Page 4 - Jornal Labor News Digital
P. 4
Texto: Andrea Penna
Entrevista
AMAMEDICAL, uma empresa em posição
estratégica no cenário da pandemia
Cristiano Amaral é o CEO da AmaMedical, Soluções em Saúde. Nessa entrevista exclusiva para Labornews
ele analisa os desafios do setor e aborda o cenário pós-pandemia.
Cristiano Amaral - em primeiro lugar acredito que por conta da gente ter conseguido atingir um nível
a melhor ideia para sobreviver é ter os pés no chão no de eficiência interno muito importante. Acho que
momento de crise, acreditar que toda crise tem suas envolve toda a cadeia de importação e distribuição
oportunidades. Nós nos mantivemos firmes com a nossa dos equipamentos laboratoriais, que é o nosso foco:
ideologia de atender o ramo da saúde com excelência. E equipamentos de hematologia e equipamentos de
obviamente que a aplicação dos recursos disponíveis da bioquímica.
melhor maneira possível é o que cria uma diferença. Nesses dois seguimentos, nós estamos colocando
Nós evitamos entrar em qualquer tipo de onda todos os nossos recursos para nos tornarmos uma
comercial. Nós nos mantivemos firmes naquilo que referência no mercado nacional. Temos a participação
fazemos bem e procuramos ainda melhorar. Então, atuante da Amaral e Cia Consulting, que é a empresa
a ideia que nós temos aqui de sobrevivência é de de inteligência tributária, de logística e desembaraço
gestão na aplicação dos recursos. Hoje nós temos uma aduaneiro que é quem faz os processos de importação
equipe totalmente capacitada para atender qualquer da AmaMedical.
demanda de pós-venda, assessoria técnica e científica. E no que concerne à AmaMedical, estamos
Anteriormente à pandemia precisávamos de terceiros ou desenvolvendo a parte do pós-vendas, com
da assistência dos fabricantes dos equipamentos. Hoje, representantes técnicos em cada estado. Hoje a
temos 100% de possibilidade de atendimento de qualquer AmaMedical se encontra em todos os estados brasileiros
demanda. Eu credito que isso tudo deve-se a essa gestão e estamos estabelecendo uma rede, um network, de
de aplicação em recursos humanos aqui, na AmaMedical. representantes técnicos, não só aquele que coloca o
folder debaixo do braço para fazer a venda, mas que
Labornews - O que mudou durante a pandemia e conhece os nossos produtos. Fazemos o treinamento
Cristiano Amaral, CEO da AmaMedical, Soluções em Saúde que foi o diferencial da empresa diante do mercado? interno, e estabelecemos o nosso costumer service, que
Cristiano Amaral - Primeiramente, entendo acredito ser hoje muito importante. Assim, damos as
Labornews - O setor médico-hospitalar sofreu que seja nossa política de atendimento pós-vendas. mãos para o médico, damos as mãos para o biomédico,
uma imensa transformação nessa pandemia. Como Houve um cenário comercial a principio para algumas para o chefe do laboratório, por que a máquina tem
você analisa isso, de forma geral? empresas, muito favorável, principalmente para de rodar todo o período de rotina com eficiência para
Cristiano Amaral - Eu encaro essa transformação aquelas que estavam num nicho das necessidades entregar resultados confiáveis.
com bastante surpresa. Nós, brasileiros, não estávamos imediatas da área da saúde, e muito pouca preocupação Outro aspecto é a nossa participação em feiras.
acostumados com esse tipo de situação. Tampouco com o atendimento ao cliente posteriormente à Estamos apresentando os nossos equipamentos,
o mundo, mas especialmente nós, acrescentando as venda. Partimos então para estabelecer um costumer colocando a cara no mercado, e acredito que isso trará
dificuldades que já enfrentávamos no setor de saúde. service, que hoje já está praticamente consolidado, um grande impacto para nossa empresa em 2022,
O distanciamento social e os protocolos de segurança um departamento de assistência técnica e científica. pois está sendo feita uma preparação muito grande
trouxeram uma grande dificuldade logo no início da Então, algo que foi uma dificuldade inicial para nós, para isso. Teremos a Medical Fair do ano que vem,
pandemia. Nós aqui tínhamos projetos em andamento, conseguimos resolver no processo. dentre outras feiras importantes, e essa é nossa busca
como participação em feiras, que por conta do incessante em trazer qualidade por um custo, por um
distanciamento social foram todos, de uma maneira preço justo. Por isso que nós não temos intermédios nas
geral, deixados em stand by. Por outro lado, houve nossas operações. Todo processo, desde o registro na
todo esse avanço na tecnologia digital no sentido de ANVISA, da importação e distribuição, é a AmaMedical
facilitar um pouco mais o contato médico-paciente. em todas essas etapas. Acreditamos que assim
Houve realmente esse avanço por conta da tecnologia. conseguiremos criar um diferencial importante que
é o que está levando a nossa empresa a manter nosso
Labornews - A pandemia foi um desafio para o padrão de crescimento.
comércio nacional e internacional. Como foi a gestão
desenvolvida por vc nessa conjuntura?
Cristiano Amaral - Inicialmente tivemos aquela A AmaMedical é o elo de distribuição e
sensação de que nós devíamos enfrentar o momento. soluções em saúde da AMARAL & CIA Importadora
Essa situação chegou para nós em meados de março, e Labornews - Como vc avalia o mundo pós- e Exportadora Ltda. O Grupo é importador e
a primeira ideia foi ter pé no chão e avançar sobre os pandemia para o setor médico-hospitalar? distribuidor especializado em produtos para saúde
obstáculos que tivemos logo de início, por conta de Cristiano Amaral - O impacto maior será na em geral, equipamentos e insumos para laboratórios
entendermos que era o momento de a AmaMedical transformação digital, tanto do atendimento direto e hospitais. Nosso portfólio de produtos inclui
participar o máximo que pudéssemos. Então nós do médico com o paciente, como no desenrolar do desde equipamentos de hematologia, bioquímica
fizemos uma gestão de recursos que tínhamos até desenvolvimento tecnológico. Hoje temos a chance de e reagentes, até os mais modernos sistemas de
então, e decidimos pela ampliação da nossa estrutura, fazer uma conferência com os fornecedores, com 3 ou análise laboratoriais e imagem digital.
e pela capacitação do nosso time. 4 países envolvidos. O encontro tornou-se uma video- A AmaMedical tem seu foco voltado para as
Novamente o distanciamento social nos causou um conferência, não é preciso que ninguém se locomova, ou atividades de distribuição, assistência técnica, e
problema imediato, que era de que nós recebíamos se desloque à um centro de convenção para um evento. desenvolvimento de projetos biotecnológicos de
visitas de nossos fabricantes em nossa unidade aqui em E isso está criando uma dinâmica muito importante e equipamentos médico-hospitalares; representação
Osasco, e isso foi suspenso. Nós tivemos de reinventar muito boa, porque facilita muito a troca de informações por conta própria e de terceiros de produtos do
a nossa equipe de maneira a adquirir conhecimento que antes a gente esperava uma oportunidade de uma ramo, bem como compra e venda, importação e
técnico e continuar atendendo nossos clientes, e nossas viagem para conversar pessoalmente. exportação de equipamentos de laboratórios.
demandas aumentaram. E, graças a Deus, desde então Acredito que isso, de fato, vai nos ajudar a Hoje o Grupo AMARAL & CIA representa, importa
seguimos com essa reestruturação comercial e técnica, impulsionar a capacidade que nós temos a trazer e distribui as mais renomadas marcas estrangeiras e
e aplicando os recursos da melhor maneira possível. inovações. nacionais, trabalhando com um escopo de produtos
com mais de mais de 3.000 itens para laboratórios,
Labornews - Em mais de 20 anos de sucesso Labornews - Qual é o futuro das AmaMedical - clinicas e hospitais.
profissional você já passou por muitas montanhas Soluções em saúde? O portal da empresa pode ser conferido em
russas econômicas no Brasil e no mundo. Como Cristiano Amaral - vejo a AmaMedical despontando http://www.amamedical.com.br/PT/quemsomos.
sobreviver? hoje para ser um dos dos grandes players do mercado, html
4 4