Nos dias 2 e 3 de agosto a cidade de São Paulo sediará o 7° Simpósio Nacional EVA de Tumores Ginecológicos, o evento mais aguardado e relevante para profissionais da saúde que atuam na área da oncoginecologia no Brasil. Consolidado como um ponto de encontro essencial para médicos, pesquisadores e demais especialistas interessados nos avanços e desafios no tratamento dos cânceres ginecológicos, o evento, organizado pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), acontecerá no Hotel Renaissance e reunirá os principais nomes do país, além de quatro convidados internacionais. Inscriçõs disponíveis no link.
Entre os principais temas, pesquisa clínica em oncoginecologia, imunoterapia no câncer de endométrio, sequenciamento do tratamento do câncer de ovário avançado e anticorpos conjugados à droga no câncer ginecológico. Haverá também dois workshops, que vão abordar “Como organizar, apresentar e publicar estudos” e “Tópicos patológicos do câncer ginecológico”. Esses workshops visam ressaltar a importância das pesquisas clínicas e suas publicações, bem como proporcionar uma análise detalhada dos fatores patológicos na oncoginecologia. A expectativa é que eles contribuam significativamente para a atualização dos conhecimentos dos profissionais, além de fomentar a discussão sobre as melhores práticas e técnicas emergentes.
Dentre os convidados internacionais são Brian Slomovitz, gine-oncologista do Mount Sinais Medical Center, que coordenará sessão especial do EVA, The Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) e Gynecologic Oncology Group (GOG) e o gineco-oncologista Robert Holloway, do Global Robotics Institute, que, em três diferentes aulas, falará sobre qual é o papel da cirurgia de resgate no câncer de endométrio, a linfadenectomia e atenção aos fatores de risco associados ao diagnóstico incidental de câncer de endométrio e como organizar, estruturar e conduzir pesquisas clínicas.
Outras duas convidadas internacionais vão promover um importante debate no painel dedicado ao câncer de endométrio. Em pauta, se a Imunoterapia combinada a quimioterapia é o padrão no tratamento de primeira linha do câncer de endométrio recorrente ou metastático. Opinando a favor, estará Shannon Westin, do departamento de Ginecológico Oncológica e Medicina Reprodutiva do MD Anderson Cancer Center e, opinando contra, estará a gineco-oncologista Domenica Lorusso, diretora da Humanitas Hospital San Pio X, de Milão, na Itália. Durante o evento, Shannon Westin também palestrará no painel de câncer de colo do útero, falando sobre o tratamento curativo do câncer de colo uterino localmente avançado com atualizações da ESMO 2023.
“Contaremos com palestrantes nacionais e internacionais que são líderes de opinião. Com isso, abordaremos as grandes inovações recentes, como imunoterapia no tratamento do câncer de endométrio e câncer do colo do útero. Além disso, teremos um representante do Ministério da Saúde, que falará sobre a cobertura vacinal contra HPV”, afirma Daniele Assad Suzuki, oncologista clínica do Hospital Sírio Libanês-Brasília, diretora de Ensino do Grupo EVA e membro da Comissão Organizadora do Simpósio.