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Entrevista                                                                           ideia, na pandemia, a Publix mudou a embalagem dos
                                                                                              produtos para que as pessoas pudessem ter uma visão
         Por: Andrea Penna                                                                    mais  ampliada  de  quantas  calorias  tem  cada  produto.
                                                                                              Assim, as pessoas tinham noção do valor nutricional do
                                                                                              alimento que estavam doando para quem precisasse e não
                                                                                              tinham  como  comprar.  Isso é  uma  relação  verdadeira,
                                                                                              isso é atuar com inteligência, isso é atuar em modelo de
                                                                                              comunidade, inclusive.

                                                                                                Você fala também de “ciclo” que terminam.
                                                                                              Como é isso? Como e por quê as empresas podem e
                                                                                              devem rever seus posicionamentos?
                                                                                                Na  verdade,  eu  falo  que  as  empresas  precisam
                                                                                              antecipar  o  final  de  ciclos.  Isso,  porque  a  estratégia
                                                                                              tende a envelhecer, ela tende a ficar casada se a gente
                                                                                              não provoca essa renovação constante. Então, antecipar
                                                                                              o final de ciclo é justamente você reinventar os processos
                                                                                              antes que alguém reinvente por você. Então é importante
                                                                                              você rever posicionamentos  no sentido de buscar
                                                                                              outros posicionamentos mais ágeis, estar investigando
                                                                                              tendências  mais  frequentemente,  conversar  mais  com
                                                                                              os clientes, com os  fornecedores, com os  prospects,
                                                                                              entender aquilo que pode ser modificado, e ter realmente
                                                                                              uma atenção um pouco maior no seu radar corporativo,
                                                                                              no sentido de poder, conversando também com startups,
                                                                                              com venda e inovação, tentar ver qual é o próximo rumo
                                                                                              que vai ter naquele negocio. E a partir daí, abandonar
                                                                                              o  modelo  que  não  serve  mais  e  incorporar  o  novo
                                                                                              posicionamento. Tudo isso faz parte de uma cultura que
                                                                                              eu abordo muito no meu próximo livro, o Desinvente.
                                                                                              Quando você pode estar com seu carro colado num para-
                                                                                              choque traseiro da tendência, não deixar o novo tomar
                Cassio Grinberg - sócio fundador da Grinberg Consulting e autor do livro "Desaprenda"  distância, você precisa estar sempre colado atrás. Porque
                                                                                              se o novo toma distância maior, você acaba perdendo o
        Para sobreviver no Século XXI:                                                        time, e quando precisar rever a estratégia, haverá ali um
                                                                                              gap, um degrau muito grande, uma ponte muito longa
              inovação acontece quando você abandona                                          para atravessar. E se isso acontece, pode ser que você
                                                                                              acaba  não conseguindo  fazer  essa  travessia,    muitas
                                                                                              vezes tendo de apostar a empresa inteira.
              o que faz e inventa com o que desaprende
                                                                                                Como é  possível  fazer  planejamento  estratégico
         A provocação, busca dar respostas ao turbilhão de novidades e mudanças em todos os setores da   em tempos de impermanência?
        economia, seja na relação com clientes ou na adoção da inteligência artificial e outras tecnologias.     A  verdade  é  que  precisamos  ter  planejamentos
        É preciso desaprender o que se faz para reinventar. Nessa entrevista, uma prévia dos conceitos que   estratégicos mais ágeis com ciclos de diagnóstico e de
                                                                                              revisão mais curtos, processos mais rápidos, sob pena
                   estão mexendo com planejamentos estratégicos e revolucionando ciclos.      de quando a gente terminar uma analise e diagnóstico
         Com mais de 15 anos de experiência, Cassio Grinberg   Não experimentamos escovar os dentes com a outra mão,   aquilo,  já  estaremos  defasados.  Precisamos  priorizar
       tem formação em ecossistema de inovação de Israel,pelo   sentar-se em outro lugar na mesa, que não o lugar que a   nos  nossos  planejamentos,  a  estratégia  de  execução,
       Ministry of Foreign Affairs. Ele é mestre em Marketing   gente se senta sempre. Ao longo do tempo a gente vai   com mais velocidade na execução, mais tentativa e erro,
       pelo PPGA/UFRGS e especialista em International   adquirindo forças do hábito e desaprendendo justamente   mais  experimentações,  planejar  na  hora  de  conversar
       Business na London City College, Cassio também é é   liberar um pouco do espaço antigo para o conhecimento   com empresas, com  players  que  não  necessariamente
       sócio fundador da Grinberg Consulting, professor  de   novo. Como a gente  não consegue acumular  tudo,   estão no nosso setor, para adquirir uma visão um pouco
       MBA  em  Marketing  Estratégico  na  PUCRS,  além  de   precisamos  então  estar sempre  abrindo espaço para  o   mais ampla do mercado, e então tentar, a partir disso,
       ser palestrante e autor do livro já lançado Desaprenda,   novo. O  Desaprenda faz essa provocação,  e eu tenho   planejar cada vez mais à lápis, saber que aquilo que a
       e articulista no Estadão e Zero Hora. Em maio de 2023   levado essa provocação adiante nos meus planejamentos   gente  planeja,  o  posicionamento  que  a  gente  cria,  e  o
       lança outro livro provocativo, o  Desinvente, onde   estratégicos,  nos meus treinamentos  com pessoas, e   próprio propósito que a gente estabelece, nem sempre
       aprofunda  conceitos  que  tem  servido  de  norte  para   palestras, por exemplo.     ele  vai durar muito tempo.  Então  a gente  deve ter o
       muitas empresas que procuram novos caminhos.                                           lápis e a borracha à mão, e também a capacidade e até
                                                     Você comentou em entrevista para um programa,   a humildade de rever aquilo que a gente planejou com
         Explique um pouco a inspiração e o conteúdo do   recentemente, que “acredito que a inteligência,   mais velocidade, com mais frequência.
       seu livro Desaprenda:                      transparência  e  a  relação  verdadeira  vão  ficar  no
         O  Desaprenda  é  um  livro  que  lancei  antes  da   modelo da economia”. Pode desenvolver um pouco
       pandemia  (disponível na  Amazon) – agora em maio   mais essas ideias e conceitos?
       estou lançando outro, que é o Desinvente. O Desaprenda   Realmente é isso! Cada vez mais os clientes estão
       é  baseado  numa  reflexão,  numa  curiosidade,  uma   mais e mais bem informados. Conseguem ser “detetives
       inquietação  minha,  sobre  o  por  quê  a  transformação   particulares” de uma empresa, de um negócio. Eles têm
       vem sempre de fora para dentro e não de dentro para   muita informação online disponível. Portanto, cada vez
       fora. Por quê geralmente uma indústria é desinventada   mais  no meio  empresarial  e no meio  da  relação  entre
       e depois reinventada não por ela mesma, mas em geral   as empresas e clientes,  a mentira tem  pernas curtas.
       por alguém de fora, por alguém que em tese, não está ali   Isso  significa  que  precisamos  ser  transparentes,  passar
       dentro do dia-a-dia do negócio, olhando setorialmente.   informações verdadeiras, se relacionar verdadeiramente
       Temos  vários  exemplos  disso, como  a  indústria   com os nossos clientes  a partir da percepção  de
       fonográfica, reinventada pelo Itunes, depois pelo Spotfy.   problemas  que  a  gente  tem  para  resolver.  Eu  acredito
       Outro exemplo é a indústria hoteleira, reinventada pelo   muito na inteligência, que é justamente saber investigar,
       AirB&B. Claro, depois desse processo, cada setor acha   saber conversar, saber trilhar e detectar informações que
       seu share, seu espaço.                     vão te ajudar a rever posicionamentos, a rever modelos
         Eu me dei conta de que uma das grandes dificuldades   de atuação. Isso é muito verdadeiro., se a gente se der
       que  existe  é  justamente  a  dificuldade  de  desaprender.   conta.  Ainda há pouco eu estive nos Estados Unidos
       Ou seja, supor que aquilo que nos trouxe até aqui é o   para fazer uma imersão, olhando muito de perto, vários
       que vai nos levar daqui pra frente, e não rever crenças,   cases de algumas empresas. Me chamou muita atenção
       convicções,  pensamentos,  não  experimentar  jeitos   o caso da Publix, que é um dos líderes em faturamento
       diferentes de fazer as coisas. Continuamente precisamos   em  marca  própria  nos EUA. Eles  possuem  uma  rede
       jogar fora jeitos de fazer as coisas e adotar novos, mas   de  supermercados,  que  fatura  20%  em  cima  de  marca   Para consultorias e palestras,
       realizar  isso  é  muito  difícil,  seja  pelo  hábito  ou  pela   própria, e ela tem um modelo de preocupação  com   cassio@grinbergconsulting.com.br
       inércia. No plano pessoal temos muitas evidências disso.   a comunidade  muito  verdadeira.  Para você  ter  uma
                                                                                 4 4
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