Page 20 - Jornal Labor News Digital
P. 20

Opinião                                                                                 Saúde

                                                                                                    A importância do
                    Alexandre Calegari                                                         tratamento da asma na
                    Mais de 16 anos de experiência em Tecnologia da Informação na área de Medicina Diagnóstica.
                    Graduado em Tecnologia e Processamento de Dados pela UNIRP e pós-graduado em Administração de   cirurgia plástica
                    Empresas pela FGV, atualmente lidera projetos estratégicos da Shift e a área de Gestão de Produtos.
                    Gerente de Produto da Shift.
                    alexandre@shift.com.br


         Como desenhar uma estratégia de marketing
                                                                                                 “O tratamento adequado da asma, com controle
                com base nos dados do laboratório?                                            das  crises  e  uso  correto  das  medicações  orientadas
                                                                                              pelo especialista, é fundamental para o paciente realizar
         Hoje  vemos  um  perfil  de  paciente  que  vem   constante de informações com o atendimento dos   qualquer cirurgia, principalmente uma cirurgia plástica”,
       provocando ano após  ano transformações    pacientes e fluxo de comunicação com eles. A partir   explica  o  Dr.  Fernando  Amato,  cirurgião  plástico  e
       nas regras do  jogo.  A  conveniência e  conforto   do seu objetivo com o marketing, é possível fazer a   membro  da  Sociedade  Brasileira  de  Cirurgia  Plástica
       faz  parte  do  novo  perfil  do  consumidor,  não   análise de dados do negócio para a implementação   (SBCP), que – recentemente – adiou o procedimento
       podemos esquecer que um paciente também é um   de estratégias de divulgação dos  serviços e   em uma paciente por estar com a asma fora de controle.
       consumidor.  Estamos acostumados  com delivery,   fortalecimento da sua marca.            Dr. Amato explica que cirurgias em geral não
       com entrega, serviço rápido e personalizado...  e   Os  dados  vão permitir  que  você tenha o   são contraindicadas para pacientes com asma,
       essa tendência se potencializou com a pandemia.   delineamento de uma ou mais personas, que são   desde  que  este esteja preparado, ou  seja, sem
         É fato que um laboratório clínico pode fortalecer   perfis  semifictícios  dos  pacientes  (criado  a  partir   crises, obstruções e sem sequelas pulmonares. “A
       sua marca, serviços e tornar-se mais competitivo   de  dados  reais) que  procuram seus  serviços e   orientação  é que antes  de uma cirurgia eletiva,  o
       com uma estratégia de marketing. Muitos gestores   dão  preferência  ao  laboratório.  Assim,  fica  mais   paciente faça um pré-operatório com especialista e
       sabem  disso,  mas  ficam  na  dúvida  se  essa  é   fácil saber que tipo de abordagem usar, qual rede   realize os exames necessários para liberar a cirurgia”,
       realmente uma  ação que  vai trazer resultados,   social explorar e até mesmo a linguagem usada nos   “Em alguns casos deve-se fazer um preparo
       já que  falamos do  segmento da saúde.  Com  um   conteúdos .                          pulmonar pré-operatório. Além disso, cirurgião
       objetivo  bem  definido  e  se  baseando  nos  dados   Entre as informações geradas pela operação   e anestesista devem entrar em acordo quanto a
       provenientes  da própria operação do laboratório   que podem ser usadas, estão por exemplo:   drogas, melhor técnica anestésica ou combinação
       e  do  fluxo  de  pacientes  é  possível,  sim,  atrair  e   fluxo de atendimentos por períodos de tempo;   de técnicas. Por último, em casos de cirurgias longas,
       fidelizar  o  público,  contribuindo  para  o  sucesso  e   faixa etária dos pacientes; dados demográficos;   frequentemente a realização de fisioterapia respiratória
       escalabilidade do negócio.                 índice de retorno; quais os exames mais     pós-operatória ajuda muito na recuperação e diminui
         É importante entender  que um marketing   procurados e sazonalidade; procedimentos   bastante  o  risco  de  pneumonia  pós-operatória
       bem  elaborado vai educar  o  seu  público,  passar   feitos por convênio e de forma particular;   relacionada à asma e à anestesia”, explica Dr. Lemos.
       confiança  acerca  dos  seus  serviços  e  estreitar  o   número de pacientes que fazem agendamento     Instagram:
       relacionamento  com  potenciais  pacientes e  até   via aplicativo; entre outros.         https://www.instagram.com/meu.plastico.pro/
       médicos parceiros. O resultado? Você fortalece sua   E claro,  a tecnologia  vem desempenhar  um       Instagram:
       marca  e,  consequentemente,  atrai  e  fideliza  mais   papel fundamental na transformação de dados em   https://www.instagram.com/carlos_lemos82/
       pessoas no laboratório.                    indicadores que suportam a tomada de decisão no   https://www.instagram.com/wecaremedicina/
         Na rotina do laboratório  clínico, há a geração   laboratório.                                Fonte: Gengibre Comunicação
























































                                                                                20
                                                                                20
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25