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Entrevista
Prestes a fazer 45 anos, Grupo Décio Camargo
revoluciona o setor laboratorial e o ativismo social
César Hernandes
Erba, Wama Diagnóstica, Eco Diagnóstica, Nikon, Grupo Solabia (Laborclin),
Cecon, Medmax, entre outros. Nós acreditamos que o mercado irá se desenvolver em
tecnologias portáteis e point of care, investindo pesadamente para sempre acompanhar
essa evolução e oferecer as melhores opções aos nossos clientes.
LaborNews – A pandemia da Sars-Cov-2 trouxe desafios para o setor laboratorial.
Como a Décio Camargo se preparou?
Carolina Camargo – A pandemia da Sars-Cov-2, de fato, trouxe inúmeros desafios
para o setor laboratorial. O Grupo Décio Camargo se preparou de forma abrangente e
proativa para enfrentar esses desafios e garantir a continuidade de suas operações.
LaborNews – Quais medidas foram adotadas?
Carolina Camargo – A segurança e bem-estar dos colaboradores. Desde o início
da pandemia priorizamos a saúde e a segurança de nossa equipe. Implementamos
protocolos rigorosos de higiene, distanciamento social e uso de EPIs, além de fornecer
treinamentos e orientações constantes sobre as melhores práticas de prevenção.
Também trabalhamos intensamente para garantir a continuidade dos nossos serviços,
fundamentais para os trabalhos laboratoriais. Adaptamos nossas operações para
permitir o trabalho remoto quando possível, mantendo, ao mesmo tempo, uma equipe
essencial no local para atender às demandas dos clientes.
LaborNews – E conseguiram suprir a ausência de insumos?
Carolina Camargo – A escassez de certos produtos e equipamentos de
laboratório foi um desafio enfrentado por muitas empresas durante a pandemia.
Antecipamos essa demanda e reforçamos nossos estoques de itens essenciais,
garantindo o fornecimento contínuo aos nossos clientes. Além disso, estabelecemos
parcerias estratégicas com fornecedores confiáveis para mitigar qualquer impacto
negativo na cadeia de suprimentos. Também é importante destacar a adoção de
soluções digitais para mitigar os efeitos das restrições de deslocamento e das
medidas de distanciamento social com o objetivo de manter um contato próximo
com os nossos clientes. O aumento da nossa presença online ofereceu suporte
virtual, webinars educacionais e consultoria técnica remota. Essas iniciativas
permitiram continuar fornecendo assistência personalizada aos laboratórios,
mesmo durante a pandemia.
LaborNews – E como se atualizaram com a evolução da doença?
Carolina Camargo - Conseguimos acompanhar de perto as evoluções científicas
e regulatórias relacionadas à Covid-19 e mantivemos nossa equipe informada sobre as
últimas pesquisas, metodologias de teste e diretrizes governamentais, para garantir que
nossos clientes recebessem informações atualizadas e confiáveis.
LaborNews – Vocês auxiliam a criar “negócios” para os clientes. Como isso
funciona?
Carolina Camargo – Nosso setor de consultoria de vendas visita os clientes
buscando analisar a rotina de cada um e sugerindo novos serviços aliados a implantação
de novas tecnologias para melhores resultados e aproveitando da melhor forma cada
setor dentro do laboratório. Levamos ao cliente o que ele precisa e mostramos como é
possível crescer implantando novas metodologias e tecnologias, mas isso não é feito do
Carolina Camargo, do grupo Décio Camargo dia para noite; ou seja, o cliente é a extensão do nosso negócio e ele deve ser estudado,
analisado profundamente. Nós não podemos falhar.
LaborNews – Como está a demanda de serviço para laboratórios e hospitais
A farmacêutica bioquímica Carolina Camargo tem uma grande responsabilidade veterinários?
em suas mãos: levar adiante a experiência do tradicional grupo de diagnósticos Carolina Camargo – Observamos um aumento nos últimos anos. O Grupo sempre
laboratoriais Décio Camargo, prestes a comemorar 45 anos de vida. E à LaborNews, atendeu o público veterinário em sua história, porém uma demanda passiva. Entretanto,
Carolina, que é filha dos fundadores Décio e Lígia Camargo, faz um balanço da nos últimos anos, fazendo um estudo de campo, nos deparamos com uma alta demanda,
atividade do Grupo até os dias atuais e ressalta a força feminina no comando (ela e além de perceber um público que acaba não sendo atendido de maneira personalizada,
Dona Lígia atuam lado a lado) de uma empresa que conta com mais de 4 mil clientes com a atenção devida. Frente a isso, buscamos parceiros no setor, treinamos nossos
em todo país. Conta também como foi preparar o Grupo para o enfrentamento colaboradores e oferecemos um serviço completo, desde reuniões e visitas comerciais
da pandemia da Sars-Cov-2, a atuação e o aprimoramento com o crescimento para entender as necessidades e demandas até apresentar um plano de implementação
no atendimento ao setor veterinário e o orgulho de ver a empresa, que nasceu na de novas tecnologias. É um setor que ainda vai crescer exponencialmente.
pequena Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, ser uma pioneira no LaborNews – E com novas tecnologias?
trabalho voluntário a diversas entidades sociais (crianças, adolescentes, pessoas com Carolina Camargo – Hoje estamos preparados para proporcionar aos laboratórios
deficiência e causa animal). “Acreditamos que sejam maneiras de causar um impacto e hospitais veterinários diagnósticos mais precisos, com novas tecnologias portáteis
positivo e promover mudanças significativas na vida das pessoas e dos animais”. e mais fáceis de transportar. Acreditamos que o crescimento da tecnologia, aliada ao
bom atendimento e expertise no setor, será a tendência e vai impactar muito o mercado
veterinário nos próximos anos.
LaborNews – Depois de 44 anos no mercado é possível fazer um balanço do LaborNews – Como se iniciou a atuação social da empresa?
momento e uma perspectiva para o futuro da Décio Camargo? Carolina Camargo – Todo Grupo Décio Camargo já colabora há muitos anos
Carolina Camargo - Desde o início dos anos 80 o casal Décio e Lígia Camargo com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de nossa cidade, não só
trabalhou incansavelmente para solidificar o caminho para a empresa ser referência no financeiramente, mas também gerando demanda de serviço e construindo novas ideias
mercado de diagnóstico. Foram diversas adversidades, mas o foco sempre foi atender junto aos inúmeros trabalhos executados pela organização. Com isso, consolidamos a
as necessidades dos clientes com rapidez, trazendo novas tecnologias, garantindo a total marca APAE junto à Décio Camargo. Acreditamos e lutamos pelos direitos da pessoa
qualidade dos produtos. E sempre com um atendimento amigo, marca registrada do Senhor com deficiência. Apoiamos também a ONG “As Valquírias”, uma Organização da
Décio Camargo (falecido). Hoje o Grupo é liderado por mulheres que atuam em diversos Sociedade Civil sediada na cidade de São José do Rio Preto, que atua diante de um
setores, como na distribuição de insumos para linha laboratorial, veterinária, industrial dos maiores problemas da nossa comunidade: tráfico de drogas, trabalho infantil e
e farmacêutico. Além de insumos, fornece equipamentos de altíssima tecnologia, com prostituição. Atualmente, estamos envolvidos em um projeto junto à ONG “Bicho sem
assistência técnica e assessoria científica própria, fortalecendo-se no setor. Teto”, da causa animal, pois acreditamos que através dela vamos ajudar a promover
LaborNews – Quantos clientes são atendidos pelo Grupo? o bem-estar animal e combater o abandono e maus-tratos. Acreditamos que sejam
Carolina Camargo – O Grupo atende hoje mais de 4000 clientes e comercializa maneiras de causar um impacto positivo e promover mudanças significativas na vida
mais de 5000 itens das melhores marcas do mercado: Greiner Bio One, Wiener-Lab, das pessoas e dos animais.
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