Bruna Mangueira Carlos, Biomédica – Patologista clínica, Diretora de Operações e Consultora Laboratorial e Membra do Comitê Pré/Pós Analítico SBPC/ML
Quando decidimos que está no momento de trocar o carro o mercado nos oferece uma gama de informações sobre as mais variadas marcas e modelos. Se a filha entrou na universidade, um compacto atende, aos vinte e poucos anos o esportivo é mais atrativo. Se a família aumentou, o SUV parece ser uma ótima opção. E não falta anúncios, revistas automobilísticas comparando os modelos de forma imparcial, programa matinal aos domingos na tv aberta, e até a possibilidade de fazer um teste drive para ter certeza antes de fazer um investimento tão alto.
No entanto quando se trata de investimento no seu negócio, escolher o equipamento correto para a sua rotina pode ser desafiador.
O formato do mercado Laboratorial permanece o mesmo há décadas, onde anualmente os equipamentos são expostos em um salão durante os congressos nacionais ou regionais, e o gestor de laboratório tem cerca de três dias para fazer uma escolha que vai impactar durante vários anos na performance da sua empresa.
Quando falamos do pequeno e médio laboratório, que precisa minimizar os riscos para evitar que os recursos inerentes a operação sejam aplicados para contingência, como em caso de manutenção corretiva dos equipamentos, o desafio de escolher um equipamento para a sua rotina pode ser ainda maior. Avaliar o custo/beneficio de um equipamento através de um folder do fabricante pode ser tão arriscado quanto assinar um contrato sem uma leitura prévia. E isso também se aplica a marcas de insumos, reagentes químicos e kits de teste rápido.
Como citado pela Dra Lílian Rezende Santos, Bioquímica e proprietária do Laboratório Bioanalise em Piumhi-MG, a maior dificuldade no momento de escolher um equipamento para seu laboratório é saber sobre a frequência das manutenções, os custos inerentes à essas manutenções e a logística de atendimento técnico em sua região. E esse tipo de informação não é descrito nos cards de apresentação que são entregues pelo setor comercial dos distribuidores.
Entendemos que o modelo de compra vem mudando com a globalização, pois observamos que até para comprar capas protetoras de celular via site ou aplicativo nós só confiamos naqueles anúncios que são bem avaliados e comentados por outros compradores. Mediante essa nova forma de escolher o que comprar, daremos início a uma coluna com objetivo de trazer experiências reais sobre marcas e modelos de equipamentos, reagentes químicos, insumos e kits de teste rápido.
Com isso, nossos leitores ficarão munidos de informações para fazer uma escolha acertada no momento de investirem em novos equipamentos para seus laboratórios, conhecerão mais sobre as possibilidades de substituir as marcas de reagentes e suas respectivas estabilidades, e terão mais firmeza ao adquirir insumos e kits de teste rápido com performance avaliada por outros colegas analistas clínicos, o que possibilitará tomadas de decisão eficientes para garantir a sustentabilidade do seu negócio.