É a célula precursora da Hemácia, ou seja é uma Hemácia Jovem. Em sua grande maioria os Reticulócitos estão dentro da medula dos ossos para terminarem o seu desenvolvimento de maturação e, então em condições normais somente quando se transformam em Hemácias é que passam para a circulação sanguínea.
Em vista da importância das Hemácias para a oxigenação de todos os tecidos do organismo humano, então surgiu a necessidade de existir um exame que avalia quantos Reticulócitos estão na circulação sanguínea, e qual o grau de maturidade dos que estão circulando, e este exame é o Reticulocitograma.
Sendo a Oxigenação necessária para as atividades de todos os tecidos e funções do organismo… então avaliação dos resultados dos Reticulocitogramas, deveria estar sendo habitual assim como é a do Eritrograma.
Na dependência dos valores e das características Reticulocitárias dos que estão circulando, se tem uma informação, que pode ser precoce, das condições de trabalho (saúde ou doença) que está existindo na Medula Óssea, consequentemente pode estar interferindo na função de qualquer tecido do organismo que esteja comprometido, pois Oxigenação é Básica para todos os tecidos e órgãos.
As vezes se tem o “antigo costume” de somente se observar o valor da Hb e Ht, ou seja da Dosagem da Hemoglobina e do Hematócrito, porém isto pode ter como consequência, que em estágios iniciais, não se detecta as deficiências adquiridas da oxigenação.
O Reticulocitograma é um exame que deve “obrigatoriamente” ser feito associado ao Eritrograma, pois é um exame feito nos equipamentos hematológicos automáticos… que já são equipamentos na rotina até de pequenos laboratórios. Além do mais, a mesma coleta sanguínea que é feita para a execução do Eritrograma também automaticamente faz o Reticulocitograma (basta que tenha sido solicitado), sem que necessite de outras condições específicas da coleta sanguínea.
Esperar que as alterações dos Eritrogramas apresentem modificações, é provável que “algumas vezes” pode ser já em um estado adiantado na alteração da série vermelha, levando-se em conta que existe ainda o hábito de se usar a denominação das “alterações de hemácias que são discretas”.Hemácias no sangue circulante com “alterações discretas” são hemácias que quando estiveram no estágio de Reticulócitos já tiveram alterações que não devem ter sido “discretas”.