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Pontos de Atenção para o Gestor de Laboratório

A pressão sobre o gestor de laboratórios se intensificou durante a pandemia. Concorrência mais competitiva, clientes mais exigentes e as incertezas do mercado impulsionaram esses empreendedores a saírem da zona de conforto, gerando inseguranças que podem paralisar a tomada de decisões ou mesmo precipitar decisões equivocadas. Por isso elencamos hoje alguns erros relacionados à gestão laboratorial aos quais você precisa estar atento.

1.Não avaliar profundamente o mercado antes de abrir um novo endereço.

Abrir um novo laboratório ou posto de coleta pede estudos minuciosos do público-alvo, seu poder de compra, e custos de operação. Perceber se realmente existe demanda na região pretendida é prioridade, bem como analisar o fluxo de caixa projetado computando principalmente dispêndios monetários. Por exemplo, com o alto custo de um aluguel em área nobre, o ponto de equilíbrio da operação pode ficar acima do projetado; porém, se ali está seu público-alvo e existe, de fato, uma demanda, então optar por uma região mais cara pode ser a decisão mais acertada neste caso.

A avaliação do mercado no qual estamos inseridos ajuda, além disso, a identificar pontos fracos da concorrência e assim desenvolver nossos diferenciais, bem como, ao levantar a opinião dos clientes, ganhamos informação para desenvolver novos produtos e serviços aderentes às suas necessidades.

2.Não avaliar constantemente o padrão de qualidade do serviço oferecido

A cada vez que frequentamos um laboratório, diversos fatores são considerados como se fosse a primeira vez: ambiente, atendimento, e qualidade do produto. Se em algum momento o cliente foi ao laboratório e se surpreendeu positivamente, e em outro não identificou o mesmo padrão de qualidade, essa flutuação será ruim para a imagem do negócio.

Além disso, suponha que um cliente convencional retorne ao laboratório pelo menos uma vez por ano. Se o gestor monitora apenas esporadicamente da qualidade do serviço – em datas específicas como outubro rosa, novembro azul, aniversário de fundação, etc.. -, pode ser que nem todos os clientes sejam expostos ao mesmo padrão de atendimento, e o público-alvo acaba tendo opiniões divergentes acerca do serviço oferecido. Por isso, o gestor deve fazer um esforço para garantir que, independente de quando o paciente decidir frequentar o laboratório, encontre sempre o mesmo padrão de qualidade.

3.Não investir em capacitação da equipe

Achar profissionais aptos para o trabalho não é tarefa simples. Cada laboratório possui rotinas e processos muito próprios, e por isso a capacitação de novos colaboradores deve ser realizada garantindo que desenvolvam seu ritmo de trabalho dentro das expectativas da gestão. E isso vale para antigos colaboradores também. A capacitação periódica garante benefícios que vão além de simplesmente melhorar habilidades técnicas do indivíduo. Ela é igualmente importante para reduzir ineficiências e diminuir chances de erro nos processos.

Quanto mais conhecimento técnico e habilidades um colaborador apreende, mais o laboratório se torna competitivo. E isso impacta diretamente na competitividade do próprio laboratório. Portanto, laboratórios que não investem em capacitação, podem acabar perdendo espaço para a concorrência.

4.Não investir em boas parcerias de negócios

Captar clientes é tarefa das mais importantes numa empresa. E para um maior volume de captação, é preciso ter bons parceiros de negócio. Estes parceiros, que podem ser clínicas, planos de saúde, consultórios médicos e de outros profissionais como por exemplo nutricionistas, trazem mais movimento para o laboratório do que o esforço de captar pacientes um a um. Por isso, amplifique a rede de contatos para que indicações e pacientes cheguem mais fácil, aumentando seu volume de atendimento.

Vale salientar que fornecedores também podem ser bons parceiros de negócios. Embora não tragam clientes diretamente, um bom fornecedor consegue preços justos, pagamentos mais flexíveis e está, sempre que possível, inspirando inovações para seu laboratório.

5.Não desenvolver habilidades de negociação

A gestão de um estabelecimento exige habilidade na negociação. O bom negociador tem raciocínio ágil para decisões, fala com objetividade e clareza, e é articulado, facilitando o ato de convencimento. E não estamos falando apenas do trato com fornecedores; enquanto gestor, você deve saber negociar prazos, férias e salários com a sua equipe, além de ser capaz de interagir com clientes, principalmente aqueles que estão sempre pedindo desconto.

Sabemos que leva tempo e dedicação para se tornar um bom gestor laboratorial, principalmente por exigir um mix de conhecimentos que demora para ser totalmente assimilado. E, por mais preparo e estudo que o gestor tenha, ainda está sujeito a errar em algum momento, seja por distração, falta de visão ou inexperiência. O importante é tirar o máximo das oportunidades de aprendizado, corrigindo rumos e metas e reinventando-se sempre que for necessário.