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Opinião
RODRIGO BRITO
Biomédico, MBA em Administração e Qualidade com mais de 10 anos de experiência em gestão
e processos laboratoriais. Fundador e CEO da Acreditare Consultoria que auxilia os micro,
pequenos e médios laboratórios a melhorar suas rotinas internas e seus processos de gestão.
rodrigo@acreditare.com
Base de conhecimento: gestão de informações para
clientes e colaboradores
A base de conhecimento é uma espécie de pacientes. novos colaboradores, diminuição das “ilhas
biblioteca online do laboratório. Ela pode contar De maneira mais simplista, podemos definir de conhecimento”, ampliação do engajamento
com diversos formatos de conteúdo e tem por o princípio da base de conhecimento como da equipe e, claro, a facilidade de acesso às
objetivo informar e transmitir conhecimento sendo a união dos documentos da qualidade informações.
entre clientes (médicos e pacientes) e com os materiais direcionados aos clientes Para que a base de conhecimento seja
colaboradores. externos do laboratório. funcional é importante que ela seja construída
O conceito é mais utilizado em empresa de Entretanto, para que a base de conhecimento e funcione online, possibilitando que, tanto
base tecnológica, mas tem ganhado notoriedade seja implantada de maneira efetiva é preciso colaboradores e clientes, tenham acesso às
no setor de saúde, em especial no de análises que seja realizado um planejamento do formato informações utilizando qualquer dispositivo
clínicas, graças ao advento das healthtechs. da utilização e implantação desta ferramenta. com acesso à internet.
O setor laboratorial está mais familiarizado Criar uma base de conhecimento, mantê- Sabemos que a informação rápida e de
com o conceito de documentos da qualidade, la sempre atualizada e publicar conteúdos qualidade pode transformar o relacionamento
que são arquivos contendo dados técnicos relevantes pode trazer inúmeros benefícios do laboratório com os seus clientes e melhorar
e o passo a passo dos exames e atividades para o laboratório. Podemos citar alguns o desempenho dos colaboradores, e a base de
realizadas nas rotinas diárias. Em conjunto deles: a possibilidade autoatendimento, ou conhecimento é o caminho para isso.
com esses documentos, que são voltados para seja, o cliente encontra as dúvidas para os seus Agora que você conhece alguns dos benefícios
os colaboradores, alguns laboratórios têm questionamentos sem que seja necessário da implantação da base de conhecimento, que
investido na criação de conteúdos destinados entrar em contato direto com o laboratório, tal utilizá-la em seu laboratório? Tenho certeza
para o público externo, sejam eles médicos ou melhoria do processo de treinamento de de que em breve você terá bons resultados.
KELLY CASIMIRO
É Psicóloga, fez carreira em RH de empresas da área da saúde.
Atualmente é sócia da Desenvolvere Assessoria, empresa especializada
em desenvolvimento humano na área da saúde.
Kelly.casimiro@desenvolvereassessoria.com.br
Síndrome do Super Líder
Infelizmente tem muito líder se achando! Achando pensar sua liderança. Ser vulnerável é admitir as fraquezas e buscar ajuda.
que pode dar conta de tudo sem precisar de ajuda. A matéria traz ainda o resultado da pesquisa feita Um exemplo prático: você recebeu uma nova demanda
E coincidentemente a revista VocêSA de julho pela consultoria Talenses Executive com 400 executivos de trabalho, porém, não sabe detalhes de como deve
trouxe sua matéria de capa intitulada De qual Líder e os resultados, confirmam minha impressão: fazer essa entrega – exemplo fictício que nunca acontece
precisamos agora? Recomendo que você leia, tem • 100% dos líderes estão sentindo ansiedade, na área da saúde (!). Na conversa com sua equipe, você
muitos insights para te auxiliar a desenvolver e (re) medo e angústia; pode (e deve) dizer que recebeu essa demanda, que não
tem maiores detalhes e que precisa da ajuda de todos
• 78% dos executivos
para entregar o melhor trabalho possível.
se sentem pressionados
Posso garantir que essa atitude te aproximará
a tomar decisões ágeis e
ainda mais da equipe e fará com que todos te vejam
difíceis por causa da crise;
como alguém igual a eles. Líder que é líder não tem
• 71% nunca dividem,
medo de se mostrar vulnerável e consegue transformar
ou dividem raramente, seus
suas fraquezas em forças para a equipe. Aliás, líder que
sentimentos com os colegas
é líder tem equipe de alta performance – a sua é assim?
de trabalho;
Sobre os dados estatísticos apresentados, como
• 46% acreditam estar
você se avalia nesse sentido? Esses números fazem
conseguindo equilibrar
sentido para você?
bem as emoções, apesar das
No meu trabalho, principalmente nesses últimos
circunstâncias;
meses, muitos líderes aproveitaram nossos encontros
• 30% escondem o que
para desabafar e chorar – isso mesmo. Isso mostra
sentem por vergonha ou medo
que os 71% que não dividem suas emoções existem
do que os outros vão pensar.
sim e estão mais próximos de nós do que imaginamos.
São números que
Não sei se você está nessa situação. Se estiver, aqui vai
assustam se levarmos em
uma recomendação: busque ajuda. Não queira ser um
conta que são executivos
Super Líder porque isso só vai te trazer mais trabalho
que responderam à pesquisa
e pouco resultado.
– concorda comigo?
Ah, sem contar o fato de que você vai entrar para
A grande questão é que
as demais estatísticas: sentindo medo, ansiedade,
Líderes também são pessoas
angústia; acreditando de que consegue equilibrar
e estão sujeitos às mesmas
vida pessoal x vida profissional etc.
necessidades dos demais.
Para encerrar essa reflexão, os entrevistados
Contudo, têm medo de
entendem que a melhor forma de atuação nessa
mostrar as vulnerabilidades.
época de crise é usar da empatia e da assertividade
Sobre vulnerabilidade,
para melhor liderar a equipe.
nada melhor do que citar
Aliás, esse foi o tema do nosso artigo de maio – dá
Brene Brown, maior
uma olhada depois.
estudiosa sobre o assunto:
Assertividade e Empatia são excelentes ferramentas
“Vulnerabilidade é
para liderar a equipe de forma segura. Use e abuse
sinônimo de coragem.
dessas competências para que sua equipe continue se
Coragem de enfrentar tudo
sentindo confiante, mesmo em meio ao caos. Se você
e estar vulnerável para
precisar de ajuda nesse sentido, conte comigo.
melhorar e não desistir.”
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