clínica, Hematologia, Hemostasia,  Imunología, Uroanálise, Quimioluminescência, Testes Rápidos, Biología Molecular e Softwares de gestão de laboratório.

Labornews – No Brasil, em especial, qual área é a mais relevante?

Sem dúvidas temos três áreas de grande destaque no Brasil: a bioquímica, o VHS e as soluções para detecção da doença de CHAGAS. A bioquímica é a área mais relevante no Brasil. Além da qualidade reconhecida pelo mercado em função dos 65 anos de existência da empresa, sendo mais de 30 de atuação direta no Brasil, nossa bioquímica é uma das mais completas do mercado, com diversos modelos de analisadores e um amplo menu de exames. Atendemos desde pequenos laboratórios veterinários e humanos com equipamentos automáticos de 150 testes por hora como o Wiener lab CM 160, passando por
equipamentos compactos de bancada com módulo ISE que funciona de verdade, como o Wiener lab CM 260i e 320i (480 testes por hora), até equipamentos para grandes fábricas de exames como o Wiener lab CMD 2000iX1 (2600 testes por hora) ou plataformas de bioquímica que se integram a módulos de quimioluminescência, como o Wiener lab SL-680 e SL-980.

Outra área de destaque é a Eritrossedimentação ou Velocidade de Hemossedimentação (VHS), que  é um exame muito utilizado para identificar doenças inflamatórias ou infecciosas, podendo auxiliar no diagnóstico de um simples resfriado até processos neoplásicos. Para auxiliar os laboratórios clínicos na realização deste exame, a Wiener lab. disponibiliza o analisador Wiener lab e32 de eritrossedimentação automática que trabalha diretamente com o tubo de hemograma (EDTA), sem a necessidade de reagentes ou consumíveis. Utiliza o princípio de medição de fotometria por infravermelho, tendo o método de Westergren como referência e mais indicado para pacientes com Mieloma Múltiplo, produzindo 32 resultados em apenas 25 minutos. É um equipamento muito tecnológico que, rapidamente, foi muito bem aceito no mercado e hoje se encontra em importante centro de referência no Brasil como o Hospital das Clínicas de São Paulo.

Por fim, não poderia deixar de destacar as soluções que a Wiener disponibiliza para a detecção da doença de Chagas, seja por teste rápido, ELISA lisado e recombinante, teste por hemaglutinação indireta e teste de biologia molecular RT-PCR, o mais novo aliado na luta contra a transmissão vertical da doença, permitindo a detecção mais precoce nos recém-nascidos, aumentando significativamente as chances de cura.

Labornews – O senhor está  assumindo agora a direção da Wiener Lab no Brasil. Quais são seus planos e objetivos?

O objetivo é acelerar o processo de crescimento da Wiener lab no Brasil. Em um mercado que cresce organicamente por volta de 5%, vimos nos últimos anos crescendo médio acima de dois dígitos, conquistando novos clientes. Queremos apresentar nossa tecnologia, nossa qualidade e nossa capacidade operacional para cada vez mais laboratórios públicos e privados e fortalecer nossa relação com os distribuidores espalhados pelo Brasil. Ser um grande aliado para os empresários que colocam as soluções Wiener no centro de
seus negócios.