Page 4 - Jornal Labor News Versão Digital
P. 4

Entrevista
                     Prestes a fazer 45 anos, Grupo Décio Camargo


                  revoluciona o setor laboratorial e o ativismo social


                                                              César Hernandes

                                                                        Erba,  Wama Diagnóstica, Eco Diagnóstica,  Nikon, Grupo Solabia (Laborclin),
                                                                        Cecon, Medmax, entre outros. Nós acreditamos que o mercado irá se desenvolver em
                                                                        tecnologias portáteis e point of care, investindo pesadamente para sempre acompanhar
                                                                        essa evolução e oferecer as melhores opções aos nossos clientes.
                                                                           LaborNews – A pandemia da Sars-Cov-2 trouxe desafios para o setor laboratorial.
                                                                        Como a Décio Camargo se preparou?
                                                                           Carolina Camargo – A pandemia da Sars-Cov-2, de fato, trouxe inúmeros desafios
                                                                        para o setor laboratorial. O Grupo Décio Camargo se preparou de forma abrangente e
                                                                        proativa para enfrentar esses desafios e garantir a continuidade de suas operações.
                                                                           LaborNews – Quais medidas foram adotadas?
                                                                           Carolina Camargo – A segurança e bem-estar dos colaboradores. Desde o início
                                                                        da pandemia  priorizamos a saúde e a segurança de nossa equipe. Implementamos
                                                                        protocolos rigorosos de higiene, distanciamento social e uso de EPIs, além de fornecer
                                                                        treinamentos  e  orientações  constantes  sobre as melhores  práticas  de  prevenção.
                                                                        Também trabalhamos intensamente para garantir a continuidade dos nossos serviços,
                                                                        fundamentais  para os trabalhos laboratoriais.   Adaptamos nossas  operações para
                                                                        permitir o trabalho remoto quando possível, mantendo, ao mesmo tempo, uma equipe
                                                                        essencial no local para atender às demandas dos clientes.
                                                                           LaborNews – E conseguiram suprir a ausência de insumos?
                                                                           Carolina  Camargo –  A  escassez  de certos  produtos  e  equipamentos  de
                                                                        laboratório foi um desafio enfrentado por muitas empresas durante a pandemia.
                                                                        Antecipamos essa demanda e reforçamos nossos estoques de itens essenciais,
                                                                        garantindo o fornecimento contínuo aos nossos clientes. Além disso, estabelecemos
                                                                        parcerias estratégicas com fornecedores confiáveis para mitigar qualquer impacto
                                                                        negativo na cadeia de suprimentos. Também é importante destacar a adoção de
                                                                        soluções digitais para mitigar os efeitos das restrições de deslocamento e das
                                                                        medidas de distanciamento social com o objetivo de manter um contato próximo
                                                                        com os nossos clientes. O aumento da nossa presença  online ofereceu suporte
                                                                        virtual,  webinars educacionais e consultoria técnica remota. Essas iniciativas
                                                                        permitiram continuar fornecendo assistência personalizada aos laboratórios,
                                                                        mesmo durante a pandemia.
                                                                           LaborNews – E como se atualizaram com a evolução da doença?
                                                                           Carolina Camargo - Conseguimos acompanhar de perto as evoluções científicas
                                                                        e regulatórias relacionadas à Covid-19 e mantivemos nossa equipe informada sobre as
                                                                        últimas pesquisas, metodologias de teste e diretrizes governamentais, para garantir que
                                                                        nossos clientes recebessem informações atualizadas e confiáveis.
                                                                           LaborNews – Vocês auxiliam a criar “negócios” para os clientes. Como isso
                                                                        funciona?
                                                                           Carolina Camargo – Nosso  setor de consultoria  de vendas visita os clientes
                                                                        buscando analisar a rotina de cada um e sugerindo novos serviços aliados a implantação
                                                                        de novas tecnologias para melhores resultados e aproveitando da melhor forma cada
                                                                        setor dentro do laboratório. Levamos ao cliente o que ele precisa e mostramos como é
                                                                        possível crescer implantando novas metodologias e tecnologias, mas isso não é feito do
                      Carolina Camargo, do grupo Décio Camargo          dia para noite; ou seja, o cliente é a extensão do nosso negócio e ele deve ser estudado,
                                                                        analisado profundamente. Nós não podemos falhar.
                                                                           LaborNews – Como está a demanda de serviço para laboratórios e hospitais
           A farmacêutica bioquímica Carolina Camargo tem uma grande responsabilidade   veterinários?
        em  suas mãos:  levar  adiante  a  experiência  do tradicional  grupo de  diagnósticos   Carolina Camargo – Observamos um aumento nos últimos anos. O Grupo sempre
        laboratoriais Décio Camargo, prestes a comemorar 45 anos de vida. E à LaborNews,   atendeu o público veterinário em sua história, porém uma demanda passiva. Entretanto,
        Carolina, que é filha dos fundadores Décio e Lígia Camargo, faz um balanço da   nos últimos anos, fazendo um estudo de campo, nos deparamos com uma alta demanda,
        atividade do Grupo até os dias atuais e ressalta a força feminina no comando (ela e   além de perceber um público que acaba não sendo atendido de maneira personalizada,
        Dona Lígia atuam lado a lado) de uma empresa que conta com mais de 4 mil clientes   com a atenção devida. Frente a isso, buscamos parceiros no setor, treinamos nossos
        em  todo país.  Conta  também  como foi preparar  o Grupo para  o enfrentamento   colaboradores e oferecemos um serviço completo, desde reuniões e visitas comerciais
        da pandemia  da Sars-Cov-2, a atuação  e o aprimoramento  com  o crescimento   para entender as necessidades e demandas até apresentar um plano de implementação
        no atendimento ao setor veterinário e o orgulho de ver a empresa, que nasceu na   de novas tecnologias. É um setor que ainda vai crescer exponencialmente.
        pequena Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, ser uma pioneira no   LaborNews – E com novas tecnologias?
        trabalho voluntário a diversas entidades sociais (crianças, adolescentes, pessoas com   Carolina Camargo – Hoje estamos preparados para proporcionar aos laboratórios
        deficiência e causa animal). “Acreditamos que sejam maneiras de causar um impacto   e hospitais veterinários diagnósticos mais precisos, com novas tecnologias portáteis
        positivo e promover mudanças significativas na vida das pessoas e dos animais”.   e mais fáceis de transportar. Acreditamos que o crescimento da tecnologia, aliada ao
                                                                        bom atendimento e expertise no setor, será a tendência e vai impactar muito o mercado
                                                                        veterinário nos próximos anos.
         LaborNews – Depois de 44 anos no mercado é possível fazer um balanço do   LaborNews – Como se iniciou a atuação social da empresa?
       momento e uma perspectiva para o futuro da Décio Camargo?           Carolina  Camargo –  Todo Grupo Décio  Camargo já  colabora  há  muitos  anos
         Carolina Camargo - Desde o início dos anos 80 o casal Décio e Lígia Camargo   com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de nossa cidade, não só
       trabalhou incansavelmente para solidificar o caminho para a empresa ser referência no   financeiramente, mas também gerando demanda de serviço e construindo novas ideias
       mercado de diagnóstico. Foram diversas adversidades, mas o foco sempre foi atender   junto aos inúmeros trabalhos executados pela organização. Com isso, consolidamos a
       as necessidades dos clientes com rapidez, trazendo novas tecnologias, garantindo a total   marca APAE junto à Décio Camargo. Acreditamos e lutamos pelos direitos da pessoa
       qualidade dos produtos. E sempre com um atendimento amigo, marca registrada do Senhor   com  deficiência. Apoiamos  também  a  ONG  “As  Valquírias”,  uma  Organização  da
       Décio Camargo (falecido). Hoje o Grupo é liderado por mulheres que atuam em diversos   Sociedade Civil sediada na cidade de São José do Rio Preto, que atua diante de um
       setores, como na distribuição de insumos para linha laboratorial, veterinária, industrial   dos  maiores  problemas  da  nossa  comunidade:  tráfico  de  drogas,  trabalho  infantil  e
       e farmacêutico. Além de insumos, fornece equipamentos de altíssima tecnologia, com   prostituição. Atualmente, estamos envolvidos em um projeto junto à ONG “Bicho sem
       assistência técnica e assessoria científica própria, fortalecendo-se no setor.   Teto”, da causa animal, pois acreditamos que através dela vamos ajudar a promover
         LaborNews – Quantos clientes são atendidos pelo Grupo?         o bem-estar animal e combater  o abandono e maus-tratos. Acreditamos que sejam
         Carolina Camargo – O Grupo atende hoje mais de 4000 clientes e comercializa   maneiras de causar um impacto positivo e promover mudanças significativas na vida
       mais de 5000 itens das melhores marcas do mercado: Greiner Bio One,  Wiener-Lab,   das pessoas e dos animais.
                                                                                 4 4
   1   2   3   4   5   6   7   8   9