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Opinião


                     PROF. DR. PAULO CESAR NAOUM
                     Professor Titular pela UNESP
                     Diretor da Academia de Ciência e Tecnologia,
                     Acadêmico da ARLC
                     a.c.t@terra.com.br

                                        Causas da violência masculina



          Uma  pergunta que  se  faz  com certa   gene que regula as emoções humanas, o gene   tem dois genes MAO por ter dois  cromossomos
       constância é se a maldade humana provém da   MAO  (monoamino-oxidase),     produz   uma   X (XX), portanto, a falha de um  gene MAO é
       própria pessoa ou é adquirida do ambiente.   enzima  que  capta  o  excesso  de  serotonina  e,   compensada pelo outro normal. Se um homem
       Este tema tem raízes há mais de dois mil anos   assim, controla o nível de adrenalina em nosso   (criança, adolescente ou adulto) com deficiência
       quando o pensador chinês Mencio Mong Tse   corpo e suas ações nos neurônios. Se uma pessoa   no gene MAO, crescer num ambiente hostil
       (371 a.C. – 289 a.C.) afirmou que os seres   tiver um defeito no DNA do gene MAO   ocorrerá   onde é espancado constantemente, agredido,
       humanos são naturalmente bons, agem dentro   a diminuição desta enzima, e obviamente   ofendido, etc.,  buscará por revidar, quando
       da moralidade, são dotados de compaixão e da   teremos excessos de serotonina e adrenalina   possível, o que  sofreu, ou que foi submetido
       capacidade  de  distinguir  o  bem  do  mal  e,  por   intoxicando os neurônios. Pessoas com este tipo   a sofrer. Por esta razão a educação passa a
       isso, o mal é resultado de influências externas.   de defeito buscam sensações fortes, por exemplo,   ter função fundamental no comportamento
       Em contraposição a esse conceito um  outro   esportes radicais, agressividade, crueldade etc.   humano. A educação familiar, em linhas gerais,
       pensador,  Han Tse  (280 a.C. – 233 a.C.), também   Pesquisas científicas mostram que o estímulo do   nos ensina  regras  de convivência social,
       chinês,  declarou que os seres  humanos são   funcionamento de nossos genes, com destaque   enquanto que a escolar nos ensina regras
       naturalmente maus e precisam da educação para   para o gene MAO, são influenciados por pressões   que regem a cidadania. Assim, as causas que
       se tornarem bons.                          advindas  do ambiente em que vivemos, incluindo     dispomos atualmente para explicar a violência
          Essa discussão continua nos dias atuais   estímulos construtivos (educação) ou destrutivos   são estabelecidas por enzimas que controlam
       e    sem  uma  explicação  crível  das  causas    que   (agressões,  álcool e  drogas alucinógenas, por   as  emoções,  o  ambiente  em  que  vivemos  e  a
       resultam  em ultrajes físicos,  morais e  mortes.   exemplo). Neste âmbito há uma explicação sobre   educação que recebemos. O resultado social
       Com os conhecimentos que dispomos atualmente   o homem ser mais violento que a mulher.  das falhas desta tríade se observa na população
       é  possível  verificar  que  o  pensamento  dos  dois   O homem tem um gene MAO, enquanto a   carcerária brasileira, composta por 94,5% de
       chineses se complementam. Mencio e Han não   mulher tem dois genes MAO, isto porque este   homens e apenas 5,5% de mulheres, ¾ dos quais
       tinham às suas disposições o mapa do genoma   gene está no cromossomo X. O homem só tem um   são de analfabetos e analfabetos funcionais.
       humano  quando  ambos  usaram  a  palavra   gene MAO porque tem apenas um cromossomo   Diante deste quadro resumido, conclui-se que a
       naturalmente. Literalmente quando se refere à   X (XY), e quando este gene falha a produção de   solução para diminuir a violência humana está
       natureza humana, a  palavra naturalmente está   enzimas que  controlam as emoções se torna   na qualidade do meio se vive e na educação
       relacionada aos  nossos genes. Um importante   extremamente baixa. Por outro lado,  a mulher   (familiar ou social, e escolar).


























































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