56º CBPC/ML EM SALVADOR COM ESTANDE PRÓPRIO, CBDL E ASSOCIADOS TÊM PARTICIPAÇÃO MACIÇA NO CONGRESSO E EXPOSIÇÃO

A Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), como acontece em todos os anos, participa de diversas atividades (exposição e Congresso), ao longo de todo o evento, de 10 a 13 deste mês.. A entidade tem seu estande exclusivo nº 68, que recebe seus associados e também abarca diversas empresas que participam e viabilizam do projeto do espaço como: LUFT, RANILOG, J. MORAES e DIAGNÓSTICO BRASIL/ARCURI.

Dezenas de empresas associadas têm seus estandes próprios ou participam de uma série de trabalhos, além de trazer novidades para o encontro. Entre as filiadas à CBDL estão empresas como: Bioclin, VIDA, Sysmex, Labtest, Sebia, Controllab, Alifax, Eco Diagnóstica, IBMP, Plastlabor, Siemens Healthineers, Beckman Coulter, Snibe, Sartstedt, Celer, Bühlmann, DailyTech, Euroimunn, Quidel Ortho e Biosys. E ainda, Bio Advance, Randox, Biorad, Shift, Vyttra, BioMérieux, Roche, Greiner, Horiba, Diasorin, Wama, PNCQ, Abbott, Werner Lab, Cepheid, Thermofisher, Hilab, Aimara, Werfen, Med Max, BD, Binding Site, Trinity Biotech e Seegene.

Atividades da CBDL no Congresso e Pré-Congresso

O presidente executivo da CBDL, Carlos Eduardo Gouvêa, mantém  participação marcante durante o Pré-Congresso e o CBPC/ML., com o tema “CP 13 – Resistência antimicrobiana: que ações estão sendo realizadas no país para controle desta importância preocupação em saúde pública?”, * houve um Debate Especial sobre RAM, seguido por uma discussão sobre a remuneração dos exames diagnósticos pela Saúde Suplementar em atendimento aos algoritmos dos Programas de Saúde Pública editados pelo Ministério da Saúde.

Além do dirigente da CBDL, o simpósio conta com as presenças do Dr. Alisson Bigolin, consultor técnico – DHATI/Ministério da Saúde; do presidente da SBPC/ML, Dr. Álvaro Pulchinelli; do Dr. Antonio Gomes Pinto Ferreira, do vice-presidente de diagnóstico da Fiocruz; de Christiane da Silva Coelho, servidora pública da ANVISA; de Renata Tigulini de Souza Peral, bióloga e consultora do Ministério da Saúde – CGLAB/MS; do Dr. Paulo Rebello, da Agência Nacional de Saúde (ANS). A coordenação será do Dr. Antonio Gomes Pinto Ferreira.

O pré-congresso teve duas horas para debater os dois temas: “A Saúde Única e sua contribuição para o controle da RAM” (16h às 16h30) e “Que inovações podemos pensar para o rol de testes diagnósticos da Agência Nacional de Saúde Suplementar?” (16h30 às 18h).

No dia 10 , o assunto foi *“Algoritmos em Infecções sexualmente Transmitidas” *, na Sala 05, com uma Mesa Redonda, com coordenação do Dr. Álvaro Pulchinelli Jr (SP) e o líder da CBDL, Carlos Eduardo Gouvêa e o presidente da SBI – Sociedade Brasileira de Infectologia, Dr. Alberto Chebabo (RJ).

Esse painel também contou com as presenças do dirigente da SBPC/ML, o patologista Dr. Álvaro Pulchinelli Junior; da Dra. Ana Claudia Philippus do DHATI/MS; Dr. Celso Francisco H. Granato, da Medicina Fleury/SBPC/ML e do Dr. João Renato Rebello Pinho, médico do Hospital Albert Einstein/SBPC/ML.

*“Impactos da RDC Anvisa 786 nos laboratórios clínicos” *, foi  o assunto da Mesa Redonda do *dia 11 . O encontro teve as participações do Dr. Alex Galoro, médico patologista clínico da SBPC/ML, além do presidente da SBPC/ML, Dr. Álvaro Pulchinelli; Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da CBDL e do Dr. Wilson Shcolnik, da SBPC/ML/ABRAMED,  este o coordenador.

Além de Gouvêa, Pulchinelli e Galoro, os debates contam com Daniel Meirelles Pereira da 3a Diretoria da ANVISA e Jorge Luiz Joaquim Terrão, da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

Para encerrar, na Sala 8, houve uma Conferência sobre *“Fusões e Aquisições – Em Busca da Sobrevivência e Sustentabilidade da Medicina Diagnóstica” *, com Carlos Eduardo Gouvêa e Kristin Pothier, vice-presidente Global para Fusões e Aquisições e Área de Saúde da KPMG, dos Estados Unidos.