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Opinião


                    Dr. Carlos Eduardo dos Santos Ferreira
                    Presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial para o biênio
                    2020-2021
                    Gerente Médico do Departamento de Patologia Clínica.  Laboratório Clínico -  Sociedade
                    Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein
                    Coordenador Médico do Setor de Imunoquímica do Laboratório Central do Hospital São Paulo -
                    Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal São Paulo (EPM/UNIFESP)
                    presidente@sbpc.org.br
                                  Telelaboratório: já é uma realidade?


          Muito foi falado sobre telemedicina nos   de imagens captadas (placas de microbiologia, tubos,   uma  regulamentação  da  utilização  desta  tecnologia
       últimos anos. Regulação, acesso, tecnologia,   frascos, gráficos; entre outras) e também em tempo   nos laboratórios do país.
       custo, autonomia, ética e mercado...muitos pontos   real (tromboelastometria).   Em  todas  estas  frentes   Enquanto  isso  a pandemia  continua  e a
       polêmicos  foram  discutidos  e  muito  se  avançou   existem  diferentes aplicações:  ensino,  pesquisa  e   disseminação das novas cepas avança mundo a fora,
       para que esta tecnologia seja mais uma aliada no   assistência  (laudos)  e processos  para  garantia  da   em uma  velocidade muito  grande.   A esperança
       auxílio  ao  diagnóstico.    É  claro  que  a  chegada  do   qualidade (controles interno e externo da qualidade).   se encontra  com  o  avanço  da  vacinação  em  todos
       novo  coronavírus  acelerou  todo este processo  de   Muitas destas ferramentas já estão sendo utilizadas   os  países.    Para  os  laboratórios  do  país  os  desafios
       regulamentação e em abril de 2020 foi sancionada a   na prática laboratorial – algumas já mais sedimentadas   continuam com a realização dos testes de detecção
       lei número 13.989/20 que autoriza as teleconsultas   outras  ainda  em fase de amadurecimento.   Porém   direta e indireta do vírus; contribuindo para o controle
       no país durante o período da pandemia.  E o tele   ainda  sem  uma  regulação  específica  determinando   da pandemia.
       laboratório, onde estamos?                 as  diferentes  aplicações  e  definindo  também  uma   Continuem respeitando as medidas de proteção e
          As discussões  começaram  e devem  avançar   infraestrutura tecnológica mínima para sua utilização.  se  mantenham  focados,  acompanhando  as  notícias,
       para  que possamos  regulamentar a  utilização  da   Para avançarmos com esta discussão a Sociedade   eventos científicos e publicações para que em futuro
       tecnologia  em  diferentes processos  do  exame   Brasileira de  Patologia  Clínica/Medicina  Laboratorial   próximo possamos resgatar um pouco das atividades
       laboratorial.   Como  por  exemplo:  consultorias   - SPBC/ML  deve  capitanear  agora  neste  segundo   pré-pandêmicas. Aproveitem para se atualizarem com
       (médica  e indústria),  digitalização  de lâminas   semestre um board de especialistas para destrinchar   o nosso 2° Congresso Virtual SBPC/ML, que acontece
       em  microbiologia,  digitalização  de lâminas  em   todos  os  pontos  importantes  e polêmicos  sobre  o   de 9 a 11 de setembro. Mais informações na página do
       hematologia (hemograma e mielograma), avaliações   Telelaboratório  e a  partir daí  publicar  e encaminhar   congresso:  congressovirtual.sbpc.org.br


                    Omar Ghanem
                    Palestrante com destaque nacional, Mentor em Gestão, Conselheiro de Empresas, Consultor na Dasa,
                    Mestre em Administração Estratégica das Organizações e expert em técnicas e processos na experiência
                    do cliente, em carreira, em liderança e gestão de pessoas.
                    contato@omarghanem.com.br

                       3 dicas para ter um atendimento de alta performance



          Todo mundo gosta de ser bem atendido, mas   Para que a sua visita tenha uma boa impressão do   com  a  equipe  e  tentamos entender o  motivo  da
       nem sempre é. Receber  e agradar ao cliente é a   seu lar quando chegar nele, se sinta à vontade e fale   dificuldade.  Notamos  que  várias  ações  daquele
       grande  meta  e  o  principal  desafio  das  organizações   para amigos e conhecidos o quanto foi bem recebida.   procedimento poderiam e deveriam ser alteradas.
       que   buscam   sucesso  e   reconhecimento.   Se faz isso em casa, por que não fazer no ambiente de   Uma delas, claro, o uso da própria palavra “problema”.
       Um atendimento em um laboratório clínico pode   trabalho e na empresa? O princípio é o mesmo, concorda?   Quando  dizemos  que  estamos  com  problemas,
       mudar o nosso dia, para o lado bom ou para o ruim.   Você precisa arrumar o palco do atendimento. Precisa   ficamos pensando: “será que os outros vão ajudar?”.
       E aposto que você já vivenciou pelo menos uma   ver se o tapete na porta de entrada está no lugar, se   Isso  porque,  geralmente,  não  queremos  estar  com
       dessas  duas  situações.  A  pergunta  que  faço  é:   o banheiro está em boas condições, se as poltronas   quem tem problemas. Gostamos de conviver  com
       quando você é bem atendido, qual a probabilidade   estão no lugar e são confortáveis, se o chão está limpo   pessoas  alegres  e  sem  nenhum  tipo  de  sufoco.
       de pagar um  pouco  a mais pelo produto  ou   e se há água ou café já preparados, e assim por diante.   Por  isso,  mudamos  a  palavra  “problema”  para
       mesmo  pagar  uma  taxa  de  serviço,  por  exemplo?   O ambiente e layout é uma das primeiras coisas que   “desafio”.  Atualmente,  falamos  que  estamos
       Na Brasil,  68% dos  consumidores  brasileiros estão   o cliente enxerga e se não estiverem em excelente   com  um  desafio.  Assim,  fica  mais  fácil  para
       dispostos a pagar até 10% a mais por um produto ou   estado,  com  certeza  você  já  perde  pontos  antes   alguém ajudar. Desperta no outro um  sentimento
       serviço se eles tiverem um bom atendimento em troca.   mesmo  que  ele  fale  com  alguém  da  sua  equipe.   de querer  contribuir, de ser mais amigável.
       Ou seja, a forma como se recepciona alguém é de fato   Quando entrar, tem que ter a percepção de que o local   Tenho trabalhado fortemente esse termo e sinto nas
       um diferencial.                            foi preparado para ele, que cada detalhe foi pensando   pessoas uma resposta positiva. Já percebo muitas
          Não basta querer, é preciso agir para   para que se sentisse bem e em casa.         pessoas ao meu redor fazendo essa troca. É algo muito
       ter   um   atendimento   de   alta   performance   2 - Por que cuidar com o uso da palavra “problema”?  positivo e que me traz uma grande honra.
       Não é fácil ter um atendimento de alta performance,   Uma  das  coisas  que  gosto  de  fazer  no  meu   3 - Por que praticar o propósito de fazer o bem
       eu  sei  disso.  Depende  de  vários  fatores  e  muito   tempo livre é estudar. E um  tema que aprendo   Como  disse  no  começo  do  texto,  uma  das
       esforço, não apenas seu, mas da sua equipe também.   bastante  e  busco  cada  vez  mais  me  aperfeiçoar   coisas  que  acredito  é que  o  atendimento pode
       Eu vi que esse caminho não era simples e que   é  a  neurolinguística  e  o  significado  das  palavras.   impactar o dia do seu cliente. Se você chega em
       demandaria um empenho grande da minha parte lá na   Depois que passei a conhecer melhor esse universo,   um local e não  é bem atendido, principalmente
       época em que fiz meu primeiro estágio. Foi atendendo   identifiquei que determinados termos não soam bem   em  empresas que  já  esteve ou  conhece, você
       no balcão de uma farmácia que percebi a importância   para o cliente. Um exemplo claro é a palavra “problema”.   fica  bravo  e  muitas  vezes  chateado,  não?  Eu  fico!
       de três ações essenciais para que o meu cliente fosse   Ela  gera  dúvidas  e  questionamentos  que  Por  isso,  tente  sempre  estar  presente  de  forma
       bem atendido, que eu fosse lembrado e que a marca   atrapalham  a  forma  de  atender  com  primazia.   verdadeira e entregando o propósito do bem atender.
       da empresa se tornasse referência para ele.   Lembro  de um dia em que estávamos  com o   O  cliente  lhe  dá  a  oportunidade  de  você  atendê-lo
          Busquei  me  aprofundar  ao  máximo  em  cada  um   laboratório cheio de clientes, com muito movimento.   quase que unicamente. O momento da compra dele
       deles desde o meu início e posso dizer que se hoje o   Uma  das  pessoas  que  estava  sendo  atendida  ficou   pode ser apenas aquele e não se pode desperdiçá-lo.
       serviço  de  atendimento  realizado  pelas  empresas  e   nervosa na hora da coleta e acabou gritando com um   Sendo único, a passagem desse consumidor pela sua
       laboratórios  que  atuo e já atuei  são bons, é porque   dos profissionais da equipe. Infelizmente, ele acabou   empresa  naquele  dia  é  muito  especial.  Todo  o  fluxo
       essas três questões foram muito bem trabalhadas. Mas   respondendo no mesmo tom, falando alto a seguinte   e processo de trabalho  precisa estar bem alinhado
       o que significa cada um deles e como aplicá-los para ter   frase  aos  colegas:  “Estou  com  um  problema!”.   para ser executado com excelência. Muitos clientes,
       um atendimento de alta performance? Irei lhe contar   Ao  escutar  isso,  rapidamente  observei  os  outros   quando não satisfeitos, tendem a se questionar: volto
       agora.                                     clientes  ficaram  assustados  e  passaram  a  se   ou não para essa empresa? Ao mesmo tempo, quanto
          1 - Como estruturar o palco do atendimento   questionar se  seriam atendidos  por aquele mesmo   mais  vezes  eles  perceberem  que  você  entrega  com
          Gosto muito de fazer a seguinte analogia: quando   profissional.  Eles  não  sabiam  qual  era  o  problema   qualidade, mais credibilidade sua organização passará
       você  vai  receber  uma  visita  em  casa,  com  certeza   de  fato  e  devem  ter  pensado  se  aquela  situação   para eles.
       arruma tudo, certo? Verifica se o tapete está no lugar,   também  aconteceria  quando  chegasse  sua  vez.  Foi   A regra de ouro é: trabalhe com a equipe a ideia
       se  o  banheiro  está  limpo  e  cheiroso,  se  o  café  está   aí  que  percebi  que  a  palavra  “problema”  estava   de que cada momento é único e é a oportunidade de
       pronto,  entre  outros  detalhes.  E  por  que  faz  isso?   nos  trazendo  problemas.  No  fim  do  dia  sentei   entregar propósito para o cliente.
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