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Opinião


                             Desejo a você mais pacientes em 2023!

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                                                                        Não é bem assim. A própria competitividade e o aumento da especialização e do
                                 Alexandre Maçada Andrade               conhecimento das técnicas de marketing tornaram esses processos mais complexos,
                                                                        e profissionais qualificados, principalmente voltados para seu segmento específico,
                                 alexandre@aceleralab.com.br            são necessários para intervir nesse quadro antes que a ausência de crescimento do
                                                                        seu público entre numa zona crítica e irreversível, pois não esqueça que cada caso
                                                                        é um caso que merece seu próprio diagnóstico, e que os concorrentes também estão
                                                                        agindo para conquistar e fidelizar novos clientes e não vão abrir mão deles facilmente.
                                                                        Listamos abaixo algumas dicas objetivas:
                                                                           Experimente meios diferentes de divulgação (rádio, TV, jornal, carro de som):
           O ano de 2023 começou oficialmente, e com ele uma série de resoluções que   a popularidade da web e das redes sociais é inegável, mas conhecendo melhor seu
        marcam este novo ciclo. Sendo o laboratório uma empresa privada, geralmente o ano   público-alvo, você pode descobrir que outros meios de divulgação podem ser mais
        começa com metas de crescimento no faturamento, e de conquistar novos clientes.   efetivos para atingi-lo. Não se esqueça, porém, de que cada um desses outros meios
        Mas  se  você  vem  percebendo  uma  desaceleração  ou  mesmo  uma  estagnação  no   exige uma linguagem própria para ser realmente eficiente.
        processo de ampliar sua clientela, aproveite o começo do ano para agir. O primeiro   Verifique se os benefícios são aderentes com o público: pode acontecer de você
        passo é elencar e compreender os prováveis motivos desse problema, encontrando   estar anunciando benefícios e vantagens realmente muito interessantes, mas que não
        formas de contorná-los.                                         dizem nada às necessidades dos seus clientes. Talvez, por exemplo, você tenha uma
           Divulgação  Insuficiente:  Talvez  você  ache  que  sua  presença  nas  mídias  de   belíssima e acolhedora estrutura física, e muitos clientes que residem na zona rural e
        anúncios  e  redes  sociais  é  suficiente,  baseado  no  número  e  na  frequência  dessas   prefeririam que a coleta domiciliar se estendesse até lá.
        inserções. Supondo que você esteja realmente aparecendo com assiduidade para o   Faça uma pesquisa de mercado antes de abrir uma nova unidade: ampliar sua
        público, por que aparentemente ninguém o vê? É possível que não esteja ocupando os   cobertura geográfica nem sempre estará  diretamente relacionado à captação de novos
        canais certos, ou seja, está anunciando, mas não nas plataformas e nos momentos onde   clientes. Antes de investir num posto de coleta, verifique se isso não era apenas dividir
        será visto pelo seu público-alvo.                               o público que você já atende entre as duas unidades, com reflexo zero no faturamento
           O público-alvo atingiu o limite de consumo: Existe um limite quantitativo para   e consequente prejuízo desse investimento.
        o montante de clientes que você pode atender e fidelizar, relativo ao tipo de produtos   Consulte  diretamente  o cliente  para  pegar  percepções:  por que não ouvir
        que  você  oferece  e  a  facilidade  de  acesso  a  eles.  Nesse  caso,  para  estender  esse   diretamente dos maiores interessados quais são os pontos fortes dos seus serviços,
        limite, você precisa estender também seu alcance, instalando novos postos de coleta   e a que produtos ou serviços diferentes eles gostariam de ter acesso? Amplie seus
        em outros pontos da cidade ou em cidades próximas, ampliando suas parcerias com   canais de comunicação, seja através de postagens, direct ou formulários de pesquisa
        diferentes convênios ou experimentando novas modalidades de clientes, como clubes   de satisfação, e não perca mais tempo tentando intuir o que eles desejam.
        e empresas.                                                        Conte com uma agência especializada: como já dito, as técnicas de marketing
           Abordagem  com  deficiências:  Pode  ser  que  você  não  esteja  comunicando   estão  compreendidas  num  acervo  de  conhecimento  em  permanente  expansão  e
        bem tudo que tem a oferecer em termos de eficiência, opções, custo/benefício ou   renovação, e contar com profissionais especializados, principalmente focados no seu
        atendimento diferenciado, e o possível cliente não consegue ver razões atraentes para   próprio segmento e cientes das suas necessidades e problemas específicos, não é luxo,
        utilizar seu laboratório. Nesse caso, não é uma questão de onde nem quando anunciar,   é necessidade. Quer mais uma dica? Mande um e-mail pra alexandre@aceleralab.
        e sim como. Enfatizar os pontos mais interessantes, utilizando o tom certo, pode ser   com.br, e vamos conversar sobre os seus desafios. Tenho certeza que você terá uma
        o ajuste que falta.                                             estratégia sob medida para o seu momento de mercado.



               Inovação

               Hospitais Inteligentes: importância de projetos de arquitetura e

                                     engenharia compatíveis com o futuro

                                               Por Luciana Cartocci, Diretora Executiva da Teleinfo Soluções
                               A     infraestrutura  paciente com recursos inteligentes para a equipe de   empática, temos que nos colocar no lugar de quem
                            das   instituições  de  cuidado. Hoje, as chamadas direcionadas ao posto de   vai usar para avaliarmos o impacto no cotidiano.
                            saúde mudou  porque   enfermagem  são  para  todos  os  tipos  de solicitação   E  isso  pode  significar  uma  nova  -  e  melhorada  -
                            os  pacientes  também   do paciente ou  acompanhante  - desde  mais  um   dinâmica  de atendimento  de ponta  a ponta.  Por
                            mudaram.  Imagine  que   travesseiro  até uma emergência  médica. Contudo,   exemplo, quando todo o histórico do paciente já
                            em uma  visita  de rotina,   com a tecnologia é possível direcionar as solicitações   está  no  sistema,  este  não  chega  mais  como  um
                            muitas pessoas reclamam   para  seus  respectivos setores, desafogando  o   desconhecido, além disso, antes mesmo de entrar
                            - e com razão - se não há   assistencial para que possam focar naquilo que é mais   na  instituição  já  pode realizar o  check-in  e, com
                            rede  de  wi-fi  disponível.   essencial: a atenção à vida.       isso, alertas podem ser emitidos avisando ao setor
                            O  que  muitos  encaram   Definitivamente,  tais  recursos  compõem  aquilo   que o paciente já chegou no hospital agilizando o
                            como  um  detalhe  é,   que entendemos  como  “Hospitais  Inteligentes”,   atendimento.
                            na  verdade,  essencial:   mas  o  conceito  vai além  da automação  dos  leitos.   O paciente,  ainda pelo  smartphone,  pode
                            muitos  convênios,  por   Estamos falando de Prontuários Eletrônicos e o apoio   acessar  a  própria  geolocalização  para  ser
        exemplo, contam apenas com carteirinhas virtuais.   de Big  Data  para  otimizar  o  cuidado  e gestão  da   conduzido pelo aplicativo ao local onde realizará o
        Além disso, do ponto  de vista do atendimento,   saúde. Os dados possibilitam planejar e dimensionar   exame, internação ou consulta, como uma espécie
        a telemedicina  vem  ganhando  espaço  e exige   melhor as equipes de atendimento, proporcionando   de Waze ou Google Maps interno. No horizonte,
        disponibilidade  de recursos.  A tecnologia  não  é   uma  alocação  mais  assertiva do  expediente  dos   estes  cenários  compõem  uma  imagem  mais
        mais um plus, é um pressuposto, mas os projetos de   profissionais, além de identificar o perfil de pacientes   ampla da missão que é munir as pessoas com mais
        arquitetura e engenharia estão levando esta nova   que necessitam de maior ou menor assistência.  recursos inteligentes ao passo que humanizamos a
        dinâmica em consideração?                    A inovação  impõe  a  necessária  estruturação   tecnologia.
           Imagine que com apenas um tablet um paciente   de uma central de monitoramento,  ambiente   No fim do dia, esta é a tarefa principal: criar,
        internado  pode  controlar  a  luz,  as  persianas,  a   responsável por analisar as informações extraídas em   adaptar  e pensar em  espaços  compatíveis  com
        TV, a  inclinação  da cama  e através do mesmo   tempo real dos monitores de telemetria e das câmeras   toda a tecnologia já disponível e com aquela que
        dispositivo chamar a equipe de enfermagem para o   que abastecem o prontuário eletrônico, emitir alertas   nos  surpreenderá  em  breve, não  mais  como  um
        quarto ou até mesmo realizar um atendimento por   e  contatar  os  profissionais  de  saúde  diretamente.   diferencial, mas desde os estudos preliminares nos
        telemedicina.  Nas instituições  que são  referência   Assim, e com a ampliação da telemedicina e do uso de   projetos de engenharia e arquitetura. Este futuro
        no Brasil, há, inclusive, chamados de voz utilizando   devices médicos de monitoramento, torna-se possível   eficiente,  dinâmico  e  que  coloca  o  paciente  no
        o  smart speaker, Alexa. A tecnologia,  além de   a  consolidação  das internações  em domicílio  nos   centro,  mas com  igual  atenção  à experiência  de
        efetiva para tornar a experiência do paciente mais   casos menos complexos, apoiadas pela telemedicina   quem  cuida  -  médicos,  enfermeiros,  profissionais
        agradável, ainda  faz  parte  da vida doméstica  de   e atendimento  remoto.  Para  isso,  os  projetos  de   de limpeza e manutenção, gestores, entre outros
        muitos deles, colaborando com que se sintam mais   arquitetura devem estar cada vez mais em linha com a   -  é  possível,  mas  exige  infraestrutura.  O  nosso
        em casa durante a estadia.                criação desses espaços tecnológicos.        papel é preparar a estrada por onde vão correr tais
           Outro  ganho  é que se alia  a  experiência  do   O que está em jogo é que a tecnologia tem que ser   inovações.
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