As Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) são um grupo de doenças infecciosas endêmicas, existentes em vários países em desenvolvimento, especialmente entre as populações da África, Ásia e América Latina, que juntas causam entre 500.000 a 1 milhão de óbitos por ano. Geralmente as DTNs estão em populações mais pobres das zonas rurais, que apresentam os menores valores para o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), e as medidas preventivas e o tratamento, geralmente são alvos de pouca atenção, daí o termo “Negligenciadas”. São doenças para as quais existe à falta de investimentos no desenvolvimento de novas drogas, vacinas e também pela pouca eficácia dos programas de controle. Muitas das DTNs são transmitidas por água e solos contaminados, tendo como origem bactérias e parasitas. Estas doenças comprometem milhões de pessoas em todo o mundo, representam cerca de 534.000 mortes a nível mundial. O Brasil concentra 9 das 10 principais DTNs, consideradas pela Organização Mundial de Saúde, e entre elas temos: Leishmanioses, Tuberculose, Dengue, Malária, Filariose Linfática, Oncocercose e Hanseníase, que ocorrem em todo território nacional (1, 2, 3). Um problema preocupante em relação às DTNs é a co-infecção com HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e ou com a Tuberculose, porque nestas associações (DTN + HIV, DTN + Tuberculose) surgem as manifestações clínicas mais graves, e geralmente nestes casos existe falência das medidas terapêuticas e óbitos (3).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) pede aos países mais investimentos no combate ao conjunto destas Doenças Tropicais Negligenciadas, que afetam 149 países, citando casos em que a aplicação de verbas adicionais pode salvar vidas, prevenir deficiências, acabar com o sofrimento e melhorar a produtividade. O aumento do investimento por parte dos governos pode aliviar a miséria humana, distribuir de forma equitativa os ganhos e libertar multidões há muito condenadas à pobreza (4).
Referências
1) WHO. World NTD Day 2022: Achieving health equity to end the neglect of poverty-related diseases. 26 January 2022.
h t t p s : / / w w w . w h o . i n t / n e w s – r o o m / e v e n t s / detail/2022/01/26/default-calendar/wntdd-Achieving-health-equity-to-end-the-neglect-of-poverty-related-diseases Consulta em 23 / 01 / 2022.
2) WHO. World Health Organization. Control of Neglected Tropical Diseases.17 december 2021. https://www.who.int/teams/control-of-neglected-tropical-diseases/overview Consulta 23 / 01 / 2022.
3) Valverde R. Doenças Negligenciadas. https://agencia.fiocruz.br/doenças-negligenciadas Consulta em 23 / 01 / 2022.
4) BVS – Agência Brasil. Biblioteca Virtual em Saúde / Ministério da Saúde. OMS pede investimentos no combate a doenças tropicais negligenciadas. https://bvsms.saude.gov.br/oms-pede-investimentos-no-combate-a-doencas-tropicais-negligenciadas/# Consulta em 25 de janeiro de 2022.