Page 22 - Jornal Labor News Digital
P. 22

Opinião




                     DR. DÁCIO EDUARDO LEANDRO CAMPOS
                     Presidente do CRBM – 1ª Região

                     presidencia@crbm1.gov.br

                                        A biotecnologia e a educação


         A Biotecnologia é uma área da ciência voltada   o mercado busca deste novo profissional. Investir   a  informação  nas escolas, nas universidades  e
       à utilização de  sistemas e organismos  vivos  na   na base da educação é fundamental para os novos   nos cursos  de extensão. Fica evidente que os
       criação e melhoria de técnicas e produtos. Esta   tempos uma vez que se o educador não mostrar   investimentos  são  mais  significativos  na  rede
       área é uma das mais promissoras para os próximos   ao educando o mundo em que vive, em um futuro   privada  ficando  a  rede  pública  aquém  destes
       anos. Esta  área abrange  a  engenharia, a  química   não  teremos  bons  profissionais  ou  profissionais   investimentos. O contraste na educação de nosso
       industrial, a biologia,  a robótica, entre outras   engajados  as  novas  situações  profissionais  e   país  fica  claro  a  medida  que  pesquisas  recentes
       atividades e profissões. A aplicação de princípios   sociais. É vital para o educando compreender as   mostram  que somente 36%  dos  alunos  que
       científicos  e  tecnológicos  no  processamento  de   inter-relações  entre  o  entendimento  científico  e   completam o  ensino  médio  na rede  pública  tem
       materiais  por agentes biológicos com objetivo   as mudanças tecnológicas, isso  implica em  criar   acesso a uma faculdade, enquanto 76% dos alunos
       de  otimizar  e melhorar à produção de  serviços   situações e envolver os alunos em atividades que   da rede privada  quando completam  o ensino
       e mercadorias  necessita cada vez mais de   promovam o aprendizado  de  Biologia. Sabemos   médio  tem  acesso  a faculdade. Vivemos  em  um
       profissionais versáteis e com amplo conhecimento.   bem que esta lacuna deve ser preenchida a curto   país de contrastes, e se considerarmos índices
       A modernização dos meios de produção que vão   prazo evitando o descompasso entre a realidade   sociais como a cor, sexo e classe social estes dados
       desde  o setor  de  alimentos  até o  seguimento  de   do mundo do trabalho e o aprendizado. Estamos   se acentuam.
       saúde tem forte influência da biotecnologia e dos   passando por um processo de (re)construção do   A ferramenta mais importante para a sociedade
       sistemas que esta produz.                  conhecimento, e a escola deve socializar e difundir   é a educação, e está necessita de atenção especial
         Para os educadores,  as novas  tecnologias   estas novas  formas de conhecimento criando   pois, sem uma boa base e conhecimento não
       trouxeram uma  preocupação de  como  formar   subsídios  para  o bom aprendizado  adequado a   poderemos  desenvolver  com  eficácia  áreas  de
       bem  os  futuros  profissionais  para  que  estes  não   realidade.                   extrema importância como a biotecnologia.
       sintam tanto a diferença entre o que se aprendeu   É preciso  novos  investimentos nos materiais
       no ensino básico e médio e na graduação e o que   paradidáticos  buscando aprimorar e enriquecer   Saudações Biomédicas


                     Daniele Goeking
                     Relações Públicas de formação, trabalhou com assessoria de comunicação para empresas de diversos segmentos, até que
                     foi convidada para compor a equipe de marketing de um grande laboratório clínico, em 2011. Desde então, tem atuado
                     exclusivamente desenvolvendo estratégias de Marketing para empresas do setor de saúde. É consultora na You Care há 4 anos
                     e responsável pelo núcleo de atendimento à Laboratórios e clínicas.
                     danielegoeking@youcare.com.br

       Como medir e manter seu planejamento de marketing com sucesso


          No meu ultimo artigo, você pode compreender                                         entreguem suas responsabilidades da melhor forma,
       porque é importante ter um planejamento anual                                          dentro do prazo estipulado. (leia o meu artigo sobre
       de  marketing na sua organização e como  você,                                         “Gestão de Pessoas e o Marketing”)
       mesmo sem uma equipe ou agência especializada                                            O plano de marketing  não é estático  nem
       disponível, pode desenhar um plano de marketing                                        imutável, por isso é importante medir os resultados e
       atrelado aos objetivos estratégicos da empresa.                                        assertividade de cada ação (CHECK), a fim de avaliar
          Não é uma  tarefa  tão  simples e requer                                            se está ou não dando os  resultados esperados e se
       pensamento analítico, metodologia, além de certo                                       necessário, agir (ACT) para mudar a rota.
       conhecimento sobre as ferramentas de marketing,                                          Supondo que uma ação é implementada:
       mas seguindo os passos  que recomendei  você                                             Objetivo: Alavancar as vendas de um serviço
       conseguirá entender seu mercado, fazer um bom                                          específico
       diagnóstico  interno,  traçar um planejamento e                                          Meta: crescer 20%
       aplicá-lo, trazendo bons resultados.                                                     Ação (DO): campanha integrada de marketing
          Como o plano de marketing de uma empresa                                            que contemple mídias digitais, off-line, e-mail mkt
       precisa  resultar em sua vantagem competitiva   (PLAN) traçado,  o  foco  agora  é  partir  para  a  ação   e endomarketing.
       frente ao mercado, temos o grande desafio de medir   (DO) e é neste  momento  que as diversas áreas  da   Após o primeiro mês da campanha, a equipe avalia
       a eficiência das ações para a tomada de decisão:   empresa são diretamente envolvidas: TI, atendimento,   os resultados e identifica que as ações ou parte delas
       manter,  expandir,  tirar,  diminuir  e/ou  modificar   compras, administração, entre outros.  não estão trazendo os resultados esperados. É neste
       uma ação. É o famoso ciclo PDCA, uma ferramenta   Todos os participantes  precisam  estar bem   momento  que  precisa  se  debruçar,  identificar  onde
       muito conhecida e eficiente para ajudar a execução   alinhados com os  objetivos da instituição  e do   está o erro ou a oportunidade de melhoria, recalcular
       de qualquer planejamento.                  planejamento.  Além  disso, a  comunicação  entre   a rota  (PLAN) e voltar  à ação  (DO), recomeçando
          Partindo do princípio que já temos o planejamento   a equipe  é essencial  para que todos executem  e   assim, o ciclo PDCA do marketing.

                      Dra. Heloisa da Rocha Picado Copesco
                     Médica Dermatologista. Especialização em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas da
                     Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - HC - FMRP- USP.
                     Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD.
                     Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD.
                     heloisapicado@gmail.com


           Hoje tem explicação sobre QUANTIDADE correta de protetor solar!


          Não  adianta  apenas usar um protetor  de   orelha!) - 1 colher de chá              quantidades inferiores do protetor, haverá menor
       alto  espectro  se  não estiver  aplicando o  tanto   Frente e trás do torso - 2 colheres de chá  proteção do que o fator estipulado em embalagem
       necessário.                                   Braço/ antebraço - 1 colher de chá de cada lado  do produto. Isto é, passando um protetor 30 em
          E você, já sabe quanto de  protetor  devemos   Coxa/perna - 2 colheres de chá de cada lado  quantidades inferiores, ele pode estar protegendo
       passar?                                       A regra da colher  de  chá é fácil de  ser   sua pele com um FPS  de  20,  25...  por  exemplo.
          O correto é:                            aplicada no dia a dia e garante que sua pele tenha   Então  fique  ligado  na  quantidade  correta  e  não
          Rosto/cabeça/pescoço  (não  esquecer  da   sido  devidamente protegida pois, aplicando   esqueça de reaplicar sempre que necessário.
                                                                                22
                                                                                22
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27