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Opinião
Francisco Balestrin
Presidente do SindHosp – Sindicato dos Hospitais,
Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo
fbalestrin@sindhosp.org.br
Para que o horror acabe e o respeito comece
Nojo. Não há outra forma para descrever esse diferentes que ficaram em evidência recentemente psicológica, cometidos dentro de instituições de
sentimento coletivo e pessoal diante da violência na mídia, com mulheres vítimas de estupro. saúde. E me levam a questionar se as boas práticas
que as mulheres vivem no Brasil. O desrespeito Uma menina de 11 anos ao ser encaminhada assistenciais estão ficando apenas no papel.
aos corpos femininos está nas notícias, nos para um hospital de Florianópolis (SC) para realizar Diante desses fatos, convido os diretores
comentários maldosos, no transporte público, o procedimento de modo legal, teve o pedido hospitalares de todo o país, nesse momento, a
no ambiente de trabalho. E, claro, se reflete nas negado e precisou recorrer à justiça. Em vez de fazerem uma a reflexão e análise profunda de sua
estatísticas de violência sexual. apoio, acabou tendo que prorrogar os trâmites Governança Clínica: será que a regulamentação,
De 2020 para 2021, o índice de estupro cresceu para que levasse até o fim a gravidez de risco e os treinamentos, a verificação de conformidade
3,7% no país, de acordo com dados do relatório indesejada. e a atenção centrada na pessoa estão de fato
"Violência contra mulheres em 2021", elaborado Depois veio à tona o caso da jovem atriz global acontecendo na prática.? O sistema de saúde
para o Anuário Brasileiro de Segurança Pública que, mesmo chegando ao final da gravidez, teve é capaz de preservar a integridade de todos os
de 2022. Segundo o mesmo documento, 56.098 sua privacidade violada por uma enfermeira que pacientes, incluindo mulheres e meninas? Ou
estupros foram oficialmente registrados. “vendeu” seus dados para um jornalista. O que a será que quando se trata do gênero feminino, o
Tenho conversado com as mulheres do meu levou a ser acusada e humilhada publicamente pela preconceito, a misoginia e as convicções individuais
convívio, com minha filha, no meu trabalho e esse decisão legal de encaminhar o bebê para adoção falam mais alto?
sentimento de asco é generalizado. direta. É uma pergunta difícil, mas é imprescindível
Até quando discursos misóginos e a falta de um Por último, até a fronteira da maternidade foi olharmos para as feridas abertas do sistema para
ambiente social seguro continuarão a fomentar quebrada com o médico anestesista que aplicava garantir às nossas pacientes um lugar seguro, em
espaço para essas impunidades? Até quando se vai uma dosagem maior do que a necessária de sedativo que haja respeito, privacidade, dignidade e um
justificar atrocidades com base no comportamento nas pacientes para abusar das mesmas durante o tratamento adequado sempre que elas decidirem
ou vestimenta? parto. E tudo isso utilizando os recursos do próprio entregar suas vidas em nossas mãos.
Enquanto não vemos chegar a resposta a hospital e adicionando etapas inexistentes ao
essa pergunta, observamos que barbaridades processo, diante de todos os colegas. https://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/
acontecem sem escolher idade, classe social ou Além de nojentas, essas histórias têm em violencia-em-dados/aumento-4-nos-registros-de-
postura pessoal: retrato disso são os três casos comum abusos e violência, seja esta física ou estupro-no-pais-entre-2020-e-2021/
Marbenha Linko
Farmacêutica Bioquímica na CISAM
CEO OFAC Brasil
Vice-Presidente CRF-MA
Membro do Grupo Técnico de Análises Clínicas do Conselho Federal de Farmácia
ofacbrasil@gmail.com
O Que Você Vende em Seu laboratório?
Todo mundo é vendedor, uns vendem produtos, Atendentes mal informados: Os clientes estão descontente com a experiência, que falará mal da
outros vendem serviços, no mínimo, você vende... cada vez mais exigentes, a maioria dos clientes empresa e “queimará” a imagem da empresa no
seu tempo. Alguns gestores (incrível!) dizem que não pesquisam bastante antes de comprar, logo, esbarrar mercado.
gostam de vendas, que não são bons vendedores, com um atendente que não conhece bem sobre os Todos nós precisamos pensar em estratégias de
não sabem oferecer seu produto, não sabem como produtos ou serviços, gera uma experiência terrível. O vendas e conquistas através de bons argumentos.
abordar o cliente, alguns têm até medo de falar o cliente já vai com receio, muitos já enfermos, sentindo Então podemos afirmar que existe sim, um
valor (pasmem!) do seu produto. Realmente pode ser dores, cheios de medos, ansiosos, daí se deparam com vendedor dentro de todos nós, não um vendedor
que para a profissão de vendedor direto, esses tipos um atendente que não sabe dar informações direito, de produtos ou exames, mas sim um vendedor de
de pessoas não tenham perfis ou habilidades, mas não gaguejando, sem segurança no que está fazendo. A idéias, um vendedor de conforto, um vendedor de
imaginam o tanto de vendas que já fizeram e que faz experiência desse cliente não tem como ser boa. Por bem estar, um vendedor de satisfação,um vendedor
diariamente sem perceber...que é a experiência vivida isso os atendentes precisam estudar bastante sobre de qualidade, um vendedor de saúde.
pelo cliente no laboratório. os procedimentos, serem de fato especialistas no que
“É necessário que se entenda que vender é base fazem.
vital para o sucesso de qualquer empresa ou prestador Atendentes que não focam nas necessidades
de serviço”, diz, Fabio Pereira, Master Coach formado dos clientes: Tão chato quanto ser atendido por
pela FEBRACIS, palestrante do mês de agosto, na alguém mal informado, é ser atendido por um
plataforma de ensino da OFAC Brasil. atendente que não busca entender as necessidades
Talvez por isso, existem tantos atendentes do cliente e quer empurrar qualquer coisa, afinal,
exercendo de forma ineficaz suas funções, eles não ele precisa bater sua meta. O foco é sempre nas
perceberam ou não foram treinados a verem esse necessidades do cliente, ofereça apenas coisas
fato. que cabem naquele contexto.
A culpa disso nem sempre é do atendente, mas do Serem atendidos por atendentes desmotivados:
empresário que acha caro investir em treinamentos. O cliente entra em um laboratório ou até mesmo em
Caro é perder clientes e consequentemente receita atendimentos por chat ou whatsapp e o atendente
por mal atendimento, piora ainda mais quando esses não parece muito afim de atender, isso quando
clientes saem falando mal do laboratório. não demora muito para iniciar o atendimento. O
“Não adianta ter os melhores equipamentos, cliente acaba percebendo a má vontade da pessoa
os mais modernos, os melhores prédios, a melhor ou a ineficiência da empresa e já fica desapontado,
estrutura, se o atendimento não fizer sua parte com achando que o problema é com ele. Atendentes,
excelência”, complementa Pereira. isso é mais comum do que parece, mesmo sendo um
Alguns exemplos de erros de atendimentos absurdo. Atender gera emoção, se começar errado,
abaixo, comentados por Fabio Pereira: provavelmente acabará sem venda ou com o cliente
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