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Opinião




                     Dr. Dácio Eduardo Leandro Campos
                      Presidente do CRBM – 1ª Região

                      presidencia@crbm1.gov.br




            Uma reflexão sobre as consultas públicas 911 e 912 da Anvisa

          Diante  das  consultas  públicas  da  Agência   laboratório clínico.               friamente   cada   proposta,   cada   minuta
       Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nº   É  consenso  que  desrespeita  também  apresentada, de modo a continuarmos colhendo
       911 e 912, ambas de 27 de agosto de 2020, que   os  profissionais  especialistas  nas  práticas   resultados confiáveis, seguros e que atendam às
       tratam,  respectivamente, das “Boas Práticas   laboratoriais,  que estudaram, treinaram e   necessidades do processo terapêutico.
       em Farmácia e Drogarias - Alteração da RDC   adquiriram a  expertise  necessária  e  fundamental   Saudações biomédicas!
       nº  44  de  2009”  e  dos  “Testes  de  Análises   para a boa condução da atividade.     Dr. Dácio Eduardo Leandro Campos
       Clínicas  e Serviços de Apoio ao Diagnóstico e   À frente do Conselho Regional de Biomedicina   Presidente do CRBM1
       Terapêutico” -, nós, da Biomedicina, ao lado de   1ª Região (CRBM1) e da Associação Brasileira
       representantes  dos  prestadores  de  serviços  e   de Biomedicina (ABBM),  desenvolvendo ao   *  Assinam  o  manifesto  a  Associação  Brasileira  de
                                                                                             Biomedicina (“ABBM”), Associação Brasileira de Medicina
       profissionais da saúde que atuam em análises   longo dos  anos  trabalho  sério e conjunto ao
                                                                                             Diagnóstica (“ABRAMED”), Conselho Federal de Biomedicina
       clínicas em todo o país, estabelecemos novo   Conselho  Federal  de  Biomedicina (CFBM)  e   (“CFBM”), Conselho Federal de Farmácia (“CFF”), Conselho
       diálogo  com  a  agência  reguladora  a  fim  de   demais conselhos profissionais da área da saúde,   Federal  de  Medicina  (“CFM”),  Confederação  Nacional  de
       expor percepções gerais sobre o tema, de   acompanho diretamente o processo de formação   Saúde (“CNSaúde”), Federação dos Hospitais, Clínicas, Casa
       modo a apontar alguns aspectos considerados   de nossa categoria, bem como decisões e políticas   de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e
                                                                                             Demais Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado
       preocupantes.                              públicas que afetem diretamente a sua capacitação
                                                                                             de São Paulo (“FEHOESP”), Sindicato dos Hospitais Clínicas,
          Em  forma  de  manifesto,  assinado  por  19   e, em consequência, a sua condição de responder   Casas  de  Saúde,  Laboratórios  de  Pesquisas  e  Análises
       representantes  do  setor*,  no  final  de  setembro,   plenamente na esfera profissional.  Clínicas no Estado de São Paulo (“SINDHOSP”), Sindicato
       dia  23,  as  entidades  lembraram  a  defesa  da   No cotidiano da autarquia a  preocupação é   dos Laboratórios Clínicos e Patológicos do Estado da Bahia
                                                                                             (“SINDILAB-BA”), Sindicato dos Laboratórios de Pesquisa
       melhoria  contínua  da  saúde,  o  apoio  ao  avanço   constante com a competência, o rigor, a ética e a
                                                                                             e  Análises  Clínicas  do  Distrito  Federal  (“SINDILAB-DF”),
       tecnológico no setor de laboratórios clínicos e   responsabilidade  de  cada  profissional  atuante   Sindicatos  dos  Estabelecimentos  e  Serviços  de  Saúde
       postos de coleta de material biológico e, o que   no mercado.  Somos  uma categoria  de  extensa   No  Estado  Maranhão  (“SINDESSEM-MA”),  Sindicato  dos
       consideramos ainda mais importante, a garantia   representatividade  e  valorosa  contribuição no   Estabelecimentos  de  Serviços  de  Saúde  do  Estado  de
       da qualidade do cuidado em saúde dispensado à   setor de análises clínicas, e não nos resta dúvida   Mato  Grosso  (“SINDESSMAT”),  Sindicato  de  Laboratórios
                                                                                             do  Estado  de  Minas  Gerais  (“SINDLAB-MG”),  Sindicato
       população.                                 de que qualquer modificação que venha a alterar
                                                                                             de  Laboratórios  do  Estado  do  Paraná  (“SINLAB-PR”),
          É  importante  destacar  que,  conforme   o modus operandi precisa ser mais bem debatido   Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas do Rio
       apontado  no   documento,   as  entidades  com os setores envolvidos.                 Grande do Sul (“SINDILAC-RS”), Sindicato dos Laboratórios
       signatárias reconhecem a necessidade de       Mais  do  que  isso,  falamos  de  saúde,  de   de Patologia e Análises Clínicas do Estado do Rio de Janeiro
                                                                                             (“SINDILAPAC-RJ”), Sindicato dos Laboratórios de Análises
       revisão  da  RDC  nº  302/2005  -  e  realizaram   segurança  em  diagnósticos,  fundamentais
                                                                                             Clinicas, Patologia Clínica e Anatomo-Citopatologia do
       inúmeras  solicitações  para  tanto  -,  porém,   para  a  prevenção  de  doenças  e  o  sucesso  de   Estado  de  Santa  Catarina  (“SINDILAB-SC”),  Sociedade
       entendem que a proposta ora apresentada pela   tratamentos. Falamos de vida. E, sobretudo nesse   Brasileira  de  Análises  Clínicas  (“SBAC”)  e  Sociedade
       Anvisa desprestigia o setor ao permitir que   período em que somos atingidos pela pandemia   Brasileira  de  Patologia  Clínica/Medicina  Laboratorial
       qualquer  unidade  de  saúde  seja  considerada   do novo coronavírus, é hora de analisarmos   (“SBPC/ML”).
                      Daniele Goeking

                      Consultora e assessora, com 10 anos de experiência em marketing para empresas e profissionais de saúde. Profissional com
                      habilidade para desenvolver projetos de marketing estratégico, oferecendo subsídios seguros e direcionamento adequado,
                      baseado em objetivos e metas. Só nos últimos cinco anos, contribuiu com mais de 35 empresas, entre laboratórios, clínicas,
                      hospitais, startups e planos de saúde.
                      daniele.goeking@gmail.com
                                                Quem são seus clientes?



          O consumidor tem se tornado cada vez mais   alcançar as pessoas  certas  e  gerar valor para   Ângela é uma mulher de 38 anos, casada e
       bem informado e consciente de suas escolhas,   elas?                                   com  um  filho.  Mora  em  Valinhos  e  trabalha
       selecionando produtos/ serviços que consigam   É aí que entra a criação da persona     em Campinas, cidades vizinhas, do estado de
       compreendê-lo  integralmente  e  se  aproximar   (também conhecida como avatar), um    São  Paulo.  Gosta  de  praticar  atividade  física
       dele de forma mais personalizada.          personagem  semifictício,  baseado  em  dados   e  aproveitar  o  tempo  livre  com  a  família  e
          Com  inúmeras  ofertas,  informações  e   reais  sobre  o  seu  público,  que  representa  o   amigos. Precisa realizar exames de rotina
       opiniões diferentes à sua disposição, é dele o   cliente ideal, ou seja, o desenho da persona   solicitados  por  seu  médico  e  busca  serviços
       poder de selecionar a marca que compreende,   descreve características que direcionam o   que lhe proporcionam segurança e otimização
       desde as suas necessidades básicas, até as   marketing  a  construir  uma  estratégia  capaz   de tempo. Gostaria de poder usar o seu
       mais  profundas  (os  seus  valores).  Magazine   de ajudar o cliente ou potencial cliente a se   convênio, mas pagaria pelo serviço se for de
       Luíza, Amazon, Ifood, Nubank, Dasa e Fleury   identificar com a sua marca e te escolher no   sua confiança e atender às suas necessidades.
       são alguns exemplos de marcas que olham    momento  em  que  precisar  decidir  em  quem   Ângela tem fobia de agulhas e dá preferência
       para  seus  clientes  de  forma  integral,  a  fim   confiar e porquê.                 por indicações ou serviços bem referenciados/
       de gerar valor e proximidade. Não à toa, são   Mas qual a diferença de persona e público-  avaliados.
       marcas que não param de crescer.           alvo?                                         Note que descrever com mais detalhes
          Contudo, ainda  tenho visto empresas       Persona,  como  o nome já diz,  é a versão   a personalidade do seu cliente ideal te
       construindo  e investindo  em estratégias  de   mais personalizada possível do seu cliente final,   ajuda  a  definir  os  melhores  canais  (onde),
       marketing pensando puramente em divulgar sua   enquanto o público-alvo dá uma visão geral de   momentos (quando), assuntos (o que),
       marca  ou serviço  para  uma  massa de pessoas   uma fatia de pessoas que podem comprar seu   tom de voz (como) e assim otimizar a
       com características  comuns mais genéricas   produto ou serviço:                       experiência, gerar valor e construir melhor
       como: região, faixa etária, gênero, etc., o que não   Exemplo de público-alvo de um laboratório   a jornada dele até você.
       é errado, porém sozinho não atinge o potencial   clínico: mulheres, de 25 a 55 anos, que moram   Quando uma empresa não tem sua persona
       cliente de forma eficiente e principalmente, não   ou trabalham na Região  Metropolitana  de   definida,  provavelmente  não  conhece  tão
       gera identificação.                        Campinas – SP e possuem renda fixa.         bem o cliente e não está explorando todo
          E  como saber quem é meu cliente? Como     Exemplo de persona baseada em dados      valor que a marca pode gerar. E a sua, como
       direcionar minha estratégia de marketing para   reais  do  público  de  um  laboratório  clínico:   está?
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