Qual o segredo do sucesso para a empresa se manter entre as líderes de um mercado que é tão competitivo?
A In Vitro é reconhecida desde a sua fundação pela qualidade dos seus produtos e serviços, e tem tradição por ser uma empresa inovadora. Temos orgulho de termos sido a indústria brasileira pioneira no desenvolvimento de reagentes líquidos e prontos para uso em automação, e na instalação da produção de testes rápidos no Brasil. Fomos ainda a primeira indústria brasileira a comercializar equipamentos automatizados para bioquímica e ELISA.
Diante de tanta competitividade, incluindo a entrada de empresas internacionais que tentam atuar diretamente no Brasil com baixos preços e sem proporcionar o devido suporte aos clientes, a In Vitro vem se remodelando, dando passos bem mais ousados e inovadores. A nova gestão que desde 2021 assumiu o controle de toda a organização, tem fortalecido o seu comprometimento e senso de pertencimento. Esta iniciativa não apenas demonstra coragem, mas confiança no potencial da organização ao refletir um compromisso genuíno com seu sucesso. Estas ações têm sido decisivas para o fortalecimento e estreitamento dos relacionamentos e negócios com parceiros e clientes, assim como para a criação de oportunidades inovadoras.
O segredo para o sucesso do nosso negócio é pautado pelos nossos maiores valores que são o respeito, a honestidade e a transparência no relacionamento com colaboradores, parceiros e clientes. Além disso, após 32 anos, mantemos o legado de continuar inovando e garantindo a qualidade dos nossos produtos e serviço como principal pilar da nossa estrutura.
LaborNews – Fundada em 1992, a In Vitro é uma indústria brasileira especializada no desenvolvimento, fabricação e comercialização de soluções para diagnóstico in vitro, contudo qual a sua principal área de atuação no mercado?
A In Vitro conta com um portfólio com mais de 500 produtos (reagentes e equipamentos) para atender a laboratórios de pequeno, médio e grande porte (linha humana e veterinária). Podemos dizer que a nossa maior atuação e representatividade é nas linhas de bioquímica, hemostasia, íons seletivos, hematologia, testes rápidos e POCT FIA.
LaborNews – A cadeia logística da empresa tem capacidade de atender a todos os estados brasileiros?
A In Vitro possui uma cadeia logística capaz de atender os clientes em todo o Brasil, garantindo a estabilidade e confiabilidade dos resultados de seus produtos. Para ampliar esta atuação, a In Vitro conta com uma rede de distribuidores presente em todos os estados do Brasil.
LaborNews – A empresa tem atuação em outros países?
A In Vitro tem parceria com distribuidores em vários países e essa construção se deve a relação internacional através da Human, marca alemã presente em mais de 170 países, um dos nossos principais fornecedores. Atualmente estamos presente em 5 países e já prevemos ampliação para outros.
LaborNews – Quais as inovações que serão lançadas ainda em 2024 para as linhas humana e veterinária?
Dentre as novidades que preparamos para o ano de 2024, destacamos os recentes lançamentos em automações na linha de bioquímica – InviSTAR 200, hemostasia – HemoSTAR Plus e íons seletivos – LyteSTAR PRO A. Contudo, as novidades não param por aí e os próximos passos da In Vitro é o que o mercado mais deseja saber, especialmente os concorrentes que têm admiração pela In Vitro…(risos). Alguns dos novos lançamentos poderão ser conferidos com exclusividade no Congresso Sul Mineiro de Laboratórios Clínicos e outros serão divulgados em breve.
LaborNews – Como a In Vitro tem se preparando para enfrentar os desafios regulatórios e as doenças que estão (res)surgindo?
Estamos sempre atentos as movimentações regulatórias na área da saúde e próximos a instituições de pesquisa no Brasil e em outras partes do mundo. Mais do que sair na frente, o nosso principal objetivo é oferecer um diagnóstico seguro, preciso e rápido, no caso de qualquer nova, reincidente ou recorrente doença. A nossa fábrica que fica em Itabira, em uma área de quase 17.000 m2, conta com um parque tecnológico e produtivo equipado e em constante atualização para atender a todos os tipos de demanda atuais e com capacidade de expansão para novas que possam (res)surgir.
LaborNews – Qual a projeção da In Vitro para daqui 5 anos?
Daqui há 5 anos teremos o melhor portfólio de diagnóstico in vitro adaptado para os laboratórios brasileiros. Nosso objetivo é ampliar o reconhecimento pela qualidade, inovação e excelência dos produtos e serviços. Temos trabalhado para continuarmos a ser referência no mercado de diagnóstico in vitro e para contribuir com as melhores soluções de saúde, afinal temos o compromisso de cuidar do futuro ao preservar à vida e à saúde.
Paulo Soares – CEO In Vitro Diagnóstica
Administrador com especialização em marketing e negócios, e com experiência em gestão de equipes de alta performance em grandes companhias. Atua há 15 anos na área de diagnóstico e desenvolvimento em diferentes segmentos. Atualmente é o CEO e um dos acionistas da In Vitro Diagnóstica.