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Texto: Andréa Penna
            Entrevista
                                    BIOTÉCNICA: olhando para o futuro

                      Marcelo Saraiva, Head de Produtos, Pesquisa e Desenvolvimento, e Marketing, da Biotécnica, aborda o período
                        pandêmico, a criação do Comitê de Crise na empresa, analisa o mercado e oportunidades hoje e no futuro.
                                                  que  bate  asas,  mas  rapidamente  cai.  Tínhamos  de   temos de tecnologia, de sanitário, e de mercado, para
                                                  analisar se aquele momento seria uma constante, ou se   conseguir agregar mais produtos.
                                                  era um momento especial onde poderíamos aproveitar
                                                  aquela  oportunidade,  mas  depois  o  processo  iria  se   Labornews - A Biotécnica mostrou que olha para
                                                  normalizar.                                 o futuro e realiza no presente. Como você analisa as
                                                     Dentro dessa vasta gama de produtos que temos,   oportunidades?
                                                  tivemos  tanto  os  principais  relacionados  ao  Covid,  à   Marcelo Saraiva  -  o  futuro  está  na  medicina
                                                  pandemia  em  si,  como  o  sistema  satélite  da  doença.   preventiva.  A  comunidade  médica  também  tem  de
                                                  Sabemos  que  várias  outras  doenças  acometeram   comprar a ideia, claro. Quando se for falar de um perfil
                                                  os  pacientes  de  covid,  e  tínhamos  muitos  produtos   renal, sair da ureia e da creatinina, ir mais a fundo, falar
                                                  relacionados  à  essas  enfermidades  também.  Com   de uma Cistatina, de uma NGal.
                                                  isso, conseguimos abrir uma frente de trabalho muito   Sabemos  de  todo  o  contexto  de  saúde  público
                                                  grande e conseguimos perpetuar várias dessas frentes   do  país,  sabemos  que  alguns  exames  o  SUS  cobre,  e
                                                  que foram abertas até os dias de hoje, possibilitando   outros, o SUS não cobre,  mas também tem a ANS para
                                                  um  crescimento  substancial,  durante  o  período  da   regulamentar os planos. O nosso objetivo é ter os testes
                                                  pandemia.                                   disponíveis. Se serão cobertos pelo SUS, pelo plano de
           Marcelo Saraiva, Head de Produtos, Pesquisa e                                      saúde, ou pagos em particular, é uma outra esfera de
            Desenvolvimento, e Marketing da Biotécnica  Labornews - A  pandemia trouxe  ensinamentos.   debates. Nossa parte é fazer a tecnologia e disponibilizar.
                                                  Hoje, as pessoas têm mais cuidados com  a saúde.   E achar meios de fazer com que chegue à população,
          Labornews - Como foi o período pandêmico para   Como a Biotécnica analisa o foco do momento?  trabalhar  muito  com  a  divulgação,  com  explicação  e
       vocês?                                        Marcelo Saraiva  -  Marcelo  Saraiva  -  o  que   treinamento, para que a população saiba que existem
          Marcelo Saraiva -  Foi um trabalho exaustivo,   aconteceu  com  o  advento  da  pandemia,  é  que  todo   esses tipos de teste. Isso é muito importante.
       fizemos  muitos  estudos  assim  que  saiu  a  notícia.   mundo  se  tornou  um  pouco  mais  médico,  um  pouco
       Ainda  sem  muitas  informações,  e  já  com  algumas   mais  enfermeiro,  especialista  no  assunto,  e  também   Labornews - A linha  veterinária da Biotécnica
       paralisações, a empresa logo se reuniu e constituímos   muito preocupado com a própria saúde. Costumo dizer   cresceu,  tanto  no  mercado  interno como para
       um  Comitê  de  Crise,  que  teria  de  abordar  vários   que antes da pandemia era difícil explicar com o que   exportação. Conte um pouco sobre essa linha.
       aspectos: como a empresa deveria funcionar, a questão   trabalhamos.  Quando  falávamos  que  tínhamos  o  kit   Marcelo Saraiva - a linha Vet vem crescendo por
       trabalhista,  os  funcionários,  os  afastamentos,  como   que continha um exame que estava num laboratório,   que  o  cuidado  com  o  Vet  cresce  com  mais  ênfase.
       iríamos interpretar esse tipo de situação, ponderar os   tínhamos  de  contar  uma  história  enorme  para  poder   Eu mesmo fiquei surpreso ao ver uma campanha de
       casos que precisassem. Houve muito receio da equipe   explicar.  Com  a  pandemia  ficou  mais  fácil.  Dizemos   Novembro  Azul  para  Vet.  Não  sabia  que  existia!  Da
       com os desligamentos, as demissões, e a empresas se   assim: “sabe o teste de covid? Então, a gente trabalha   mesma forma que há o Novembro Azul para a saúde
       organizou para que isso não acontecesse. E aconteceu   com  isso,  desenvolvemos  esse  tipo  de  produto,  mas   do homem, tem também para o macho na veterinária.
       ao contrário! Entramos na pandemia com um número   além desse, para Covid, há vários outros”. Pois então, o   Há animais de pequeno porte, animais de grande
       "x" de colaboradores e estamos saindo desse momento   mundo está mais preocupado com a saúde, estão todos   porte, animais de produção, animais de companhia,
       especial com um número bem maior.  E isso é reflexo   mais  atentos.  Aquele  check-up  que  às  vezes  a  pessoa   e  independente  da  categoria,  o  cuidado  é  muito
       de  termos  conseguido  nos  organizar  e  aproveitar  as   ignorava, deixava para fazer depois, "o final do ano já   importante. Então, quando focamos nesses animais
       oportunidades que surgiram.                está chegando, depois eu me preocupo com isso”, hoje   de grande porte, a preocupação é a produtividade,
          Por  ser  uma  empresa  no  contexto  da  saúde,  de   não tem isso mais. Vemos que as pessoas estão com mais   quanto esse animal poderá render. E quando focamos
       diagnóstico  in  vitro,  vimos  que  devido  à  necessidade   medo, pensando assim: “poxa, se me acontecer alguma   no animal de pequeno porte, de companhia, o foco
       da pandemia, foi liberado para várias outras empresas,   coisa será que tenho saúde para poder aguentar?”.   é o carinho, o cuidado com a melhor saúde possível.
       o  trabalho  com  os  testes  de  covid:  IGg,  IGm,  PCR  ou   Essa  preocupação  com  a  saúde  abre  um  cenário   E a nossa linha Vet auxilia para que aconteça esses
       antígeno. Mas depois que se abriu esse leque, o filtro veio   muito  interessante  em  medicina  preventiva,  não   cuidados com todos esses animais.
       e acabaram ficando no mercado, realmente, somente as   somente  para  aqueles  testes  reativos,  quando  a   Temos  a  linha  de  bioquímica  vet  mais  completa,
       empresas do segmento, as empresas mais tradicionais,   pessoa  já  está  com  a  doença  e  precisa  fazer  um   com  amplo  portfólio  de  produtos:  tanto  os  produtos
       acostumadas a trabalhar com esses produtos, que é o   acompanhamento  para  poder  regular  medicação  ou   convencionais  como  os  de  perfil  renal  -  que  é  muito
       caso da Biotécnica.                        não. Falo agora de teste para prevenção. Uma linha que   comum  -,  como  também  os  produtos  diferenciados,
          Nós  nos  organizamos  nesse  Comitê,  verificamos   a Biotécnica já trabalha e que vem atuando agora com   como  o  Nefa,  Tba  e  Beta-Hidroxibutirato.  São  super
       o que precisaria ser feito, como deveríamos reagir às   mais ênfase. Dos testes indicadores precoces de alguns   específicos  e  têm  uma  saída  muito  interessante  para
       mudanças  e  fomos  trabalhando  assim,  bem  próximo   tipos de enfermidades que podem acometer as pessoas.   a  linha  veterinária  para  os  grandes  laboratórios  que
       dos  clientes,  próximo  do  mercado,  próximo  dos   Vou  exemplificar:  quando  falamos  de  doenças  cardio-  centralizam esse tipo de exame. Inclusive a Biotécnica
       colaboradores e dos fornecedores, tomando as decisões   vasculares,  enfarto,  outros  problemas  no  coração,  de   exporta alguns kits e reagentes veterinários para países
       bem curtas e justas, "cirúrgicas", dignamos assim, para   imediato as pessoas começam a se perguntar: “como   da América Latina além dos produtos da linha humana.
       que  tudo  pudesse  correr  muito  bem.  Conseguimos   está  meu  colesterol,  meu  trigliceres  e  meu  HDL?”.   Estamos explorando e crescendo além das fronteiras.
       então mitigar os percalços que surgiram.   Esses são os primeiros grandes marcadores. Mas antes
                                                  deles,  existem  outros  exames  que  podem  indicar  um   Labornews - Qual o recado da Biotécnica para a
          Labornews - Quais foram  os obstáculos  e as   futuro problema de saúde relacionado à doença cardio-  área de diagnóstico?
       soluções encontradas para a logística de distribuição   vascular.  Então  estamos  na  Biotécnica  trabalhando   Marcelo Saraiva - Gostaria de ressaltar, comentar
       durante a pandemia?                        com muitos testes para esta prevenção. A pessoa não   para os usuários, os laboratórios, as clínicas, todo esse
          Marcelo Saraiva - Esbarramos em um fator muito   precisa  esperar  a  situação  ficar  complicada.  Estamos   público  que  a  Biotécnica  atende,  que,  com  a  entrada
       complicador, que foram as logísticas, os fretes. E isso,   investindo muito nesse tipo de produto. Tanto no teste   natural de novas empresas surgindo, novos players vindo
       para todo tipo de material, tanto para matéria prima   em  si,  como  na  tecnologia.  Naturalmente  estamos   para o Brasil, é importante sempre avaliar a ascendência
       como  material  de  embalagem.  Soubemos  que  houve   muito ansiosos, o mundo está mais ansioso, não quer   do produto, a idoneidade da empresa, verificar o tempo
       casos em que empresas tinham o produto para enviar   esperar  para  ter  respostas  sobre  a  saúde,  quer  teste   que  estas  empresas  estão  no  mercado,  se  as  marcas
       mas  não  tinham  embalagem.  Não  aconteceu  com  a   mais rápido, quer autoteste para poder fazer em casa,   estão associadas, e isso é muito importante, e também
       Biotécnica,  por  que  conseguimos  nos  abastecer  bem,   na farmácia. A pandemia abriu esse precedente, e é por   verificar  o  responsável  técnico  da  empresa  que  está
       mas  passou-se  com  colegas  de  outras  empresas,  nos   isso que a Biotécnica está indo forte para esse tipo de   entrando aqui, para fornecer segurança e credibilidade
       pedindo caixa de papelão, folhas de isopor. Ou seja, a   produto  point-of-care  e  testes  imunocromatográfico   para quem vai usar o produto.
       situação foi bastante complicada.          também.                                       A nossa missão é muito importante: o resultado de
          Nós nos organizamos para poder atender a nossa   Tivemos  duas  ampliações  na  empresa,  tanto  de   um  teste  não  fecha  um  diagnóstico  -  que  é  realizado
       atual  demanda  e  muitas  demandas  flutuantes  que   equipe  quanto  estrutural,  e  uma  delas  e  uma  sala   pela  equipe  médica  -  mas  é  essencial,  primordial.  Um
       surgiram.  E  isso  verificou-se  muitas  vezes  durante  a   para produção de testes rápidos, super moderna, com   diagnostico não é brincadeira, é algo muito sério,  e não
       pandemia. Tínhamos uma base de venda estabilizada e,   equipamentos  de  primeiro  mundo,  e  que  já  está  em   podemos  colocar  o  nosso  exame  em  risco,  trabalhar
       de repente, um determinado produto dava um boom e   operação. Pretendemos, dessa maneira, entrarmos no   no perigo. O Brasil tem excelentes empresas, e muitas
       vendíamos bastante. Não sabíamos se isso acontecia por   mercado com mais esses produtos.  multinacionais  também  tem  que  estão  vindo.  Quem
       que o produto “caiu no gosto”, ou por que alguém ficou   Quando falamos "olhando para o futuro" na verdade   tem a ganhar é o mercado que apresenta cada vez mais,
       sem, e a Biotécnica então aproveitou a oportunidade,   é o futuro que já está acontecendo agora! Não é nada   ótimas  opções.  O  sol  esta  aí  para  todos,  aproveitem
       entrando mais no mercado.  Então, tínhamos de tomar   de novo, apenas aceleramos para podermos aproveitar   bem, e trabalhem com segurança. Esse é o recado que a
       medidas bem justa, para não ficar no “vôo de galinha”,   toda a estrutura que a empresa tem, o know-how que   Biotécnica quer passar para todos.










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