medical equipment, medicine, laboratory-4099428.jpg

O papel do radiologista, as novas tecnologias digitais e a importância da educação continuada para o cuidado centrado no paciente

Dr Ricardo Sartim

Cada vez mais, a radiologia exerce uma função importante no cuidado centrado no paciente, uma vez que laudos precisos, baseados em evidências, servem de apoio para a melhor tomada de decisão diagnóstica do cirurgião e demais especialistas envolvidos na assistência. A crescente adoção de novas tecnologias digitais por parte dos radiologistas coloca estes profissionais na vanguarda da qualidade do cuidado e segurança dos pacientes.

Dominar as novas tecnologias digitais é uma habilidade inerente ao processo de educação continuada dos radiologistas e reforça sua responsabilidade na prática profissional em fazer diagnósticos cada vez mais precisos. Neste contexto, a medicina baseada em evidências exige do médico outras habilidades, incluindo a capacidade de buscar referências na literatura e avaliá-las criticamente.

Fundada há pouco mais de uma década pelo radiologista Ricardo Sartim, a PersonalRAD, empresa especializada em soluções médicas e inteligência de negócios, oferece cursos de capacitação, consultoria e telerradiologia. Atende dezenas de clínicas e hospitais em três regiões do Brasil com uso pioneiro da tecnologia em laudos à distância.   

Ciente do impacto de um laudo seguro, tanto na vida do paciente como na de colegas que contratam seus serviços, a PersonalRAD decidiu se tornar parceira da Elsevier para ampliar sua atuação, oferecendo serviços de educação médica com o objetivo de atender as demandas do mercado e preencher as lacunas na formação profissional. 

As ferramentas digitais adotadas pela PersonalRad para a prática e ensino da radiologia foram o STATdx, com conteúdos multidisciplinares, essenciais para o entendimento das mais diversas patologias e o Radprimer com planos de estudo, apresentação de diagnósticos, questões práticas, pré-testes, entre outros conteúdos. 

Atualmente, cursos bem estruturados e de qualidade garantem reciclagem, educação contínua e acesso permanente às novas tecnologias digitais do mercado. É indispensável que a informação baseada em evidências atenda as necessidades de profissionais iniciantes e experientes, sempre com o compromisso de promover a transformação digital como uma enorme oportunidade de aprimoramento do ensino médico. 

A trilha do conhecimento é individual, cada pessoa consegue reter informações de maneira distinta. Da mesma forma, há diferentes lugares e contextos. A proposta da PersonalRad é a criação de um ecossistema colaborativo da radiologia, um modelo de negócios inovador que representa uma quebra de paradigma na educação em radiologia.

*Dr. Ricardo Sartim é radiologista, fundador do PersonalRAD