De acordo com a OMS, o patógeno de “alto risco” tem uma capacidade maior de deixar pessoas saudáveis gravemente doentes
Por Silvia Melo
Uma superbactéria hipervirulenta, que pode potencialmente desencadear a próxima pandemia, foi detectada em pelo menos 16 países.
Em um comunicado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre o impacto da bactéria pouco conhecida chamada Klebsiella pneumoniae.
O patógeno foi identificado no Reino Unido, nos EUA, Argélia, Argentina, Austrália, Canadá, Camboja, China, Índia, Irã, Japão, Omã, Papua Nova Guiné, Filipinas, Suíça e Tailândia.
Desses países, 12 — incluindo o Reino Unido — relataram uma cepa específica preocupante que se tornou uma superbactéria, resistente a todos os antibióticos usados para tratá-la.
Uma superbactéria com potencial de desencadear a próxima pandemia foi detectada em pelo menos 16 países
Créditos:
Potencial de causar a próxima pandemia
Esses casos ocorrem enquanto um relatório separado dos chefes da OMS nomeou a Klebsiella pneumoniae como um patógeno de “alto risco” que pode desencadear a próxima pandemia.
As cepas de Klebsiella pneumoniae são consideradas hipervirulentas em comparação com as cepas clássicas. Isso porque, segundo a OMS, ela tem uma capacidade maior de deixar pessoas saudáveis gravemente doentes, não apenas grupos como idosos ou indivíduos imunocomprometidos.