mosquito, insect, mosquito bite, blood sucker, blood sucking, nature, tiger mosquito, forest mosquito, asian tiger mosquito, aedes albopictus, animal, closeup

ALERTA – OMS alerta para risco global de Chikungunya e especialistas pedem atenção no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta recente para o risco crescente de disseminação global da chikungunya, doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. “Os principais sintomas da chikungunya são dor no corpo, febre (que pode ser alta) e, principalmente, dor nas articulações. Em alguns casos, elas ficam inchadas, vermelhas e quentes”, diz Mirian Dal Ben, infectologista do Sírio-Libanês, que explica que a doença pode provocar dores intensas nas articulações que podem persistir por meses ou até mais de um ano. Embora não haja tratamento específico, o controle da dor é essencial para a recuperação, já que a condição pode comprometer a qualidade de vida e a capacidade de trabalho dos pacientes.

No Brasil, entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 102.259 casos prováveis da doença, segundo o Ministério da Saúde1. A especialista alerta para prevenção da doença com o uso de repelentes, roupas compridas e a eliminação de criadouros. “Mais de 60% dos focos do mosquito estão dentro das casas, em locais como o quintal, bandejas de geladeira ou água parada em plantas”.

siriolibanes.pr.spa@llyc.global 

Rerefências


 Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Ministério da Saúde. Acesso em 30/07/2025. Disponível em: Link