Altas temperaturas exigem cuidados redobrados com a hidratação

Manter uma hidratação adequada é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. A água é importante para uma boa digestão, para melhorar a circulação, fortalecimento dos músculos e ainda contribui para o bom funcionamento do cérebro, levando até as células oxigênio e nutrientes, como sais minerais; além de atuar para que toxinas sejam eliminadas por meio do suor e da urina. Cerca de 70% do corpo humano é composto por água.
Os dias mais quentes exigem que as pessoas cuidem ainda mais da hidratação. O calor característico de estações como a primavera e o verão faz com que algumas funções fisiológicas do corpo humano sofram alterações, como o aumento da produção de suor. O suor é composto de água e eletrólitos (sódio, potássio, cloreto) e é justamente essa perda extra de água que deve ser reposta com maior cautela nestas estações.
A hidratação deve ser intensificada durante a realização de atividades físicas, quando a produção de suor é ainda maior e, em consequência, há maior desidratação do organismo. A água regula a temperatura corporal, é responsável por manter o volume normal de sangue, faz parte da estrutura de diversas moléculas, participa do transporte de nutrientes, lubrifica as mucosas (como os olhos e a boca) e amortece e protege as articulações.
Uma hidratação inadequada ou insuficiente pode causar diversos problemas ao corpo humano. A perda de 1% a 2% de água corporal pode ocasionar aumento da frequência cardíaca e redução da função cognitiva. A desidratação mais severa, de 7% a 10% de perda hídrica, pode causar delírio, espasmos musculares, perda de equilíbrio e até a morte.
Fonte: SBN e Ministério da Saúde