medical equipment, medicine, laboratory-4099428.jpg

Chegando aos 47 anos olhando para o futuro,sem esquecer-se do passado

Levando adiante o legado do avô, do pai e do tio, que fundaram a Cecon em 1975, Ana Paula Cotrim é atualmente sócia diretora e RT da empresa. Formada em Farmácia e Bioquímica, com pós-graduação em análises clínicas e em Marketing, ela é a entrevistada do LaborNews deste mês. Nascida no ano de fundação da organização, hoje ela tem a missão de “olhar à frente, para o futuro”, não deixando de recordar com orgulho tudo o que já foi construído para o setor de microbiologia brasileiro. Essa apaixonada executiva, que começou ainda na produção, aprendendo com o trabalho e dedicação de tanta gente, faz um balanço dos 47 anos da Cecon, explica como a empresa se preparou para a pandemia da Covid-19 e detalha a atuação junto à Saúde Pública no país. “A Cecon sempre acreditou que esse era um caminho importante para trazer ao Brasil, ferramentas de ponta, que ajudam a salvar vidas”

César Hernandes

Ana Paula Cotrim

LaborNews – A Cecon chega aos 47 anos prestando serviços à Saúde Pública. Como serão os próximos 47 anos?

Ana Paula Cotrim – São muitos anos de trabalho, buscando sempre olhar à frente, para o futuro. Temos orgulho do nosso legado no setor de microbiologia brasileiro, e do sucesso em construir uma marca forte e sustentável em todos os aspectos. Manter essa credibilidade confere à Cecon solidez para enfrentar os próximos desafios.

LaborNews – O mundo enfrenta uma pandemia sem precedentes. Como a Cecon se preparou para esse inesperado desafio?

Ana Paula Cotrim – A pandemia, que felizmente se encaminha para seu desfecho, veio reforçar o quão importante é o compromisso da Cecon com a Saúde Pública. Nós estivemos, desde o princípio, na frente de batalha e seguimos trabalhando mesmo nos momentos mais dramáticos. Para isso, realizamos as adequações necessárias, sobretudo para proteger nossos profissionais. Nas crises mais graves da pandemia houve um crescimento gigantesco na procura por nossos kits para Detetecção de Carbapenemases, devido ao aumento das infecções hospitalares, e mais uma vez a Cecon pôde cumprir seu papel de forma exemplar, aumentando a produção desses testes sem afetar nossas outras atividades.

LaborNews – Atualmente, quais são os principais produtos da empresa que estão auxiliando a Saúde Pública brasileira?

Ana Paula Cotrim – A Cecon oferece uma gama variada de soluções em microbiologia para suprir a abrangente demanda da Saúde Pública, desde Discos Antibiograma e Antifugigrama, aos Reagentes para Identificação Bacteriana, Suplementos para Meio de Cultura e Placas prontas para uso. Como já citado, temos atendido uma grande demanda do kit para Detetecção de Carbapenemases, além do Kit Listéria de Imunologia e dos Meios de Cultura em Frascos, que sempre são muito procurados.

LaborNews – Como vocês acompanham as pesquisas por novas tecnologias no país e no mundo?

Ana Paula Cotrim – Investir em pesquisa e tecnologia é indispensável para quem atua no setor da Saúde, e tem sido uma base importante na longa trajetória da Cecon. Estamos presentes nos principais congressos internacionais, um canal riquíssimo de troca de conhecimento, atualização de dados e obtenção de novas tecnologias. Em outra vertente, operamos com as ferramentas de pesquisa na rede, que garantem um fluxo de informação contínua e onipresente. Além disso, a Cecon conta com uma equipe de consultores que se aprofundam nas questões mais relevantes da atualidade e nos ajuda a traçar novos projetos, além de planejar novos investimentos em P&D.

LaborNews – Os produtos da Cecon, via SUS, abrangem todo território nacional?

Ana Paula Cotrim – A Cecon tem distribuição garantida em todo o território nacional. Sempre estivemos focados na desafiadora questão da Saúde Pública, por isso atender o Sistema Único de Saúde (SUS) com profissionalismo e qualidade é uma missão pela qual trabalhamos diariamente, sem medir esforços. Para que esse trabalho chegue a quem precisa, é fundamental que a Cecon e seus representantes estejam nos quatro cantos do Brasil.

LaborNews –   Em toda a trajetória de 47 anos dedicados à microbiologia, qual seria o grande diferencial do sucesso da Cecon em meio aos desafios da Saúde no Brasil?Ana Paula Cotrim – A Microbiologia pode parecer uma área um tanto distante das pessoas, por ser uma ciência bastante complexa, mas a Cecon sempre acreditou que esse era um caminho importante para trazer ao Brasil ferramentas de ponta, que ajudam a salvar vidas. Esse é o nosso propósito maior, contribuir para cuidar e salvar vidas. Temos realizado nosso trabalho de forma ética e responsável, sem jamais esquecer que nosso maior compromisso é com o bem estar de cada paciente. Nossos produtos são pontes entre a Cecon e os inúmeros brasileiros que precisam de cuidado, proteção e prevenção. Nós acreditamos que a microbiologia pode e deve ser um meio de valorização da vida, e procuramos sempre nos guiar por esse compromisso.