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Opinião
Desejo a você mais pacientes em 2023!
Uma vez identificados os motivos, será fácil reverter essa tendência, certo?
Não é bem assim. A própria competitividade e o aumento da especialização e do
Alexandre Maçada Andrade conhecimento das técnicas de marketing tornaram esses processos mais complexos,
e profissionais qualificados, principalmente voltados para seu segmento específico,
alexandre@aceleralab.com.br são necessários para intervir nesse quadro antes que a ausência de crescimento do
seu público entre numa zona crítica e irreversível, pois não esqueça que cada caso
é um caso que merece seu próprio diagnóstico, e que os concorrentes também estão
agindo para conquistar e fidelizar novos clientes e não vão abrir mão deles facilmente.
Listamos abaixo algumas dicas objetivas:
Experimente meios diferentes de divulgação (rádio, TV, jornal, carro de som):
O ano de 2023 começou oficialmente, e com ele uma série de resoluções que a popularidade da web e das redes sociais é inegável, mas conhecendo melhor seu
marcam este novo ciclo. Sendo o laboratório uma empresa privada, geralmente o ano público-alvo, você pode descobrir que outros meios de divulgação podem ser mais
começa com metas de crescimento no faturamento, e de conquistar novos clientes. efetivos para atingi-lo. Não se esqueça, porém, de que cada um desses outros meios
Mas se você vem percebendo uma desaceleração ou mesmo uma estagnação no exige uma linguagem própria para ser realmente eficiente.
processo de ampliar sua clientela, aproveite o começo do ano para agir. O primeiro Verifique se os benefícios são aderentes com o público: pode acontecer de você
passo é elencar e compreender os prováveis motivos desse problema, encontrando estar anunciando benefícios e vantagens realmente muito interessantes, mas que não
formas de contorná-los. dizem nada às necessidades dos seus clientes. Talvez, por exemplo, você tenha uma
Divulgação Insuficiente: Talvez você ache que sua presença nas mídias de belíssima e acolhedora estrutura física, e muitos clientes que residem na zona rural e
anúncios e redes sociais é suficiente, baseado no número e na frequência dessas prefeririam que a coleta domiciliar se estendesse até lá.
inserções. Supondo que você esteja realmente aparecendo com assiduidade para o Faça uma pesquisa de mercado antes de abrir uma nova unidade: ampliar sua
público, por que aparentemente ninguém o vê? É possível que não esteja ocupando os cobertura geográfica nem sempre estará diretamente relacionado à captação de novos
canais certos, ou seja, está anunciando, mas não nas plataformas e nos momentos onde clientes. Antes de investir num posto de coleta, verifique se isso não era apenas dividir
será visto pelo seu público-alvo. o público que você já atende entre as duas unidades, com reflexo zero no faturamento
O público-alvo atingiu o limite de consumo: Existe um limite quantitativo para e consequente prejuízo desse investimento.
o montante de clientes que você pode atender e fidelizar, relativo ao tipo de produtos Consulte diretamente o cliente para pegar percepções: por que não ouvir
que você oferece e a facilidade de acesso a eles. Nesse caso, para estender esse diretamente dos maiores interessados quais são os pontos fortes dos seus serviços,
limite, você precisa estender também seu alcance, instalando novos postos de coleta e a que produtos ou serviços diferentes eles gostariam de ter acesso? Amplie seus
em outros pontos da cidade ou em cidades próximas, ampliando suas parcerias com canais de comunicação, seja através de postagens, direct ou formulários de pesquisa
diferentes convênios ou experimentando novas modalidades de clientes, como clubes de satisfação, e não perca mais tempo tentando intuir o que eles desejam.
e empresas. Conte com uma agência especializada: como já dito, as técnicas de marketing
Abordagem com deficiências: Pode ser que você não esteja comunicando estão compreendidas num acervo de conhecimento em permanente expansão e
bem tudo que tem a oferecer em termos de eficiência, opções, custo/benefício ou renovação, e contar com profissionais especializados, principalmente focados no seu
atendimento diferenciado, e o possível cliente não consegue ver razões atraentes para próprio segmento e cientes das suas necessidades e problemas específicos, não é luxo,
utilizar seu laboratório. Nesse caso, não é uma questão de onde nem quando anunciar, é necessidade. Quer mais uma dica? Mande um e-mail pra alexandre@aceleralab.
e sim como. Enfatizar os pontos mais interessantes, utilizando o tom certo, pode ser com.br, e vamos conversar sobre os seus desafios. Tenho certeza que você terá uma
o ajuste que falta. estratégia sob medida para o seu momento de mercado.
Inovação
Hospitais Inteligentes: importância de projetos de arquitetura e
engenharia compatíveis com o futuro
Por Luciana Cartocci, Diretora Executiva da Teleinfo Soluções
A infraestrutura paciente com recursos inteligentes para a equipe de empática, temos que nos colocar no lugar de quem
das instituições de cuidado. Hoje, as chamadas direcionadas ao posto de vai usar para avaliarmos o impacto no cotidiano.
saúde mudou porque enfermagem são para todos os tipos de solicitação E isso pode significar uma nova - e melhorada -
os pacientes também do paciente ou acompanhante - desde mais um dinâmica de atendimento de ponta a ponta. Por
mudaram. Imagine que travesseiro até uma emergência médica. Contudo, exemplo, quando todo o histórico do paciente já
em uma visita de rotina, com a tecnologia é possível direcionar as solicitações está no sistema, este não chega mais como um
muitas pessoas reclamam para seus respectivos setores, desafogando o desconhecido, além disso, antes mesmo de entrar
- e com razão - se não há assistencial para que possam focar naquilo que é mais na instituição já pode realizar o check-in e, com
rede de wi-fi disponível. essencial: a atenção à vida. isso, alertas podem ser emitidos avisando ao setor
O que muitos encaram Definitivamente, tais recursos compõem aquilo que o paciente já chegou no hospital agilizando o
como um detalhe é, que entendemos como “Hospitais Inteligentes”, atendimento.
na verdade, essencial: mas o conceito vai além da automação dos leitos. O paciente, ainda pelo smartphone, pode
muitos convênios, por Estamos falando de Prontuários Eletrônicos e o apoio acessar a própria geolocalização para ser
exemplo, contam apenas com carteirinhas virtuais. de Big Data para otimizar o cuidado e gestão da conduzido pelo aplicativo ao local onde realizará o
Além disso, do ponto de vista do atendimento, saúde. Os dados possibilitam planejar e dimensionar exame, internação ou consulta, como uma espécie
a telemedicina vem ganhando espaço e exige melhor as equipes de atendimento, proporcionando de Waze ou Google Maps interno. No horizonte,
disponibilidade de recursos. A tecnologia não é uma alocação mais assertiva do expediente dos estes cenários compõem uma imagem mais
mais um plus, é um pressuposto, mas os projetos de profissionais, além de identificar o perfil de pacientes ampla da missão que é munir as pessoas com mais
arquitetura e engenharia estão levando esta nova que necessitam de maior ou menor assistência. recursos inteligentes ao passo que humanizamos a
dinâmica em consideração? A inovação impõe a necessária estruturação tecnologia.
Imagine que com apenas um tablet um paciente de uma central de monitoramento, ambiente No fim do dia, esta é a tarefa principal: criar,
internado pode controlar a luz, as persianas, a responsável por analisar as informações extraídas em adaptar e pensar em espaços compatíveis com
TV, a inclinação da cama e através do mesmo tempo real dos monitores de telemetria e das câmeras toda a tecnologia já disponível e com aquela que
dispositivo chamar a equipe de enfermagem para o que abastecem o prontuário eletrônico, emitir alertas nos surpreenderá em breve, não mais como um
quarto ou até mesmo realizar um atendimento por e contatar os profissionais de saúde diretamente. diferencial, mas desde os estudos preliminares nos
telemedicina. Nas instituições que são referência Assim, e com a ampliação da telemedicina e do uso de projetos de engenharia e arquitetura. Este futuro
no Brasil, há, inclusive, chamados de voz utilizando devices médicos de monitoramento, torna-se possível eficiente, dinâmico e que coloca o paciente no
o smart speaker, Alexa. A tecnologia, além de a consolidação das internações em domicílio nos centro, mas com igual atenção à experiência de
efetiva para tornar a experiência do paciente mais casos menos complexos, apoiadas pela telemedicina quem cuida - médicos, enfermeiros, profissionais
agradável, ainda faz parte da vida doméstica de e atendimento remoto. Para isso, os projetos de de limpeza e manutenção, gestores, entre outros
muitos deles, colaborando com que se sintam mais arquitetura devem estar cada vez mais em linha com a - é possível, mas exige infraestrutura. O nosso
em casa durante a estadia. criação desses espaços tecnológicos. papel é preparar a estrada por onde vão correr tais
Outro ganho é que se alia a experiência do O que está em jogo é que a tecnologia tem que ser inovações.
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