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Opinião
Fernando Silveira Filho
Presidente Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de
Produtos para Saúde (ABIMED) - www.abimed.org.br
presidencia@abimed.org.br
Em seu jubileu de prata,
ABIMED renova posicionamento e objetivos
Neste ano a ABIMED completa 25 anos de todo este foco da Associação. - Saúde, pois à medida que a associação
trajetória. Este era o grande momento para O trabalho de revisão do branding contou contribui para a diminuição do gap tecnológico em
repensarmos nossos objetivos e entregas futuras. com um completo diagnóstico da ABIMED e, para saúde que existe no Brasil em relação aos outros
Por isso, revisamos nosso posicionamento e isso, foram ouvidos membros do Conselho de países, proporciona aos brasileiros acesso ao que
identidade com o objetivo de refletir neles o Administração, funcionários, empresas associadas, há de melhor nos procedimentos de saúde.
nosso papel como entidade que figura entre as grupos executivos e stakeholders do setor. Chegou- - Vida, pois a partir da tecnologia é possível não
principais associações da indústria de saúde do se à conclusão de que era preciso deixar claro que o só identificar problemas de forma precoce, como
país e que busca a democratização do acesso de propósito da entidade é proporcionar qualidade de proporcionar tratamentos e melhor qualidade
toda sociedade brasileira às melhores soluções e vida para as pessoas a partir do acesso às melhores de vida aos pacientes, além de contribuir para a
tecnologias na saúde. práticas de saúde. longevidade das pessoas.
Percebemos que era preciso modernizar nossa O novo posicionamento então foi criado, e A nova logomarca da ABIMED traz latente
identidade e nossos pilares à medida em que está apoiado em três dimensões: Tecnologia, toda essa preocupação, ressaltando a conexão do
trabalhamos para a construção de um ambiente Saúde e Vida. indivíduo com a tecnologia, mesclando a figura dos
que contribui para salvar, prolongar e melhorar - Tecnologia, por ser a grande aliada da saúde pixels à silhueta do rosto humano. O desafio foi
a qualidade de vida da população. Entendemos ao possibilitar que as pessoas possam contar sintetizar pilares e propósitos da ABIMED, por isso
que a tecnologia na saúde, por meio de sua com diagnósticos precoces, mais precisos e uma marca e assinatura fortes, diretas, e ao mesmo
permanente inovação, gera valor para as pessoas possibilitando aos médicos a indicação de eventuais tempo emocionais para traduzir todo o trabalho da
também ao reduzir os custos sistêmicos do setor. procedimentos e tratamentos mais eficazes para entidade em aproximar a tecnologia aplicada em
Conceitualmente, a nossa nova marca apresenta seus pacientes. saúde à vida de todas as pessoas.
Cristina Bertolino
Diretora de Governança e Desenvolvimento Organizacional da Shift, empresa de Tecnologia
da Informação especializada em medicina diagnóstica. Fundada em 1992, é responsável pelo
processamento de mais de 280 milhões de exames por ano e vem desenvolvendo inovações
tecnológicas para fornecer mais eficiência operacional, qualidade, uma melhor experiência do
paciente e gestão para o segmento laboratorial no Brasil e na América Latina.
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Líderes são a chave da mudança de ‘mindset’ nas organizações
Nos últimos anos, abordamos na gestão e estar no tempo de resposta às fragilidades que Essa tendência provavelmente causará
liderança o efeito do mundo VUCA nas empresas, enfrentamos. agitação dentro das equipes, ainda mais com
que é a dificuldade para se planejar diante das • Não linearidade (N – Nonlinearity): a realidade de muitas empresas que têm no
constantes mudanças de cenários. Porém, a Em um ambiente não linear uma pequena seu quadro de colaboradores quatro gerações,
tecnologia e a imprevisibilidade vêm impactando decisão pode ter consequências devastadoras. incluindo os millennials, que são os novos
o modelo de trabalho das Organizações. A rápida Um grande esforço pode não trazer grandes consumidores e a nova força de trabalho nas
transformação dos contextos de negócios resultados. Ao perder a linearidade, os altos e empresas. Com a informação na palma da mão,
vem potenciando a necessidade de agilidade baixos não são proporcionais. Aprendemos que eles são muito voláteis, precisando sempre de
e transformação: precisamos desenvolver a consequências de qualquer causa podem emergir conversa frequente sobre carreira, entender e ver
capacidade de planejar e entregar ações rápidas rapidamente, ou podem demorar meses para que seu desenvolvimento na empresa e ser desafiados
em um cenário sem ou com baixa previsibilidade. os resultados apareçam. constantemente.
O fato é que surge, então, o conceito de • Incompreensibilidade (I – Incomprehensibility): Acredito que os líderes serão a chave para
BANI, desenvolvido pelo antropólogo autor e Tentamos achar resposta para tudo e nos nortear esse processo de transformação,
futurista norte-americano Jamais Cascio que baseamos em dados e nas inúmeras informações incorporando este ‘mindset’ digital. Para isso,
marca a passagem de volatilidade para agilidade, que temos de todos os lados. Contudo, a sobrecarga precisam seguir alguns passos, como expandir
da incerteza para ansiedade, da complexidade resulta na incompreensibilidade. Perguntar “como a sua imaginação para novas oportunidade e
para a não linearidade e da ambiguidade para foi que isso aconteceu?” parece ser natural, mas a soluções, desenvolvendo aos poucos novas
a incompreensão. no conceito de BANI onde resposta não é tão óbvia assim. Tudo acontece tão habilidades e uma mentalidade digital, motivar
lidamos com: rápido que cada vez mais parece que entendemos sua equipe a experimentar coisas novas, treinar
• Fragilidade (B – Brittleness): menos. sua força de trabalho, investir em plataformas
Os últimos tempos nos mostraram que o Assim, como fazer para acompanhar essa e reaprender constantemente: precisamos de
mundo é frágil. De uma hora para outra pode transformação com uma nova mentalidade? novas competências para cumprir o desafio de
aparecer um vírus, um concorrente pode mudar Como essas tendências impactam as lideranças? humanizar a tecnologia.
a lógica do mercado ou uma falha do outro lado Para sermos uma empresa com um Desta forma, para de adaptar ao mundo BANI,
do mundo pode afetar o nosso continente. Nesse ‘mindset’ digital, é necessário analisar cenários precisamos desenvolver a capacidade de analisar
contexto, empregos não são mais garantidos, e desenvolver novos modelos de negócios, e agir com rapidez às mudanças, aprendendo a
posições não são sinônimo de segurança e com apoio da tecnologia, preparando-se para reestruturar, a desorganizar, a inovar e a mudar
mudanças de carreiras são normais. tomada de decisões complexas, trazendo o seu e, por outro lado, saber organizar, estruturar,
• Ansiedade (A – Anxiety): cliente para o centro. Inclusive, essa questão foi padronizar e estabilizar.
A certeza de que os sistemas são frágeis nos tema do Fórum Econômico Mundial, destacando Precisamos abraçar e capacitar as nossas
deixam ansiosos. Precisamos tomar decisões que, em 2022, nada menos que 54% de todos lideranças, que serão fundamentais nesse
rapidamente, pois qualquer minuto perdido os colaboradores, gestores e organizações processo de transformação e certamente serão
parece nos deixar mais para trás. Em um contexto necessitarão de uma reforma significativa e de protagonistas da capacitação, autonomia,
BANI a diferença entre sucesso e fracasso pode qualificação profissional. empoderamento e reinvenção de seus times.
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