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Opinião



                      Fernando Silveira Filho
                      Presidente Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de
                      Produtos para Saúde (ABIMED) - www.abimed.org.br

                      presidencia@abimed.org.br

                                               Em seu jubileu de prata,

                            ABIMED renova posicionamento e objetivos


          Neste  ano  a  ABIMED  completa  25  anos  de   todo este foco da Associação.          - Saúde, pois à medida que a associação
       trajetória.  Este era o grande momento para   O  trabalho  de  revisão  do  branding  contou   contribui para a diminuição do gap tecnológico em
       repensarmos nossos objetivos e entregas futuras.   com um completo diagnóstico da ABIMED e, para   saúde que existe no Brasil em relação aos outros
       Por  isso,  revisamos nosso posicionamento e   isso,  foram  ouvidos  membros do  Conselho de   países, proporciona aos brasileiros acesso ao que
       identidade  com  o  objetivo  de  refletir  neles  o   Administração, funcionários, empresas associadas,   há de melhor nos procedimentos de saúde.
       nosso  papel  como  entidade  que  figura  entre  as   grupos executivos e stakeholders do setor. Chegou-  - Vida, pois a partir da tecnologia é possível não
       principais  associações  da  indústria  de  saúde  do   se à conclusão de que era preciso deixar claro que o   só  identificar  problemas  de  forma  precoce,  como
       país e que busca a democratização do acesso de   propósito da entidade é proporcionar qualidade de   proporcionar tratamentos e melhor qualidade
       toda  sociedade  brasileira  às  melhores  soluções  e   vida para as pessoas a partir do acesso às melhores   de vida aos pacientes, além de contribuir para a
       tecnologias na saúde.                      práticas de saúde.                          longevidade das pessoas.
          Percebemos que era preciso modernizar nossa   O  novo  posicionamento  então  foi  criado,  e   A  nova  logomarca  da  ABIMED  traz  latente
       identidade e nossos pilares à medida em que   está  apoiado  em  três  dimensões:  Tecnologia,   toda essa preocupação, ressaltando a conexão do
       trabalhamos para a  construção de  um  ambiente   Saúde e Vida.                        indivíduo com a tecnologia, mesclando a figura dos
       que contribui para salvar, prolongar e melhorar   - Tecnologia, por ser a grande aliada da saúde   pixels  à  silhueta  do  rosto  humano.  O  desafio  foi
       a qualidade de vida da população. Entendemos   ao possibilitar que as pessoas possam  contar   sintetizar pilares e propósitos da ABIMED, por isso
       que a tecnologia  na saúde, por meio de sua   com diagnósticos precoces, mais  precisos e   uma marca e assinatura fortes, diretas, e ao mesmo
       permanente inovação, gera valor para as pessoas   possibilitando aos médicos a indicação de eventuais   tempo emocionais para traduzir todo o trabalho da
       também ao reduzir os custos sistêmicos do setor.   procedimentos  e  tratamentos  mais  eficazes  para   entidade em aproximar  a tecnologia  aplicada em
       Conceitualmente,  a nossa nova  marca apresenta   seus pacientes.                      saúde à vida de todas as pessoas.



                      Cristina Bertolino
                      Diretora de Governança e Desenvolvimento Organizacional da Shift, empresa de Tecnologia
                      da Informação especializada em medicina diagnóstica. Fundada em 1992, é responsável pelo
                      processamento de mais de 280 milhões de exames por ano e vem desenvolvendo inovações
                      tecnológicas para fornecer mais eficiência operacional, qualidade, uma melhor experiência do
                      paciente e gestão para o segmento laboratorial no Brasil e na América Latina.

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               Líderes são a chave da mudança de ‘mindset’ nas organizações



          Nos últimos anos, abordamos na gestão e   estar no tempo de resposta às fragilidades que   Essa  tendência  provavelmente  causará
       liderança o efeito do mundo VUCA nas empresas,   enfrentamos.                          agitação dentro das equipes, ainda mais com
       que é a dificuldade para se planejar diante das   • Não linearidade (N – Nonlinearity):   a realidade de muitas empresas que têm no
       constantes mudanças de cenários. Porém, a     Em  um  ambiente  não  linear  uma  pequena   seu  quadro  de  colaboradores  quatro  gerações,
       tecnologia e a imprevisibilidade vêm impactando   decisão pode ter consequências devastadoras.   incluindo  os  millennials,  que  são  os  novos
       o modelo de trabalho das Organizações. A rápida   Um grande esforço pode não trazer grandes   consumidores  e  a  nova  força  de  trabalho  nas
       transformação dos contextos de negócios    resultados. Ao perder a linearidade, os altos e   empresas. Com a informação na palma da mão,
       vem  potenciando  a  necessidade  de  agilidade   baixos não são proporcionais. Aprendemos que   eles são muito voláteis, precisando sempre de
       e  transformação:  precisamos  desenvolver  a   consequências de qualquer causa podem emergir   conversa frequente sobre carreira, entender e ver
       capacidade de planejar e entregar ações rápidas   rapidamente, ou podem demorar meses para que   seu desenvolvimento na empresa e ser desafiados
       em um cenário sem ou com baixa previsibilidade.  os resultados apareçam.               constantemente.
          O  fato  é  que  surge,  então,  o  conceito  de   • Incompreensibilidade (I – Incomprehensibility):   Acredito que os líderes serão a chave para
       BANI,  desenvolvido  pelo  antropólogo  autor  e   Tentamos  achar  resposta  para  tudo  e  nos   nortear esse processo de transformação,
       futurista  norte-americano  Jamais  Cascio  que   baseamos  em  dados  e  nas  inúmeras  informações   incorporando este ‘mindset’ digital. Para isso,
       marca a passagem de volatilidade para agilidade,   que temos de todos os lados. Contudo, a sobrecarga   precisam  seguir  alguns  passos,  como  expandir
       da incerteza para ansiedade, da complexidade   resulta na incompreensibilidade. Perguntar “como   a sua imaginação para novas oportunidade e
       para a não linearidade e da ambiguidade para   foi que isso aconteceu?” parece ser natural, mas a   soluções,  desenvolvendo  aos  poucos  novas
       a  incompreensão.  no  conceito  de  BANI  onde   resposta não é tão óbvia assim. Tudo acontece tão   habilidades  e  uma  mentalidade  digital,  motivar
       lidamos com:                               rápido que cada vez mais parece que entendemos   sua equipe a experimentar coisas novas, treinar
          • Fragilidade (B – Brittleness):        menos.                                      sua força de trabalho, investir em plataformas
          Os  últimos  tempos  nos  mostraram  que  o   Assim,  como  fazer  para  acompanhar  essa   e  reaprender  constantemente:  precisamos  de
       mundo  é  frágil.  De  uma  hora  para  outra  pode   transformação com uma nova mentalidade?     novas competências para cumprir o desafio de
       aparecer um vírus, um concorrente pode mudar   Como essas tendências impactam as lideranças?  humanizar a tecnologia.
       a lógica do mercado ou uma falha do outro lado   Para sermos uma empresa com um          Desta forma, para de adaptar ao mundo BANI,
       do mundo pode afetar o nosso continente. Nesse   ‘mindset’ digital, é necessário analisar cenários   precisamos desenvolver a capacidade de analisar
       contexto,  empregos  não  são  mais  garantidos,   e  desenvolver  novos  modelos  de  negócios,   e agir com rapidez às mudanças, aprendendo a
       posições  não  são  sinônimo  de  segurança  e   com  apoio  da  tecnologia,  preparando-se  para   reestruturar, a desorganizar, a inovar e a mudar
       mudanças de carreiras são normais.         tomada de decisões complexas, trazendo o seu   e, por outro lado, saber organizar, estruturar,
          • Ansiedade (A – Anxiety):              cliente para o centro. Inclusive, essa questão foi   padronizar e estabilizar.
          A certeza de que os sistemas são frágeis nos   tema do Fórum Econômico Mundial, destacando   Precisamos abraçar e capacitar as nossas
       deixam  ansiosos.  Precisamos  tomar  decisões   que,  em  2022,  nada  menos  que  54%  de  todos   lideranças, que serão fundamentais nesse
       rapidamente,  pois  qualquer  minuto  perdido   os  colaboradores,  gestores  e  organizações   processo de transformação e certamente serão
       parece nos deixar mais para trás. Em um contexto   necessitarão de uma reforma significativa e de   protagonistas  da  capacitação,  autonomia,
       BANI a diferença entre sucesso e fracasso pode   qualificação profissional.            empoderamento e reinvenção de seus times.

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