O Hospital Amaral Carvalho (HAC) recebeu na tarde do último dia 6/dez a prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, e vereadores da Câmara de Bauru para uma discussão sobre o projeto de construção do Centro de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer no município.
A iniciativa prevê a sessão de um terreno para construção da unidade, que fornecerá exames, encaminhamentos e tratamento oncológico ambulatorial com radioterapia e quimioterapia aos pacientes de Bauru e região. “Nosso objetivo é dar oportunidade para que o paciente realize todos os exames para diagnóstico e realize seu tratamento, seja radioterapia ou quimioterapia, em um mesmo lugar e mais próximo dele, evitando transtornos e custos com viagem e hospedagem”, ressalta o superintendente do HAC, Antonio Navarro.
A prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, destaca que o projeto será de grande importância para o tratamento dos moradores do município e da região, que abrange mais de 60 cidades. “É um passo importante para Bauru ter uma unidade do Hospital Amaral Carvalho, que é uma Instituição referência em todo o País no atendimento em oncologia. Esse investimento proporcionará diagnóstico rápido e que nossos pacientes sejam atendidos em casa.”
De acordo com o secretário de Planejamento, Renato Purini, a pasta já iniciou a busca por terrenos que possam atender a demanda da obra. “Detectamos algumas áreas possíveis e hoje ouvimos sugestões de outras áreas. O próximo passo é buscar a matrícula dessas novas opções, olhar o zoneamento de forma célere para que a gente tenha logo mais já uma proposta de área, com tamanho para que possamos definitivamente resolver isso.”
Navarro destacou ainda que outro ponto importante é a busca de recursos para construção do novo espaço. “Somos uma Instituição filantrópica e, por isso, precisamos lidar com o déficit da tabela do Sistema Único de Saúde todos os dias. Financiamos o déficit por meio de doações via telemarketing, filantropia premiável, emendas, renúncia fiscal, entre outras ações. Então, para que esse projeto se concretize, precisaremos mobilizar a sociedade.”
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região demográfica de Bauru tem mais de 1,5 milhão de habitantes. “Hoje o grande problema é que o paciente com suspeita de câncer entra em uma fila de exame junto de outros pacientes com sintomas diversos e isso atrasa o diagnóstico e o tratamento, acarretando mais custos ao Estado e menores chances de cura ao paciente. Por isso, a importância de desenvolver esse centro diagnóstico”, comenta a diretoria de Desenvolvimento em Saúde, Cristina Moro.
O presidente da Câmara de Bauru, Junior Rodrigues, está otimista quanto ao projeto. “Sabemos que muitos pacientes não chegam a tempo ao tratamento. Outros precisam se deslocar para outras cidades para o tratamento. Por isso, fico feliz em ver que hoje as conversas avançaram. Esse investimento vai abranger toda a região”.
Ao final do encontro, a prefeita de Bauru e vereadores visitam as instalações do Hospital Amaral Carvalho e conferiram o atendimento.