microscope, slide, research, close-up, test, experiment, micro, microscopy, plate, scrutiny, medical, tool, red, sample, study, laboratory, biotechnology, light, discovery, analysis, technology, equipment, analytical, scientific, drop, lens, blue technology, blue medical, blue light, blue study, blue research, blue tools, blue studying, blue test, blue laboratory, blue closed, blue lights, microscope, microscope, microscope, research, research, research, research, research, medical, medical, medical, laboratory, laboratory, technology, technology, technology, technology

Células CAR-T A revolução da terapia celular na luta contra o câncer

Tratamento inovador reprograma o sistema imunológico e amplia as chances de remissão para pacientes oncológicos

A cidade de Curitiba se consolidou como um dos principais polos da terapia celular CAR-T no Brasil, uma abordagem revolucionária no combate aos cânceres hematológicos. A técnica, que personaliza o tratamento ao modificar geneticamente as células do próprio paciente para combater tumores, tem proporcionado remissão mesmo em casos avançados da doença.

O médico hematologista Samir Kanaan Nabhanda Academia Paranaense de Hematologia (APH), afirma que a terapia com células CAR-T representa um avanço significativo na oncologia. Ele explica que o procedimento envolve a coleta de linfócitos T do paciente, que são modificados em laboratório para expressar um receptor específico capaz de identificar e destruir células cancerígenas. Essas células são, então, multiplicadas e reinfundidas no organismo, desencadeando uma resposta imunológica intensa contra o tumor.

CENTROS DE REFERÊNCIA

Desde 2023, Curitiba é a única cidade da Região Sul do Brasil com centros habilitados para realizar esse procedimento inovador. Entre os hospitais credenciados estão:

  • Hospital Erasto Gaertner, sob coordenação do Dr. Johnny Camargo, para atendimento de pacientes adultos;
  • Erastinho, com a Dra. Antonella Zanette à frente do tratamento infantil;
  • Hospital Pequeno Príncipe, com trabalhos conduzidos pela Dra. Cilmara Cristina Kuwahara Dumke;
  • Hospital Nossa Senhora das Graças, onde o Dr. Samir Kanaan Nabhan é o responsável técnico pelos procedimentos.

Nabhan conta que os hospitais curitibanos têm atraído pacientes de diversas regiões do Brasil, especialmente do interior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fortalecendo a cidade como uma referência nacional nesse tratamento.

No entanto, o hematologista pontua que, apesar dos benefícios, o acesso à terapia ainda é limitado pelo alto custo. No Brasil, três produtos estão disponíveis no mercado:

  • Yescarta® (Kite);
  • Kymriah® (Novartis);
  • Carvykti® (Johnson & Johnson).

Os valores do tratamento, segundo ele, variam entre R$ 2 e 3 milhões por paciente, tornando a ampliação do acesso um dos principais desafios do setor.

“Desde que os hospitais de Curitiba foram habilitados, um volume significativo de pacientes já passou pelo procedimento, permitindo a formação de um banco de dados essencial para otimizar as indicações e aperfeiçoar a condução clínica dos casos”, destaca.

JORNADA CIENTÍFICA

Esse é um dos temas que será debatido na 3.ª Jornada da Academia Paranaense de Hematologia, que ocorre nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2025, no Hotel Radisson, em Curitiba. O evento reunirá especialistas para discutir os avanços na Hematologia e Hemoterapia, compartilhando as experiências e aprimorando o uso inclusive dessa tecnologia tão inovadora.

A expectativa é que, com a evolução das pesquisas e a negociação de custos, mais pacientes possam ter acesso a esse tratamento, que representa uma nova esperança para casos complexos de câncer. Enquanto isso, os centros habilitados em Curitiba seguem na vanguarda da oncologia, oferecendo qualidade de vida e novas possibilidades de cura.

Dr. Samir Kanaan Nabhan (CRM 20.084 – PR | RQE 16.322) é médico hematologista e atua como supervisor Médico da Unidade de Transplante de Medula Óssea, Oncologia e Hematologia do Complexo Hospital de Clínicas de Curitiba (UFPR/EBSERH). Também é hematologista do Instituto Pasquini de TMO e Hematologia no Hospital Nossa Senhora das Graças em Curitiba

www.estiloeditorial.com.br