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Prestes a fazer 45 anos, Grupo Décio Camargo revoluciona o setor laboratorial e o ativismo social

A farmacêutica bioquímica Carolina Camargo tem uma grande responsabilidade em suas mãos: levar adiante a experiência do tradicional grupo de diagnósticos laboratoriais Décio Camargo, prestes a comemorar 45 anos de vida. E à LaborNews, Carolina, que é filha dos fundadores Décio e Lígia Camargo, faz um balanço da atividade do Grupo até os dias atuais e ressalta a força feminina no comando (ela e Dona Lígia atuam lado a lado) de uma empresa que conta com mais de 4 mil clientes em todo país. Conta também como foi preparar o Grupo para o enfrentamento da pandemia da Sars-Cov-2, a atuação e o aprimoramento com o crescimento no atendimento ao setor veterinário e o orgulho de ver a empresa, que nasceu na pequena Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, ser uma pioneira no trabalho voluntário a diversas entidades sociais (crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e causa animal). “Acreditamos que sejam maneiras de causar um impacto positivo e promover mudanças significativas na vida das pessoas e dos animais”.

César Hernandes

Carolina Camargo

LaborNews – Depois de 44 anos no mercado é possível fazer um balanço do momento e uma perspectiva para o futuro da Décio Camargo?

Carolina Camargo – Desde o início dos anos 80 o casal Décio e Lígia Camargo trabalhou incansavelmente para solidificar o caminho para a empresa ser referência no mercado de diagnóstico. Foram diversas adversidades, mas o foco sempre foi atender as necessidades dos clientes com rapidez, trazendo novas tecnologias, garantindo a total qualidade dos produtos. E sempre com um atendimento amigo, marca registrada do Senhor Décio Camargo (falecido). Hoje o Grupo é liderado por mulheres que atuam em diversos setores, como na distribuição de insumos para linha laboratorial, veterinária, industrial e farmacêutico. Além de insumos, fornece equipamentos de altíssima tecnologia, com assistência técnica e assessoria científica própria, fortalecendo-se no setor.

LaborNews – Quantos clientes são atendidos pelo Grupo?

Carolina Camargo – O Grupo atende hoje mais de 4000 clientes e comercializa mais de 5000 itens das melhores marcas do mercado: Greiner Bio One, Wiener-Lab, Erba, Wama Diagnóstica, Eco Diagnóstica, Nikon, Grupo Solabia (Laborclin), Cecon, Medmax, entre outros. Nós acreditamos que o mercado irá se desenvolver em tecnologias portáteis e point of care, investindo pesadamente para sempre acompanhar essa evolução e oferecer as melhores opções aos nossos clientes.

LaborNews – A pandemia da Sars-Cov-2 trouxe desafios para o setor laboratorial. Como a Décio Camargo se preparou?

Carolina Camargo – A pandemia da Sars-Cov-2, de fato, trouxe inúmeros desafios para o setor laboratorial. O Grupo Décio Camargo se preparou de forma abrangente e proativa para enfrentar esses desafios e garantir a continuidade de suas operações.

LaborNews – Quais medidas foram adotadas?

Carolina Camargo – A segurança e bem-estar dos colaboradores. Desde o início da pandemia priorizamos a saúde e a segurança de nossa equipe. Implementamos protocolos rigorosos de higiene, distanciamento social e uso de EPIs, além de fornecer treinamentos e orientações constantes sobre as melhores práticas de prevenção. Também trabalhamos intensamente para garantir a continuidade dos nossos serviços, fundamentais para os trabalhos laboratoriais.   Adaptamos nossas operações para permitir o trabalho remoto quando possível, mantendo, ao mesmo tempo, uma equipe essencial no local para atender às demandas dos clientes.

LaborNews – E conseguiram suprir a ausência de insumos?

Carolina Camargo – A escassez de certos produtos e equipamentos de laboratório foi um desafio enfrentado por muitas empresas durante a pandemia. Antecipamos essa demanda e reforçamos nossos estoques de itens essenciais, garantindo o fornecimento contínuo aos nossos clientes. Além disso, estabelecemos parcerias estratégicas com fornecedores confiáveis para mitigar qualquer impacto negativo na cadeia de suprimentos. Também é importante destacar a adoção de soluções digitais para mitigar os efeitos das restrições de deslocamento e das medidas de distanciamento social com o objetivo de manter um contato próximo com os nossos clientes. O aumento da nossa presença online ofereceu suporte virtual, webinars educacionais e consultoria técnica remota. Essas iniciativas permitiram continuar fornecendo assistência personalizada aos laboratórios, mesmo durante a pandemia.

LaborNews – E como se atualizaram com a evolução da doença?

Carolina Camargo – Conseguimos acompanhar de perto as evoluções científicas e regulatórias relacionadas à Covid-19 e mantivemos nossa equipe informada sobre as últimas pesquisas, metodologias de teste e diretrizes governamentais, para garantir que nossos clientes recebessem informações atualizadas e confiáveis.

LaborNews – Vocês auxiliam a criar “negócios” para os clientes. Como isso funciona?

Carolina Camargo – Nosso setor de consultoria de vendas visita os clientes buscando analisar a rotina de cada um e sugerindo novos serviços aliados a implantação de novas tecnologias para melhores resultados e aproveitando da melhor forma cada setor dentro do laboratório. Levamos ao cliente o que ele precisa e mostramos como é possível crescer implantando novas metodologias e tecnologias, mas isso não é feito do dia para noite; ou seja, o cliente é a extensão do nosso negócio e ele deve ser estudado, analisado profundamente. Nós não podemos falhar.

LaborNews – Como está a demanda de serviço para laboratórios e hospitais veterinários?

Carolina Camargo – Observamos um aumento nos últimos anos. O Grupo sempre atendeu o público veterinário em sua história, porém uma demanda passiva. Entretanto, nos últimos anos, fazendo um estudo de campo, nos deparamos com uma alta demanda, além de perceber um público que acaba não sendo atendido de maneira personalizada, com a atenção devida. Frente a isso, buscamos parceiros no setor, treinamos nossos colaboradores e oferecemos um serviço completo, desde reuniões e visitas comerciais para entender as necessidades e demandas até apresentar um plano de implementação de novas tecnologias. É um setor que ainda vai crescer exponencialmente.

LaborNews – E com novas tecnologias?

Carolina Camargo – Hoje estamos preparados para proporcionar aos laboratórios e hospitais veterinários diagnósticos mais precisos, com novas tecnologias portáteis e mais fáceis de transportar. Acreditamos que o crescimento da tecnologia, aliada ao bom atendimento e expertise no setor, será a tendência e vai impactar muito o mercado veterinário nos próximos anos.

LaborNews – Como se iniciou a atuação social da empresa?

Carolina Camargo – Todo Grupo Décio Camargo já colabora há muitos anos com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de nossa cidade, não só financeiramente, mas também gerando demanda de serviço e construindo novas ideias junto aos inúmeros trabalhos executados pela organização. Com isso, consolidamos a marca APAE junto à Décio Camargo. Acreditamos e lutamos pelos direitos da pessoa com deficiência. Apoiamos também a ONG “As Valquírias”, uma Organização da Sociedade Civil sediada na cidade de São José do Rio Preto, que atua diante de um dos maiores problemas da nossa comunidade: tráfico de drogas, trabalho infantil e prostituição. Atualmente, estamos envolvidos em um projeto junto à ONG “Bicho sem Teto”, da causa animal, pois acreditamos que através dela vamos ajudar a promover o bem-estar animal e combater o abandono e maus-tratos. Acreditamos que sejam maneiras de causar um impacto positivo e promover mudanças significativas na vida das pessoas e dos animais.