LABORNEWS – A Neolab está se firmando no mercado como uma empresa inovadora e que tem a ação social em sua filosofia, missão, visão e valores. Conte como começou?
CLAUDIO GUSSO – Quando abri a NEOLAB em 2014, eu tinha uma missão muito clara: uma empresa tem de existir com um propósito. Como sou muito religioso, entendo que todos nós temos uma missão na Terra, como cristãos. E a minha era abrir o megafone e falar para o Brasil todo que a nossa grande missão é uma sociedade melhor, mais justa. Essa é a contribuição que nós empresários – que somos abençoados por Deus e temos a oportunidade de ter uma empresa, de gerar empregos e oportunidades – podemos trazer.
LABORNEWS – Como a Neolab contribui para a saúde?
CLAUDIO GUSSO – Antes, o país dispunha de produtos premium caros e produtos baratos com baixíssima qualidade. O que é mais importante para uma nação? A cultura, o estudo, proporcionar uma condição de vida ligada à saúde de qualidade. Eu quis trazer justamente isso, o produto confiável, de excelente qualidade, porém, com preços compatíveis com a nossa realidade, que contribuíssem significativamente para o bem da sociedade.
LABORNEWS – E a Neolab também está colaborando em ações sociais, não é?
Sim. Inspiramos as pessoas por meio das nossas publicações nas revistas, porque o empresário tem que fazer a parte dele na empresa e na sociedade, apadrinhando alguma ONG ou instituição. Destine parte do teu recurso, pequeno que seja! Imagine se todos os empresários fizerem isso! Nós colaboramos com cinco instituições, que divulgamos na Labornews. A nossa missão é ser uma grande empresa, e a maior organização de valores também. A empresa tem que ser lucrativa, mas também tem que ter valores.
LABORNEWS – Quais são as instituições que vocês colaboram e como funciona?
CLAUDIO GUSSO – Estamos na Labornews com os cinco selos: o Hospital Erasto Gaertner, de combate ao câncer de idosos, e Erastinho, para crianças. Este hospital depende de campanhas do Estado, doações, e nós somos padrinhos! Eu sou bioquímico, e estagiei no Erasto. Lá, vi crianças com câncer, sem cabelo, com dores! Eu vi imagens que nunca saíram na minha cabeça, e quando eu terminei o estágio, decidi contribuir. Nós doamos, e também fazemos campanhas para o Projeto Seja Luz, para moradores de rua da nossa cidade. Lá, doamos comida, roupa, utensílios para as grávidas, mães de recém-natos. Outras duas grandes ONGs que ajudamos, é o SOS 4 Patas no Paraná e o Grupo Força Animal. Ali ajudamos os animais abandonados, acidentados, os que sofreram maus-tratos, e aqueles com doenças diversas. As nossas campanhas muitas vezes arrecadam doação de R$ 3 e R$ 5, que fazem grande diferença no final do mês para essas ONGs e para os hospitais.
LABORNEWS – E vocês também fazem campanha de saúde?
CLAUDIO GUSSO – Sim, principalmente quando as de detecção precoce do câncer de próstata e de mama. Divulgamos nas nossas publicações, além de sempre indicarmos o Erasto e o Erastinho, pois são eles que estão na Linha de Frente do combate ao câncer, dentre outras campanhas que fazemos. A Neolab by Neocompany, existe para fazer diferença na sociedade, para impactar positivamente a comunidade e promover um ambiente corporativo baseado em ética e responsabilidade social.
LABORNEWS – Como os funcionários, veem essas ações da Neolab?
CLAUDIO GUSSO – Quando falo para a equipe sobre nossas ações, que a empresa é o bem comum, eles abraçam essa causa! Eles falam para amigos, familiares, para pessoas do convívio, qual que é a missão da empresa que eles trabalham, nossos valores, e ficam satisfeitos de trabalhar numa empresa que pensa na sociedade. Eu imagino que essas iniciativas fortaleçam o compromisso dos funcionários com a Neolab. Graças a Deus a Neolab tem uma credibilidade de 10 anos. Muitas outras empresas aprovam nossa missão e já sinto resultado nas publicações da Labornews, vi outras publicações de cunho institucional e social. Então, de certa forma, estamos trazendo inspiração para algumas pessoas.
LABORNEWS – Como os clientes reagem quanto às ações sociais da Neolab?
CLAUDIO GUSSO – Se o cliente compra da Neolab por causa da nossa missão, ainda não tenho essa métrica, mas quando falamos que parte do recurso de cada compra do cliente é destinado à uma das ONGs, ele sabe que está contribuindo, fortalecendo a engrenagem de auxílios. Esperamos que mais empresas façam isso, principalmente aquelas que querem uma mudança no Brasil, na sociedade.
LABORNEWS – E qual é o caminho de vocês vislumbram para o futuro da Neolab?
CLAUDIO GUSSO – Hoje a Neolab trabalha com importação e nosso principal ítem de distribuição nacional é o tubo de coleta de sangue à vácuo, muito reconhecido internacionalmente e nacionalmente, e fazemos excelente trabalho no Brasil. Esse produto criou uma expectativa muito grande no mercado brasileiro, conseguimos acertar a mão e conseguimos validar em grandes laboratórios. O que era uma missão impossível, hoje a Neolab conseguiu realizar, que é trazer uma solução democrática premium para o Brasil. Mas qual será o futuro da Neolab? Temos um projeto grande que poderá mudar o modelo de negócio da Neolab. Estamos buscando outros produtos, eventualmente até inovadores e disruptivos para que consigamos lançá-los a partir de 2025/26. Assim vamos aperfeiçoar o modelo de negócio a partir dos 180 sku’s aproximadamente, dentro da Neolab.