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Opinião


                    Omar Ghanem
                    Palestrante com destaque nacional, Mentor em Gestão, Conselheiro de Empresas, Consultor na Dasa,
                    Mestre em Administração Estratégica das Organizações e expert em técnicas e processos na experiência
                    do cliente, em carreira, em liderança e gestão de pessoas.
                    contato@omarghanem.com.br



               Você conhece o Canal de Atendimento favorito do seu cliente?

         A grande maioria dos clientes esperam uma   Ao implementar canais como chat em tempo   sociais  diferente do  que  vê o site  dela, ou  uma
       experiência consistente independente do canal   real, redes sociais,  aplicativos para dispositivos   chamada  telefônica. Uma pesquisa realizada  pela
       escolhido  para  o  relacionamento  com  o  seu   móveis, soluções de autoatendimento, entre   Maplink  apontou  que  73%  dos  clientes  afirmaram
       laboratório.  Em  contrapartida,  já  parou  para   outros;  as  empresas  ficam  de  prontidão  para   utilizar  diversos  canais antes  de  efetuarem
       pensar  no  volume de canais de atendimento  ao   atender seus clientes onde e como eles quiserem.  uma escolha.  Todos os contatos,  em todos os
       cliente disponíveis atualmente no mercado? E   “38%  dos  clientes  afirmam  que  não  conseguir   canais, constroem a experiência do cliente com o
       mais, já considerou que não oferecer determinado   falar com  o  atendimento  ao cliente por  meio  do   atendimento do laboratório.
       canal pode fazer seu laboratório perder um   seu canal preferido contribui para uma experiência   Nesse cenário, cresce o conceito e a aplicação
       atendimento?                               ruim”, Zendesk e Dimensional Research .    do Omnichannel – conceito este que integra e que
                                                                                 ®
         A oferta de atendimento exemplar é um ponto   Ainda, para 32%,  ter várias opções de   abre  múltiplos canais  de atendimento ao  cliente.
       central  na  estratégia  de marketing, vendas, pós-  comunicação faz parte de uma boa experiência,   Isso  quer dizer  que  o cliente pode  começar o
       venda e na lealdade dos clientes. De fato, mais da   tanto que 49% querem mais opções para entrar em   atendimento em um canal e terminar em outro, sem
       metade dos nossos clientes afirmam que ser bem   contato com o atendimento ao cliente.  precisar repetir suas informações, por exemplo.
       atendido é mais importante do que o preço.    Descobrir qual é o  melhor canal para o    É importante observar que entre os resultados
         E quando falamos em atendimento, um  dos   atendimento ao cliente é bastante recorrente   de um melhor atendimento ao cliente por meio do
       assuntos é a descoberta dos canais de atendimento   e  cada  vez  mais  difícil  de  ser  respondida.  Isso   Omnichannel está o fato de que a taxa de retenção
       favoritos do seu cliente. Esta é a primeira estratégia   acontece porque  o  novo comportamento do   das empresas que investem nesta integração chega
       que aplico para aumentar a qualidade da experiência   consumidor prevê a interação dele com as marcas   a 89%. É importante relembrar  o papel central  da
       do cliente. Quando você descobre o canal, consegue   em múltiplos canais.             retenção para uma empresa, afinal, é de 5 a 25 vezes
       alinhar os meios de comunicação oferecidos para a   O consumidor atual percorre muitos caminhos   mais barato manter um cliente do que adquirir um
       sua necessidade.                           e  tem  contato com  uma  mesma  empresa várias   cliente novo.
         A verdade por trás de tudo isso é que os clientes   vezes em múltiplas plataformas antes e depois de   A  regra  de  ouro é:  conheça os  canais de
       exigem atenção  instantânea  e personalizada  e as   fazer uma compra. E nesses casos, ele exige que a   atendimento mais recorrentes,  busque integrar
       empresas estão aproveitando novas tecnologias   experiência com o atendimento seja de qualidade   as informações  dos clientes  e entregue  a mesma
       que vão além dos canais tradicionais, como telefone   em todos os pontos de interação.  experiência que  você oferece em  um  canal nos
       e e-mail, para atender a essas expectativas.  Seu cliente não enxerga  sua marca nas redes   demais pontos de contato com o laboratório.

                      Dr. Wilson Shcolnik
                      Médico patologista clínico, presidente da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica
                      (Abramed) e do Conselho de ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/
                      Medicina Laboratorial (SBPC/ML), vice-presidente do SINDHOSP, membro da Sociedade Brasileira
                      para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp) e da Câmara Técnica de
                      Segurança do Paciente do CFM
                      presidencia@abramed.org.br
                             Precisamos falar sobre qualidade diagnóstica


         Além  do  impacto  conhecido  (e  abundante)  em   e  a  comportamentos  de risco;  observamos  qual   - Investir em pesquisa.
       todos os setores da economia, a pandemia de Covid-19   seria  a  melhor  forma  de  sanar  esses  problemas,   Nessa busca por qualidade, a acreditação exerce
       despertou um  alerta ainda  mais luminoso  sobre a   direcionando  a  população  a  sempre  buscar  testes   um papel relevante. Uma revisão sistemática de 2011
       importância da qualidade nos processos da medicina   aprovados e indicados pela Organização Mundial da   (3) avaliou os impactos dos programas de acreditação
       diagnóstica.                               Saúde  (OMS);  reforçamos  a  importância  de  contar,   na  qualidade  dos  serviços  de  saúde  e  concluiu
         Nos primeiros meses da crise, muitos  testes   sempre, com  o  ambiente  altamente  controlado  e   que existem evidências  consistentes  de que esses
       para  detecção  da  infecção  pelo  novo  coronavírus   com  os  profissionais  especializados  atuando  nos   programas  melhoram  a  assistência  e os  resultados
       começaram a surgir, trazendo a necessidade de uma   laboratórios,  clínicas  e  instituições  de  saúde;  e   clínicos em diversas condições.
       análise  muito  criteriosa  antes  de  serem utilizados   assumimos a responsabilidade pela entrega de laudos   No  território  brasileiro  e  pensando
       pelos laboratórios clínicos brasileiros: esses testes que   corretos e confiáveis aos brasileiros que buscavam o   especificamente  na  medicina  diagnóstica,  temos
       estavam  sendo  disponibilizados  para  as  populações   diagnóstico da infecção pelo novo coronavírus, bem   marco histórico que definiu a criação de programas
       tinham  a qualidade necessária  para  entregar   como o controle epidemiológico.       de  qualidade  laboratorial,  que  merecem  atenção  e
       resultados  confiáveis  e,  assim,  direcionar  a  melhor   Mas  a  busca  por  melhorias  deve  ser  contínua   auxiliam continuamente a otimizar o setor, a exemplo
       conduta médica? Ampliar rapidamente o acesso sem a   e  independente  de  qualquer  patologia.  Para  que   do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos
       preocupação com a segurança era a melhor estratégia   tenhamos  uma  orientação  bastante  assertiva  sobre   (PALC),  da  Sociedade  Brasileira  de  Patologia  Clínica
       a ser adotada?                             como  melhorar o  diagnóstico  e reduzir o  risco  de   e  Medicina  Laboratorial  (SBPC/ML),  do  Programa
         Em  meados  de  2015,  um  relatório  do  Instituto   falhas,  a  publicação  Improving  Diagnosis  in  Health   da  Sociedade  Brasileira  de  Análises  Clínicas  (SBAC)
       de  Medicina  dos  Estados  Unidos,  publicado  no   Care (2), também do Instituto de Medicina dos EUA,   e  do  Programa  de  Acreditação  em  Diagnóstico  por
       Jama  Network(1),  listou  cinco  passos  importantes   traz oito recomendações:       Imagem (PADI), do Colégio Brasileiro de Radiologia e
       para  mensuração  de  erros  e  posterior  avaliação  e   -  Aumentar  a  eficiência  do  trabalho  em  equipe   Diagnóstico por Imagem (CBR).
       implementação de melhorias. Eram eles: estabelecer   envolvendo  profissionais  de  saúde,  pacientes  e   Esse investimento  na  melhoria da qualidade
       a magnitude  e a raiz  dos problemas,  determinar as   familiares.                     diagnóstica beneficia toda a cadeia: o paciente ganha
       causas  e os riscos dos erros  de  diagnóstico,  avaliar   -  Aprimorar  a  educação  e  o  treinamento  desses   acesso a exames cada vez mais assertivos e tem sua
       a  eficácia  das  intervenções,  avaliar  as  habilidades   profissionais.             saúde  monitorada  de  forma  muito  mais  eficiente,
       educativas  e o treinamento  e estabelecer os   - Garantir que a tecnologia apoie todos os atores   e o  sistema  economiza  recursos direcionando  o
       responsáveis pelo desempenho diagnóstico.  do diagnóstico.                             exame certo para o  paciente  certo na  hora  certa,
         Interessante  observar  que  as  avaliações  do   - Implantar abordagens para identificar e reduzir   entregando  resultados  de qualidade para  exames
       setor diante  da disponibilidade  de testes para  a   erros, aprendendo com eles.      que  não  precisarão  ser  refeitos.  Por  esses  motivos,
       Covid-19  seguiram  justamente  esses  passos.  Ou   - Estabelecer um sistema de trabalho que suporte   a  preocupação  com  a  qualidade  vem  integrando  a
       seja,  entendemos  que  tratava-se  de um  cenário   a implementação de melhorias.     rotina dos laboratórios e clínicas de imagem do país.
       pandêmico que exigia ações rápidas e assertivas, mas   -  Desenvolver  um  ambiente  que  facilite  a   Referências:
       sem colocar em risco a segurança dos pacientes; que   aprimoração diagnóstica e o aprendizado   (1)  Measurement  Is  Essential  for  Improving  Diagnosis
       muitos testes estavam chegando sem a qualidade e   - Adotar um modelo de remuneração que apoie o   and Reducing Diagnostic Error - A Report From the Institute
                                                                                              of Medicine
       a  eficiência  necessárias,  levando  a  resultados  falsos   processo diagnóstico.      (2) Improving Diagnosis in Health Care
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