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Opinião


                     Francisco Balestrin
                     Presidente do SindHosp – Sindicato dos Hospitais,
                     Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo


                     fbalestrin@sindhosp.org.br


                       Para que o horror acabe e o respeito comece


          Nojo. Não há outra forma para descrever esse   diferentes que ficaram em evidência recentemente   psicológica,  cometidos  dentro  de instituições  de
       sentimento coletivo e pessoal diante da violência   na mídia, com mulheres vítimas de estupro.  saúde. E me levam a questionar se as boas práticas
       que  as  mulheres  vivem  no  Brasil.  O  desrespeito   Uma  menina  de  11  anos  ao  ser  encaminhada   assistenciais estão ficando apenas no papel.
       aos  corpos  femininos  está nas notícias,  nos   para um hospital de Florianópolis (SC) para realizar   Diante  desses  fatos,  convido  os  diretores
       comentários  maldosos,  no  transporte  público,   o  procedimento  de  modo  legal,  teve  o  pedido   hospitalares  de todo  o  país,  nesse  momento,  a
       no  ambiente  de  trabalho.  E,  claro,  se  reflete  nas   negado  e  precisou  recorrer  à  justiça.  Em  vez  de   fazerem uma a reflexão e análise profunda de sua
       estatísticas de violência sexual.          apoio,  acabou  tendo  que prorrogar os  trâmites   Governança  Clínica:  será  que  a  regulamentação,
          De 2020 para 2021, o índice de estupro cresceu   para  que  levasse  até  o  fim  a  gravidez  de  risco  e   os  treinamentos,  a  verificação  de  conformidade
       3,7% no  país,  de acordo  com  dados do relatório   indesejada.                       e a  atenção  centrada  na  pessoa  estão  de fato
       "Violência  contra  mulheres  em  2021",  elaborado   Depois veio à tona o caso da jovem atriz global   acontecendo  na  prática.?  O  sistema  de saúde
       para  o  Anuário  Brasileiro  de Segurança  Pública   que,  mesmo  chegando  ao  final  da  gravidez,  teve   é  capaz  de  preservar  a  integridade  de  todos  os
       de  2022.  Segundo  o  mesmo  documento,  56.098   sua  privacidade  violada  por  uma  enfermeira  que   pacientes,  incluindo  mulheres e meninas?  Ou
       estupros foram oficialmente registrados.   “vendeu” seus dados para um jornalista. O que a   será que quando  se trata do gênero  feminino,  o
          Tenho  conversado  com  as  mulheres  do  meu   levou a ser acusada e humilhada publicamente pela   preconceito, a misoginia e as convicções individuais
       convívio, com minha filha, no meu trabalho e esse   decisão legal de encaminhar o bebê para adoção   falam mais alto?
       sentimento de asco é generalizado.         direta.                                       É  uma  pergunta  difícil,  mas  é  imprescindível
          Até quando discursos misóginos e a falta de um   Por último, até a fronteira da maternidade foi   olharmos para as feridas abertas do sistema para
       ambiente  social  seguro  continuarão  a  fomentar   quebrada com o médico anestesista que aplicava   garantir às nossas pacientes um lugar seguro, em
       espaço para essas impunidades? Até quando se vai   uma dosagem maior do que a necessária de sedativo   que  haja  respeito,  privacidade,  dignidade  e  um
       justificar atrocidades com base no comportamento   nas pacientes para abusar das mesmas durante o   tratamento adequado sempre que elas decidirem
       ou vestimenta?                             parto. E tudo isso utilizando os recursos do próprio   entregar suas vidas em nossas mãos.
          Enquanto  não  vemos  chegar  a  resposta  a   hospital  e adicionando  etapas inexistentes  ao
       essa  pergunta,  observamos  que  barbaridades   processo, diante de todos os colegas.   https://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/
       acontecem  sem escolher idade, classe social  ou   Além de nojentas,  essas  histórias  têm  em   violencia-em-dados/aumento-4-nos-registros-de-
       postura  pessoal:  retrato  disso  são  os  três  casos   comum  abusos  e  violência,  seja  esta  física  ou   estupro-no-pais-entre-2020-e-2021/




                     Marbenha Linko
                     Farmacêutica Bioquímica na CISAM
                     CEO OFAC Brasil
                     Vice-Presidente CRF-MA
                     Membro do Grupo Técnico de Análises Clínicas do Conselho Federal de Farmácia
                     ofacbrasil@gmail.com


                             O Que Você Vende em Seu laboratório?


         Todo mundo é vendedor, uns vendem produtos,   Atendentes mal informados:  Os clientes  estão   descontente com a experiência, que falará mal da
       outros  vendem  serviços,  no  mínimo,  você  vende...   cada  vez  mais  exigentes,  a  maioria  dos  clientes   empresa  e  “queimará”  a  imagem  da  empresa  no
       seu tempo. Alguns gestores (incrível!) dizem que não   pesquisam bastante antes de comprar, logo, esbarrar   mercado.
       gostam  de  vendas,  que  não  são  bons  vendedores,   com  um  atendente  que não  conhece bem  sobre os   Todos nós precisamos pensar em estratégias de
       não  sabem  oferecer  seu produto,  não  sabem  como   produtos ou serviços, gera uma experiência terrível. O   vendas e conquistas através de bons argumentos.
       abordar o  cliente,  alguns  têm até medo de falar o   cliente já vai com receio, muitos já enfermos, sentindo   Então podemos afirmar que existe sim, um
       valor (pasmem!) do seu produto.  Realmente pode ser   dores, cheios de medos, ansiosos, daí se deparam com   vendedor  dentro  de  todos  nós,  não  um  vendedor
       que para a profissão de vendedor direto, esses tipos   um atendente que não sabe dar informações direito,   de produtos ou exames, mas sim um vendedor de
       de pessoas não tenham perfis ou habilidades, mas não   gaguejando, sem segurança no que está fazendo. A   idéias, um vendedor de conforto, um vendedor de
       imaginam o tanto de vendas que já fizeram e que faz   experiência desse cliente não tem como ser boa. Por   bem estar, um vendedor de satisfação,um vendedor
       diariamente sem perceber...que é a experiência vivida   isso os atendentes precisam estudar bastante sobre   de qualidade, um vendedor de saúde.
       pelo cliente no laboratório.               os procedimentos, serem de fato especialistas no que
         “É necessário que se entenda que vender é base   fazem.
       vital para o sucesso de qualquer empresa ou prestador   Atendentes que não focam nas necessidades
       de serviço”, diz, Fabio Pereira, Master Coach  formado   dos clientes:  Tão  chato  quanto  ser  atendido  por
       pela  FEBRACIS,  palestrante  do  mês  de agosto,  na   alguém mal informado, é ser atendido por um
       plataforma de ensino da OFAC Brasil.       atendente que não busca entender as necessidades
         Talvez  por  isso,  existem  tantos  atendentes   do cliente e quer empurrar qualquer coisa, afinal,
       exercendo de forma ineficaz suas funções, eles não   ele precisa bater sua meta. O foco é sempre nas
       perceberam  ou  não  foram  treinados  a  verem  esse   necessidades do cliente, ofereça apenas coisas
       fato.                                      que cabem naquele contexto.
         A culpa disso nem sempre é do atendente, mas do   Serem atendidos por atendentes desmotivados:
       empresário que acha caro investir em treinamentos.   O cliente entra em um laboratório ou até mesmo em
       Caro é perder  clientes  e consequentemente receita   atendimentos por chat ou whatsapp e o atendente
       por mal atendimento, piora ainda mais quando esses   não parece muito afim de atender, isso quando
       clientes saem falando mal do laboratório.  não demora muito para iniciar o atendimento. O
         “Não  adianta  ter os  melhores  equipamentos,   cliente acaba percebendo a má vontade da pessoa
       os  mais  modernos,  os  melhores  prédios,  a  melhor   ou a ineficiência da empresa e já fica desapontado,
       estrutura, se o atendimento não fizer sua parte com   achando que o problema é com ele. Atendentes,
       excelência”, complementa Pereira.          isso é mais comum do que parece, mesmo sendo um
         Alguns  exemplos de  erros  de  atendimentos   absurdo. Atender gera emoção, se começar errado,
       abaixo, comentados por Fabio Pereira:      provavelmente acabará sem venda ou com o cliente

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