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Entrevista
Do interior do Brasil para o comando de
uma empresa cinquentenária
De uma pequena cidade do interior do Mato Editora Global Partners. Como foi começar
Grosso do Sul, Vicentina, para o posto de CEO em uma pequena cidade do Mato Grosso do
Sul e chegar à posição de CEO de uma grande
de uma grande multinacional, Irene Machado multinacional?
Mangolini, a líder da Laborclin, empresa com Irene Machado Mangolini - Não foi nada
mais de 51 anos de experiência no fornecimento de fácil. Há 20, 30 anos atrás a realidade para as
produtos e equipamentos de alta qualidade para mulheres era ainda mais dura no mercado de
Microbiologia Clínica e Industrial, é a entrevistada trabalho. Mas eu sabia o que queria e onde
deste mês. Aqui, conta como a empresa presente desejava chegar. A decisão que tomei aos oito
em toda a América Latina preparou-se para anos de idade direcionou a minha trajetória.
enfrentar a pandemia da Covid-19 e quais são Então, quando o seu sonho e a sua determinação
os planos futuros, ressalta que também cabe às são maiores que os obstáculos você não foca
no problema, nos muitos “nãos” que recebe,
mulheres a responsabilidade de fomentar um nas puxadas de tapete, na concorrência
ambiente de diversidade nas organizações e dá desigual... Você foca no aprendizado que
detalhes da sua vitoriosa trajetória profissional, isto gera e naquilo que direciona a sua vida;
inclusive contada em livro. Mas alerta: “É preciso então tudo se torna possível. Chegar ao topo
administrar o ego”. foi uma consequência, uma colheita do que
César Hernandes eu plantei durante vários anos, mas é preciso
administrar o ego. Claro que chegar nesta
LaborNews - Como a Laborclin se preparou posição é recompensador, mas não me iludo,
para atender as demandas da pandemia? A pois tudo muda e é passageiro, uma vez que
empresa continuou a sua operação na América todos são mortais. Então, o mais importante é
Latina? o aprendizado que estou tendo no percurso e
Irene Machado Mangolini - Logo no início as pessoas as quais tive e tenho o privilégio de
da pandemia, as pessoas deixaram de ir ao conviver e trabalhar.
médico, clínicas e hospitais. Logo, sem pedido
médico para exames, os laboratórios ficaram Irene Machado Mangolini, CEO da Laborclin LaborNews – O Brasil ainda enfrenta desafios
vazios e consequentemente a nossa receita caiu para a isonomia entre homens e mulheres
drasticamente. Tivemos que nos reinventar. A no mercado de trabalho, principalmente em
princípio tínhamos apenas o Swab para atender para a região, especialmente com os nossos cargos de comando. Como você analisa o atual
a demanda gerada pela pandemia e ainda assim produtos da Biokar, marca líder no mercado momento?
não tínhamos o volume necessário em nossos europeu e que também faz parte do Grupo Solabia. Irene Machado Mangolini - Estamos
estoques. Sem perder o timing, envolvemos Com a Laborclin ampliaremos nosso market share evoluindo neste tema a passos lentos, é
todas as áreas da empresa num exercício de no segmento clínica. verdade, mas evoluindo. Temos várias mulheres
brainstorm, onde o time teve um foco, único, em cargos de C-Level, mas quando analisamos
de trazer ideias para geração de novas receitas. LaborNews - Qual o atual cenário da Laborclin o percentual a leitura é que ainda temos
Graças a Deus e ao time singular que temos, no mercado de Microbiologia Clínica e Industrial? um longo caminho à frente. A mulher ainda
entre as várias ideias que surgiram, elegemos Quais são os próximos passos? tem que se provar muito para chegar a tais
lançar o VTM (Meio de Transporte Viral). Entre Irene Machado Mangolini - No seguimento posições, dependendo da sua idade. A questão
a data da reunião e o lançamento do produto clínica temos a maior produção de placas da maternidade ainda pesa no momento de as
foram 15 dias. Ficamos muito felizes, pois prontas da América do Sul. Atendemos desde organizações decidirem entre um homem ou
além de gerar nova receita, produzimos o as grandes redes de laboratórios de apoio aos uma mulher, por exemplo. Além disso, tem a
VTM em larga escala para manter o vírus até pequenos laboratórios no interior da Bahia, por remuneração que comprovadamente mostra
que chegasse ao Laboratório. Esta foi uma de exemplo. Estamos preparados para expandir que as mulheres recebem em média 30% menos,
nossas contribuições no combate ao Covid-19. ainda mais a nossa produção. Além disso, a na mesma posição. Mas é cada vez mais difícil
Conseguimos também, através das parcerias pandemia nos tirou da zona de conforto e a sociedade não reconhecer o empoderamento
que temos com fornecedores internacionais, nos fez enxergar outras oportunidades neste feminino. Temos alguns exemplos e referências
trazer vários milhões de Swabs. Vale lembrar segmento. Vamos trabalhar fortemente para tão marcantes que é impossível continuar com o
que eles não tinham capacidade para atender a manter nossa liderança, priorizando a qualidade tratamento desigual. No Brasil, temos mulheres
todos os pedidos, já que a demanda era global. e elevando o nível de excelência no atendimento que nos inspiram, como a Luiza Helena Trajano
Nesta crise de abastecimento a credibilidade da e suporte ao nosso cliente. Já no segmento e, em nossa área, a Natalia Pasternak, Bióloga
Laborclin, associada à solidez do Grupo Solabia, indústria, crescemos consideravelmente nos e com Pós-Doutorado em Microbiologia, figura
pesou para os fornecedores nos atenderem. últimos quatro anos. Em 2018, representava que ganhou notoriedade como divulgadora
Em resumo, nos tornamos o maior fornecedor menos que 10% do nosso faturamento e científica nesta pandemia atuando intensamente
nacional de VTM e Swabs durante os dois últimos hoje é responsável por 40%. Com a linha da no combate à desinformação. Temos visto nos
anos e aumentamos o faturamento, EBTDA e o Biokar, a meta é ultrapassar os 50%. Também últimos anos mulheres como board member
lucro líquido. A pandemia nos trouxe grandes estamos ampliando a nossa linha de produtos em conselhos de administração de grandes
aprendizados e estamos saindo dela mais fortes específicos para indústria farmacêutica. E organizações, o que é incrível! Há poucos anos
e mais conscientes do nosso papel perante existem oportunidades na exportação dos dois este era um universo unicamente masculino. E
nossos steakholders... segmentos - clínica e indústria. cabe a nós, mulheres que chegamos a posições
de comando, assumir a responsabilidade de
LaborNews – E aqui na América Latina? LaborNews – Você é uma executiva de fomentar um ambiente de diversidade nas
Irene Machado Mangolini - Para a América sucesso, inclusive teve a sua trajetória nossas organizações, permitindo que homens
Latina, além de manter nossa operação, faz publicada na Revista Exame de março de e mulheres tenham as mesmas oportunidades
parte do nosso planejamento estratégico para os 22. Terá, também, a sua história contada no e sejam tratados dentro das mesmas regras de
próximos cinco anos o aumento da exportação livro ‘Histórias de Sucesso - Edição de 22, pela meritocracia.
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