Page 22 - Jornal Labor News Digital
P. 22
Opinião
DR. DÁCIO EDUARDO LEANDRO CAMPOS
Presidente do CRBM – 1ª Região
presidencia@crbm1.gov.br
A biotecnologia e a educação
A Biotecnologia é uma área da ciência voltada o mercado busca deste novo profissional. Investir a informação nas escolas, nas universidades e
à utilização de sistemas e organismos vivos na na base da educação é fundamental para os novos nos cursos de extensão. Fica evidente que os
criação e melhoria de técnicas e produtos. Esta tempos uma vez que se o educador não mostrar investimentos são mais significativos na rede
área é uma das mais promissoras para os próximos ao educando o mundo em que vive, em um futuro privada ficando a rede pública aquém destes
anos. Esta área abrange a engenharia, a química não teremos bons profissionais ou profissionais investimentos. O contraste na educação de nosso
industrial, a biologia, a robótica, entre outras engajados as novas situações profissionais e país fica claro a medida que pesquisas recentes
atividades e profissões. A aplicação de princípios sociais. É vital para o educando compreender as mostram que somente 36% dos alunos que
científicos e tecnológicos no processamento de inter-relações entre o entendimento científico e completam o ensino médio na rede pública tem
materiais por agentes biológicos com objetivo as mudanças tecnológicas, isso implica em criar acesso a uma faculdade, enquanto 76% dos alunos
de otimizar e melhorar à produção de serviços situações e envolver os alunos em atividades que da rede privada quando completam o ensino
e mercadorias necessita cada vez mais de promovam o aprendizado de Biologia. Sabemos médio tem acesso a faculdade. Vivemos em um
profissionais versáteis e com amplo conhecimento. bem que esta lacuna deve ser preenchida a curto país de contrastes, e se considerarmos índices
A modernização dos meios de produção que vão prazo evitando o descompasso entre a realidade sociais como a cor, sexo e classe social estes dados
desde o setor de alimentos até o seguimento de do mundo do trabalho e o aprendizado. Estamos se acentuam.
saúde tem forte influência da biotecnologia e dos passando por um processo de (re)construção do A ferramenta mais importante para a sociedade
sistemas que esta produz. conhecimento, e a escola deve socializar e difundir é a educação, e está necessita de atenção especial
Para os educadores, as novas tecnologias estas novas formas de conhecimento criando pois, sem uma boa base e conhecimento não
trouxeram uma preocupação de como formar subsídios para o bom aprendizado adequado a poderemos desenvolver com eficácia áreas de
bem os futuros profissionais para que estes não realidade. extrema importância como a biotecnologia.
sintam tanto a diferença entre o que se aprendeu É preciso novos investimentos nos materiais
no ensino básico e médio e na graduação e o que paradidáticos buscando aprimorar e enriquecer Saudações Biomédicas
Daniele Goeking
Relações Públicas de formação, trabalhou com assessoria de comunicação para empresas de diversos segmentos, até que
foi convidada para compor a equipe de marketing de um grande laboratório clínico, em 2011. Desde então, tem atuado
exclusivamente desenvolvendo estratégias de Marketing para empresas do setor de saúde. É consultora na You Care há 4 anos
e responsável pelo núcleo de atendimento à Laboratórios e clínicas.
danielegoeking@youcare.com.br
Como medir e manter seu planejamento de marketing com sucesso
No meu ultimo artigo, você pode compreender entreguem suas responsabilidades da melhor forma,
porque é importante ter um planejamento anual dentro do prazo estipulado. (leia o meu artigo sobre
de marketing na sua organização e como você, “Gestão de Pessoas e o Marketing”)
mesmo sem uma equipe ou agência especializada O plano de marketing não é estático nem
disponível, pode desenhar um plano de marketing imutável, por isso é importante medir os resultados e
atrelado aos objetivos estratégicos da empresa. assertividade de cada ação (CHECK), a fim de avaliar
Não é uma tarefa tão simples e requer se está ou não dando os resultados esperados e se
pensamento analítico, metodologia, além de certo necessário, agir (ACT) para mudar a rota.
conhecimento sobre as ferramentas de marketing, Supondo que uma ação é implementada:
mas seguindo os passos que recomendei você Objetivo: Alavancar as vendas de um serviço
conseguirá entender seu mercado, fazer um bom específico
diagnóstico interno, traçar um planejamento e Meta: crescer 20%
aplicá-lo, trazendo bons resultados. Ação (DO): campanha integrada de marketing
Como o plano de marketing de uma empresa que contemple mídias digitais, off-line, e-mail mkt
precisa resultar em sua vantagem competitiva (PLAN) traçado, o foco agora é partir para a ação e endomarketing.
frente ao mercado, temos o grande desafio de medir (DO) e é neste momento que as diversas áreas da Após o primeiro mês da campanha, a equipe avalia
a eficiência das ações para a tomada de decisão: empresa são diretamente envolvidas: TI, atendimento, os resultados e identifica que as ações ou parte delas
manter, expandir, tirar, diminuir e/ou modificar compras, administração, entre outros. não estão trazendo os resultados esperados. É neste
uma ação. É o famoso ciclo PDCA, uma ferramenta Todos os participantes precisam estar bem momento que precisa se debruçar, identificar onde
muito conhecida e eficiente para ajudar a execução alinhados com os objetivos da instituição e do está o erro ou a oportunidade de melhoria, recalcular
de qualquer planejamento. planejamento. Além disso, a comunicação entre a rota (PLAN) e voltar à ação (DO), recomeçando
Partindo do princípio que já temos o planejamento a equipe é essencial para que todos executem e assim, o ciclo PDCA do marketing.
Dra. Heloisa da Rocha Picado Copesco
Médica Dermatologista. Especialização em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas da
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - HC - FMRP- USP.
Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD.
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD.
heloisapicado@gmail.com
Hoje tem explicação sobre QUANTIDADE correta de protetor solar!
Não adianta apenas usar um protetor de orelha!) - 1 colher de chá quantidades inferiores do protetor, haverá menor
alto espectro se não estiver aplicando o tanto Frente e trás do torso - 2 colheres de chá proteção do que o fator estipulado em embalagem
necessário. Braço/ antebraço - 1 colher de chá de cada lado do produto. Isto é, passando um protetor 30 em
E você, já sabe quanto de protetor devemos Coxa/perna - 2 colheres de chá de cada lado quantidades inferiores, ele pode estar protegendo
passar? A regra da colher de chá é fácil de ser sua pele com um FPS de 20, 25... por exemplo.
O correto é: aplicada no dia a dia e garante que sua pele tenha Então fique ligado na quantidade correta e não
Rosto/cabeça/pescoço (não esquecer da sido devidamente protegida pois, aplicando esqueça de reaplicar sempre que necessário.
22
22